Quer ser uma pessoa mais CRIATIVA? Aprenda a meditar DESSA FORMA

Entenda como a meditação diária pode potencializar a sua criatividade!

Quer ser uma pessoa mais CRIATIVA? Aprenda a meditar DESSA FORMA
Quer ser uma pessoa mais CRIATIVA? Aprenda a meditar DESSA FORMA

Você já parou para pensar em como a meditação pode ser uma ótima ferramenta para quem quer ter criatividade? Para muitas pessoas a criatividade só vem com a tristeza, mas o fato é que ela pode surgir apenas na solidão dos pensamentos.

Talvez não seja a angústia, a tristeza profunda ou o humor sombrio que inspira a criatividade, mas sim as coisas que acontecem quando estamos tristes. 

O sentimento de tristeza pode nos tornar mais focados e cuidadosos, assim, nós tendemos a nos retirar e a fazer um pequeno recuo na imaginação e criatividade. 

Te interessa?

Muitas vezes, quando uma pessoa está infeliz, com raiva ou assumindo um hábito de tristeza, o que ela realmente está fazendo é encontrar espaço para ficar só.

Qual a relação da meditação com a criatividade?

A meditação é na maioria das vezes praticada apenas no espaço. Mesmo se uma pessoa estiver meditando com um grupo de pessoas, é a prática que leva sua atenção para dentro de si para ter criatividade. 

Muitos estudos realizados em neurociência descobriram que a meditação solitária e focada internamente emprega no cérebro. 

Isso de forma diferente e nós usamos uma rede diferente de quando estamos focando no mundo ao nosso redor, de modo que a meditação é uma ferramenta para o foco interior e a criatividade. 

meditação-criatividade

Você sabia que as nossas melhores ideias criativas surgem quando nós não estamos engajados com o mundo exterior.

A intuição do ser humano surge de sistemas inconscientes ou espontâneos de processamento de informações e desempenha um papel importante em como nós pensamos ou raciocinamos. 

7 atividades que ajudam a desenvolver sua criatividade

Qual a importância da meditação para a criatividade?

É importante você entender que a meditação tem o poder sim de desempenha um grande papel na criatividade do ser humano. 

Se uma pessoa está constantemente se questionando se tem ou não criatividade, em vez de confiar no instinto, é impossível ser espontâneo em relação á isso, pois ela está profundamente ligada à liberdade criativa

As pessoas que usam da meditação para ter criatividade experimentam saber desenvolver uma consciência elevada e começar a ver uma série de escolhas corretas espontâneas em suas vidas. 

Essa autoconfiança devido ao processo de olhar para dentro de si e promover a liberdade de seguir os pensamentos criativos sem julgar o todo o processo.

meditação-criatividade

A concentração ajuda na criatividade?

Vários estudos relacionados a esse assunto associam a meditação correta e consciente com os muitos benefícios cognitivos e psicológicos para uma pessoa que quer ser mais criativa, como:

  • Melhorar a concentração nas tarefas cotidianas;
  • Ter atenção sustentada, empatia e introspecção;
  • Ter uma boa memória aprimorada;
  • Desenvolver uma aprendizagem aprimorada.

São muitas dessas vantagens fundamentais para a criatividade ser bem desenvolvida e consolidada. Vários Neurocientistas ao redor do mundo que estudam a criatividade descobriram uma coisa: 

“A criatividade não envolve uma única região do cérebro ou mesmo um único lado do cérebro, como sugere o mito do ‘cérebro direito’ da criatividade; em vez disso, atrai todo o cérebro.”

Portanto, se você quer ser uma pessoa mais criativa, é fundamental que você encontre a si mesmo sozinho e longe das distrições do mundo. E como você pode fazer isso? Simples, através da meditação.

6 ideias de negócios CRIATIVOS para mães ajudarem outras mães

A meditação pode realmente tornar você mais criativo?

É importante lembrar que a mediação ou Mindfulness funciona para aumentar a criatividade e a inovação de ideias nas pessoas que buscam melhorar como pessoa. 

Muitas pessoas começaram a meditar porque descobriram que essa prática os ajudam a mudar de marcha quando o estresse aumenta – o famoso travamento de ideias.

meditação-criatividade

Vários estudos mostram que a meditação profunda ou da atenção plena pode ter muitos efeitos positivos nos resultados no local de trabalho – ou estudos. 

Meditar regularmente aumenta a sua resiliência na questão de boas ideias, assim como permitir que você diminua o estresse, regule os sentidos e tenha uma visão mais positiva para poder se recuperar de contratempos. 

30 razões para começar a praticar MINDFULNESS hoje!

Como meditar para ter criatividade?

Confira a seguir algumas dicas para você que quer começar a meditar e treinar o seu cérebro para ter mais criatividade. Entenda como essa ferramenta pode ser muito interessante para suas ideias e criatividade.

  • Encontrar um lugar tranquilo e silencioso;
  • Sentar em uma posição confortável e ajustar um cronômetro;
  • Fechar os olhos suavemente;
  • Perguntar a si mesmo o que está experimentando atualmente;
  • Observar os  seus sentimentos, sensações e pensamentos;
  • Mudar sua atenção para seu corpo;
  • Passar um ou dois momentos ampliando as sensações em lugares que tocam a cadeira ou o chão.

meditação-criatividade

É interessante durante o processo mudar a sua atenção para sua barriga e observar as suas sensações. Como também se concentre em como ele se estender e diminuir a cada respiração.

Além disso, para que sua meditação tenha eficácia, observe sua respiração um pouco mais, sem alterá-la, claro. Depois, em algum momento, a sua mente irá naturalmente se afastar.

Isso porque quando uma pessoa percebe que a mente não está mais no presente, ela reconhece isso como um momento de consciência e muda sua atenção de volta para sua respiração.

Fazer apenas ESSA COISA antes de meditar tornará seu momento mais relaxante!

Desenvolvendo a criatividade

Saber desenvolver bem a criatividade ajuda a aumentar a capacidade de desligar as respostas reativas de luta ou fuga e se engajar melhor em um modo mais cuidadoso, crucial para a tomada de decisões equilibradas.

O fato de meditar e outras práticas de atenção e respiração aprimoram algumas habilidades essenciais para a resolução criativa de problemas.

meditação-criatividade

Resumindo, o fato de meditar todos os dias para ter criatividade abre sua mente para novas ideias e visão de mundo em relação às informações. A prática da meditação pode melhorar a atenção e, assim, facilita registrar a novidade e a utilidade das ideias. 

Para ter criatividade, a meditação tem o poder de nutrir a coragem e aumentar a resiliência diante dos contra-tempos da de uma determinada tarefa.

O que realmente é importante de fato é porque o fracasso e os contratempos estão inextricavelmente ligados a qualquer processo de inovação.

Você gostou de saber mais como a meditação pode melhorar a sua criatividade? Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares. Aproveite essa oportunidade para ter uma ferramenta extra na hora de ser criativo.

Veja mais ›
Fechar