O que fazer em Belo Horizonte? Listamos 38 atrações IMPERDÍVEIS!

Os melhores lugares que você não pode deixar de visitar em Belo Horizonte

O que fazer em Belo Horizonte? Listamos 38 atrações IMPERDÍVEIS!
O que fazer em Belo Horizonte? Listamos 38 atrações IMPERDÍVEIS!

Umas das partes mais prazerosas em organizar uma viagem é montar todo o itinerário dos lugares que você vai conhecer, não é mesmo? Mas as vezes, você pesquisa tanto sobre os vários lugares do seu próximo destino que acaba ficando mais confuso. Mas calma, estamos aqui para resolver isso.

Se você já decidiu que vai passar seus próximos dias de folga na cidade de Belo Horizonte em Minas Gerais, trouxemos para você os melhores lugares que essa cidade oferece aos seus visitantes, que vale muito a pena a sua visita e você não pode deixar de ir por nada.

São inúmeros lugares que atendem a todos os gostos turísticos, vai desde museu, mercado central, até bares e restaurantes. Uma coisa é certa: você sempre vai ser algo para fazer nessa viagem e sempre vai ter lugares novos para conhecer e ter experiências únicas.

Te interessa?

Já se preparar por aí para anotar tudo e não perder nenhum detalhe. Vamos dar uma olhada em quais lugares são esses e ficar por dentro de um pouquinho sobre cada um deles?

O que fazer em Belo Horizonte? Listamos 38 atrações IMPERDÍVEIS!

1. Lagoa da Pampulha

Se existe uma parada obrigatório na cidade de Belo Horizonte, essa parada é a Lagoa. Além de conhecer o principal cartão postal da cidade, você estará explorando uma beleza natural sem igual, que é ideal para praticar esportes e está em maior contato com a natureza.

2. Museu Histórico Abílio Barreto

Uma programação mais cultural para você conhecer um pouco da história da cidade. Com uma arquitetura incrível datada da époco colonial, você não pode perder de conhecer esse lugar. 

3. Igreja de São Francisco de Assis

Outra opção para conhecer a história da cidade e admirar a beleza da arquitetura moderna desse lugar que também é um dos principais cartões postais de Belo Horizonte.

A melhor coisa é poder viajar: te damos 10 razões para começar os planos hoje

4. Feira de Artesanato de Belo Horizonte

Lugar certo para garantir as lembrancinhas da família e conhecer esse evento que acontece todo domingo na cidade e os turistas não perdem por nada. São vários trabalhos para conhecer e você ainda pode aproveitar o lugar se divertindo muito e experimentando comidas típicas da região.

5. Praça do Papa

Uma das mais importantes e famosas de Belo Horizonte, leva esse nome porque foi de fato construída pelo Papa João Paulo II nos anos 80. Uma estrutura de ferro que contrasta perfeitamente com um gramado verde e proporciona uma vista maravilhosa a todos que tiram um tempinho para visitar o lugar. 

6. Casa Kubitschek

Projetada pelo digníssimo Oscar Niemeyer a pedido de Juscelino Kubitschek, hoje o local é parada obrigatória se você gosta de explorar arquiteturas modernas e vistas maravilhosas.

7. Museu de Arte da Pampulha

Também projetado por Oscar Niemeyer, inicialmente foi construído para ser um cassino, mas hoje abriga mais de 40.000 mil itens em seu acervo, entre livros, esculturas e pinturas.  

8. Praça da Liberdade

Uma experiência de arquitetura francesa na cidade mineira. É uma ótima opção para caminhas, corridas e atividades em família. Além de passar um tempo de divertindo, você aproveita e conhecer um dos principais pontos turísticos da cidade. 

9. Museu das Minas e do Metal

Local certo se você quer conhecer um pouco mais sobre as duas principais atividades econômicas da região: a mineração e a metalurgia. São diversas salas interativas que abordam inúmeros temas para contar toda a história aos seus visitantes. 

10. Parque Municipal Américo Renné Giannetti

Já adicione no seu roteiro uma visita ao maior e mais bonito parque urbano da América Latina. Oferece um grande espaço de área verde aos seus visitantes e é ideal para um piquenique e uma programação bem bacana no fim de tarde. 

11. Espaço do Conhecimento UFMG

Com visitas guiadas e orientadas, lá você pode conhecer um pouco mais sobre astronomia. São várias oficinas, exposições e cursos sobre o tema oferecidos aos visitantes. Uma experiência incrível, não é mesmo?

60 lugares para viajar no Brasil barato e que merecem sua visita

12. Museu Brasileiro do Futebol

E essa sugestão de programação vai diretamente para quem é apaixonado por futebol e por toda sua história. Após sua reforma em 2014 oferece aos visitantes todo o conforto e uma estrutura interativa, enquanto conta a história do esporte preferido mundialmente.

13. Mirante do Mangabeiras

Instalado no Parque Mangabeiras foi projetada como uma área de livre acesso para apreciar a vista de Belo Horizonte. Passar a tarde por lá e relaxar, é uma boa opção para um dia mais tranquilo.

14. Jardim Zoológico

Se você quer tirar um dia da sua viagem para fazer uma programação mais tranquila enquanto conhecer um lugar com uma beleza ímpar, esse é o lugar certo. São inúmeras espécies que você pode visitar, inclusive várias que estão ameaçadas de extinção. 

15. Sorveteria São Domingos

Uma opção para se refrescar um pouco no meio do calorzão mineiro. Sorveteria que é referência na cidade e oferece uma diversidade incrível de sabores aos seus visitantes.

16. Jardim Botânico

Mais uma sugestão para uma programação mais tranquila. É uma beleza natural incrível com sete jardins temáticos que você precisa conhecer. Esses jardins abrigam várias espécies de plantas que estão ameaçadas de extinção

17. Anella Ristorante

Uma experiência italiana em Belo horizonte. São muitas opções de massa e uma carta de vinhos que harmonizam perfeitamente. Ideal para um momento romântico a dois. 

18. Xapuri

Se você acha indispensável explorar o que a culinária local tem de melhor, você precisa se organizar para visitar esse restaurante. Tradição na cidade com mais de 30 anos de história, suas comidas são feitas no fogão a lenha. O sabor é perfeito! 

19. Museu de Artes e Ofícios

Um dos mais importantes do pais, ocupa um prédio tombado e apresenta aos seus visitantes um acervo com relação aos trabalhos nas minas no século passado. Você vai encontrar por lá diversas peças, utensílios e ferramentas de lapidação.

5 maneiras que pessoas ricas usam para viajar (e 5 que elas passam longe)

20. Glouton

Uma mistura sofisticada da cozinha mineira com a culinária francesa, esse restaurante premiado, garante uma excelente experiência em todos os aspectos a todos que visitam. 

21. Restaurante Topo do Mundo

O nome já entrega o grande diferencial desse restaurante. Além de uma vista maravilhosa para as montanhas, lá você tem a oportunidade de praticar voo de parapente. Chama bastante atenção de todas que querem se aventurar um pouco.

22. Centro de Arte Popular – Cemig

Por lá você vai encontrar muitas pinturas, desenhos e esculturas. E você ainda pode explorar e conhecer sobre as diversas manifestações de arte popular da cidade e do estado. 

23. Casa do Baile

Se você ama arquitetura e todas as suas formas, não deixe de visitar a Casa do Baile. Isso porque foi planejado por nada menos que Oscar Niemeyer e hoje abriga o Centro de Referência de Urbanismo, Arquitetura e Design.

24. Memorial Minas Gerais Vale

Para conhecer mais a fundo a história do estado e todas as suas tradições, você precisa colocar esse lugar no seu itinerário. Você é levado aos séculos XVIII e XXI a partir de cenários reais e virtuais que contam toda a história. 

25. Cine Belas Artes

Um cinema tradicional na cidade de Belo Horizonte que funciona em um prédio tombado e sempre tem em sua programação filmes independentes. Se você gosta de obras que estão fora dos cinemas mais comerciais, vale muito a pena sua visita nesse lugar. 

26. Savassi

Se você pretende ter uma noite mais agitada, não pode deixar de visitar esse bairro. São inúmeras opções de bares e baladas para uma noite de muita música, dança e diversão.  

27. Mineirão

Mais uma programação que você não pode deixar de conhecer se você é apaixonado por futebol. Por lá há visitar com o auxílio de um guia que você pode conhecer todos os bastidores e áreas restritas.

28. Palácio das Artes

Sinônimo de cinema, música, artes e literatura, é o local perfeito para passar o dia e explorar o que o local tem de melhor para oferecer. Dê uma olhada na programação das peças de teatro para não ficar de fora.

29. Aquário do Rio São Francisco

Um lugar que você pode aproveitar para visitar quando for ao zoológico é o aquário. Isso, ele fica dentro do zoológico e você com certeza tem que adicionar no seu roteiro. Isso porque além de ser uma programação diferente, você aproveita para conhecer mais sobre fauna marinha do Rio São Francisco. 

25 lugares para viajar em SP: não perca São Paulo de vista!

30. Parque Guanabara

Se você quer se divertir e recordar a infância enquanto tem uma vista maravilhosa para a Lagoa da Pampulha, esse é o lugar certo. Se quiser visitar a noite também tem opções de lanchonetes e restaurantes para você aproveitar. 

31. A Pão de Queijaria

Visitar Belo Horizonte e não comer pão de queijo, não dá, não é? A pão de queijaria é considerada como dona do melhor pão de queijo da cidade e você não pode deixar de experimentar essa delícia de comida.  

32. Museu de Ciências Naturais da PUC Minas

Um verdadeiro parque de diversões, principalmente se você ama estudar e conhecer mais sobre a natureza. Tem uma coleção com mais de 130 mil espécimes da fauna e flora atual e já extinta. 

33. Feira Hippie

São muitas opções de artesanato, música que garante toda a diversão e muito comida típica para você se deliciar e conhecer um pouco mais do local nessa programação que a gente te garante que você vai amar.

34. Museu Mineiro

Mais uma opção de museu nessa cidade que tem muita história para contar. Oferece aos seus visitantes exposições temporárias e que vale muito a pena ficar de olho na programação. O acervo que mais chama atenção é o da Arte Sacra Colonial. 

35. Mercado Central de Belo Horizonte

Para você que ama experimentar novos sabores e ter experiências gastronômicas sem igual, esse é o lugar que você não pode deixar de ir. São várias lojas com uma diversidade imensa de temperos e sabores para você explorar, além de oferecer também trabalhos de artesanato que você pode aproveitar para dar uma olhada.

36. Casa Fiat de Cultura

O lugar certo para você que ama passar a tarde apreciando uma exposição de artes. Com artistas renomados e movimentos artísticas nacionais e internacionais, oferece uma experiência única aos seus visitantes. Você ainda pode aproveitar e tomar um café na para fazer uma pausa.

37. Wals Gastropub

Uma ótima opção se você gosta de uma programação a noite mais agitada. Regada com muita cerveja, drinks e vinhos acompanhados com tábuas de frios e doces.

38. Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte

E para fechar nossa lista, um lugar que você não pode deixar de ir em nenhum estado que você visite. Com uma estrutura arquitetônica incrível, o centro cultural é palco de exposições, apresentações musicais e teatrais.

Leu com calma e anotou tudo? São muitos lugares, não é? A realidade é que essa cidade incrível está cheia de pontos que vão te deixar ainda mais encantado por tudo e vão fazer da sua viagem um período de relaxamento e reposição de energia maravilhoso.

Agora chegou a parte difícil de decidir quais lugares você vai conhecer primeiro e montar todo o teu itinerário para essa viagem que temos certeza que vai ser incrível. Divirta-se muito e boa viagem!

Veja mais ›
Fechar