sabia-que-observar-animais-fofinhos-podera-impactar-sua-saude-de-forma-positiva

Sabia que observar animais fofinhos poderá impactar sua saúde de forma positiva?

Veja os benefícios dos animais para a nossa saúde mental e física!

publicidade

Quem não gosta de observar animais fofinhos, não é mesmo? Você sabia que essa prática faz bem para a sua saúde? Então, um estudo descobriu que observar animais é bom para a saúde.

Pode haver uma boa razão para nós amarmos assistir lindos patos fofinhos na internet ou em algum lugar que tenham bichinhos. 

Ver esses animais adoráveis ​​na verdade ajuda a reduzir os níveis de estresse em seres humanos, descobriram pesquisadores da Universidade de Leeds, na Inglaterra.

publicidade

E não precisamos ver animais adoráveis ​​na vida real para que elas tenham um impacto em nossa sensação de bem-estar, ver eles pela internet também conta.

Observar animais faz bem para a saúde?

Em parceria com a Tourism Western Australia, a University of Leeds explorou o impacto fisiológico e psicológico de animais “fofos” nos alunos e funcionários voluntários da faculdade.

De acordo com um comunicado dos pesquisadores do estudo, dezenove participantes foram convidados a assistir a uma apresentação de slides de trinta minutos que incluía imagens e videoclipes curtos de uma variedade de animais.

benefícios-animais-saúde

publicidade

Com isso, quinze dos dezenove participantes voluntários deveriam fazer um exame noventa minutos após assistir à apresentação de slides.

Os quatro participantes voluntários restantes eram funcionários de apoio acadêmico que declararam se sentir estressados ​​no trabalho.

A frequência cardíaca de cada voluntário caiu depois de ver imagens e vídeos de animais fofos por apenas trinta minutos.

A pressão arterial média em todos os participantes do teste também caiu: de 136/88 para 115/71, movendo a média do grupo para dentro da faixa de pressão arterial ideal.

Os funcionários que assistiram à apresentação de slides de meia hora também tiveram que responder a vinte perguntas para que os pesquisadores do teste pudessem avaliar os níveis de estresse sob o Inventário de ansiedade.

publicidade

Em casos individuais, os níveis de ansiedade caíram quase 50%. Isso provou que ver animais fofos pode ser um poderoso apaziguador de estresse e um melhorador de humor.

Na verdade, em todas as medidas, houve uma queda na ansiedade e no estresse como resultado de assistir à curta apresentação de slides.

benefícios-animais-saúde

O que é melhor: imagens, vídeos ou animais na vida real?

A Dra. Andrea Utley, que liderou toda a pesquisa sobre a influência imagens de animais fofinhos no comportamento humano, comentou: 

“Parece que as imagens atraem, mas os videoclipes são mais significativos e, portanto, eu esperaria que a proximidade física, com os animais, fosse ainda melhor.”

A pesquisa deveria haver oito sessões no total, mas por causa da pandemia por causa do novo coronavírus, o restante foi adiado. De acordo com a CNN , a Dra. Andrea Utley está procurando opções online para que o estudo possa continuar.

Como os animais ajudam no melhoramento da saúde mental?

Os animais auxiliam em diversos problemas de saúde e um deles á a possibilidade de curar, reduzir a depressão em algumas pessoas.

O amor incondicional e puro que esses animais expressam é muito genuíno, por isso eles são ótimas companhias em momentos complicados da vida.

Por isso, não é preciso se isolar das pessoas e viver apenas com o seu animal, pois não irá potencializar o tratamento. O ideal nesses casos é apenas desfrutar de sua companhia e tentar superar as dores emocionais.

De acordo com os profissionais da área da saúde, os animais têm a capacidade de reduzir os pensamento negativos.

benefícios-animais-saúde

Além disso, estar perto deles faz passar todo o estresse, angústia, tristeza e solidão. A responsabilidade de cuidar de um ser vivo dá para as pessoas que sofrem de depressão a oportunidade de interagir, se sentir importante e ter com quem se importar.

Todas a rotina de cuidados, alimentação, banho, carinho, acaba gerando incentivos para continuar vivendo.

Os animais precisam brincar e se exercitar, sendo um estímulo para os donos também praticarem as atividades físicas e estimularem sua mente.

Os exercícios liberam endorfinas no cérebro que aliviam os sintomas da depressão, tudo fica muito melhor quando se tem companhia.

Os animais e os benefícios para a saúde

Para aqueles que gostam de animais, sim, eles fazem muito bem para a nossa saúde, seja eles em casa nos divertindo ou assistindo vídeos engraçados deles na internet.

Não existem malefícios e, portanto, é capaz de gerar um conforto diário em pessoas doentes que estão em situações mais complicadas, também como forma de companhia.

Os médicos e psicólogos notaram que aqueles pacientes que possuem um animal de estimação, sempre depositam grande parte de suas melhorias ao animal, e as razões são muitas.

benefícios-animais-saúde

Além de melhorar o seu emocional, com um animal de estimação em casa você pode:

  • Ensinar brincadeiras e truques;
  • Passar no parque;
  • Tirar o cochilo da tarde;
  • Esquentar os seus pés no frio.

Por isso, a psicologia apoia a convivência com animais de estimação, em benefício tanto para o animal, quanto para a pessoa, ,o bem-estar é recíproco entre os dois.

Nos dias de hoje quem pensa em ter um animal de estimação apenas como sinônimo de bem-estar físico e mental, não sabe de verdade realmente que dedicar parte o seu tempo aos amados animais vai  muito além dos padrões e modas de nossa sociedade.

Com certeza existem muitas vantagens e benefícios que tornam a vida da pessoa em um salto de qualidade de vida, junto ao seu animal de estimação, e claro, também para o seu melhor amigo para todas as horas.

Segundo os médicos e psicólogos, os benefícios dos animais para o bem-estar são imensos.

benefícios-animais-saúde

Apesar de já terem sido feitas pesquisas e publicados seus resultados, muitas pessoas ainda não sabe quais são as vantagens e benefícios dos animais de estimação para a saúde mental

Não perca mais tempo e tenha uma vida mais saudável, tanto físico como mental. Reserve alguns minutos do seu dia para apreciar animais, brincar com eles, faça isso por você.

Chame seus amigos ou familiares para visitar um zoológico, aprenda a admirar a natureza e a complexidade que essas criaturas podem oferecer para você.

Reserve alguns minutos do seu dia para assistir vídeos de animais fofos e sinta sua mente e corpo melhorar das preocupações e estresses do dia.

Gostou de saber sobre os benefícios de observar animais fofinhos para nossa saúde? Então deixe nos comentários a sua opinião, ficaremos felizes. Aproveite!