Segundo a Bíblia, ESSES são os anjos que estão na sua vida e estão nas categorias de...
Segundo a Bíblia, ESSES são os anjos que estão na sua vida e estão nas categorias de...

Segundo a Bíblia, ESSES são os anjos que estão na sua vida e estão nas categorias de…

Descubra seus poderes e funções!

publicidade

Você sabia que a Bíblia divide os anjos hierarquicamente? Em meados do século 13, São Tomás de Aquino analisou a palavra e registrou todos os poderes e funções atribuídas a cada anjo. No fim do seu estudo, ele havia formado uma hierarquia completa, dividida em três grupos principais. Se você quer saber um pouco mais sobre isso, fica por aqui!

santo

O frade, teólogo e santo reconhecido pela Igreja Católica, publicou o apurado dessas informações em seus livros que compõem a coleção Suma Teológica. Nesse artigo vamos reunir resumidamente esses dados e esclarecer tudo sobre as ordens celestes. 

publicidade

PRIMEIRO NÍVEL NA HIERARQUIA DOS ANJOS SEGUNDO A BÍBLIA 

As escrituras levam a entender que, a primeira camada da hierarquia classifica os anjos que possuem mais afinidade com Deus. Você já deve ter ouvido falar sobre Serafins, Querubins e Tronos. Pois bem, eles estão situados nesse nível. 

Entenda um pouco mais sobre as características, funções e poderes de cada um! 

Serafins – Esses são os anjos mais velhos e podem ser representados por uma intensa luz dourada ou prateada. Eles são detentores de muita responsabilidade sendo sua principal função, proteger o trono divino. A Bíblia ainda afirma que esses seres possuem três pares de asas, sendo cada um deles direcionado a uma função específica. 

O primeiro, fica na altura da cabeça e cobre seu rosto; o segundo é a figura já conhecida de asas, feitas para voar; o terceiro e último par recobre suas partes íntimas e pés. Ficou confuso? Algumas representações artísticas ajudam a entender melhor essa questão, observe a imagem a seguir. 

Segundo a Bíblia, os anjos são divididos nessas categorias...

publicidade

Querubins – Esses anjos foram escalados para proteger a entrada do Jardim do Éden, logo após Adão e Eva serem expulsos, como descreve o livro do Gênesis. Os anjos tinham como principal função, impedir o retorno dos humanos ao local. 

No entanto, suas responsabilidades se estendem a guardar a Árvore da Vida, forte símbolo dos registros de Deus e da vida eterna. Visualmente, a Bíblia descreve os Querubins com múltiplas cabeças, sendo elas: de humano, de touro, de águia e de leão. 

Tronos – Segundo a Bíblia, esse grupo também faz parte da primeira camada da hierarquia dos anjos. A principal função dos Tronos é designar funções para outros anjos e manter a ordem entre as classes. 

Visualmente, essa categoria é representada por figuras jovens, tipicamente angelicais, na companhia de uma harpa. Mas não se engane, possivelmente, muitos Tronos caíram no inferno junto a Lúcifer.

anjos

publicidade

SEGUNDO NÍVEL NA HIERARQUIA DOS ANJOS SEGUNDO A BÍBLIA 

De acordo com os registros e considerações feitos por São Tomás de Aquino, a segunda camada hierárquica dos anjos, segundo a Bíblia, detém Denominações, Virtudes e Potestades. Eles são responsáveis por governar o reino divino e executar todas as ordens do criador com competência e assertividade. 

Agora, compreenda um pouco mais sobre cada uma dessas classificações! 

Denominações – Esses são os ministros de Deus. Estão sempre dispostos a fazer de tudo pelo criador e cumprir aquilo que for solicitado. As escrituras afirmam que esses são os anjos mais antigos que se pode imaginar. 

Visualmente, são representados com um cedro e uma espada. Isso destaca de forma clara a magnitude do seu poder diante os anjos de hierarquia inferior. 

Virtudes – Esses anjos estão na segunda categoria porque, por incrível que pareça, desenvolvem um papel secundário. Sua principal função é ajudar para que as vontades de Deus sejam executadas, transpondo qualquer obstáculo ou dificuldade. 

anjos

Esse processo engloba a operação de milagres. Para as Virtudes, o mais interessante é, manter a fé como uma chama acesa no coração dos homens. Isso torna cada trajetória mais integra e conectada com a espiritualidade.  

Esses anjos também são detentores da força da natureza. Eles são capazes de alterar o clima e controlar furacões, terremotos e outros desastres. Visualmente, são representados por figuras angelicais em posse de um cajado. 

Potestades – Essa categoria auxilia na realização dos pensamentos de Deus e na custódia da história dos homens. Os anjos fazem isso usando sua imensa habilidade de concentração. Além disso, eles protegem a humanidade de demônios e espíritos obsessores com uma espada em chamas. 

Diversas representações artísticas retratam a atividade dessa ordem. Ao pesquisar por Potestades, é comum observar figuras angelicais, com uma espada flamejante em punho, indo no combate aos seres das trevas. 

TERCEIRO NÍVEL NA HIERARQUIA DOS ANJOS SEGUNDO A BÍBLIA 

anjos

Segundo a Bíblia, essa camada destaca os anjos que vivem mais próximos da vida terrena. Eles interagem diariamente conosco, influenciando constantemente em aspectos significativos de nossas vidas. Dentro desse nível, podemos observar mais três classes: os Principados, os Arcanjos e os Anjos da guarda. 

Para compreender melhor seus poderes e funções, confere a seguir! 

Principados – Esses anjos desempenham um papel super importante se pensarmos na grande missão que é ser o mensageiro entre Deus e as autoridades terrestres. Com isso, me refiro aos governantes, reis, rainhas e afins! 

Além de garantir conexão com o divino, os Principados devem garantir a segurança de todos os territórios e continentes. Na Bíblia, essa classe é descrita como rígida e criteriosa com aqueles que ousam desobedecer a suas orientações. 

Arcanjos – Essa é uma das classes mais conhecidas e está posicionada na terceira e última camada da hierarquia dos anjos, segundo a Bíblia. Os Arcanjos têm como principal função, trazer revelações para os humanos, seguindo as vontades divinas. Ou seja, são verdadeiros mensageiros celestiais. 

anjos

Nas escrituras bíblicas, alguns desses seres recebem destaque como os Arcanjos: Gabriel, Rafael e Miguel. Cada um desses, desempenhou um papel importante durante as passagens registradas na Bíblia. O Arcanjo Gabriel por exemplo, anuncia para a Virgem Maria a chegada do filho de Deus e aconselha a mulher a chama-lo de Jesus. 

Anjos da guarda – Encerrando as classificações celestes, temos os Anjos da Guarda. Esses são, em disparada, os seres divinos mais conhecidos e debatidos entre os homens. Isso porque, essa ordem está, o mais próximo possível da vida terrena. 

A principal responsabilidade desses anjos é proteger e orientar cada pessoa, para que tomem decisões assertivas durante sua passagem na Terra. Essa energia, nos ajuda a compreender os preceitos divinos e aplica-los no cotidiano. 

Agora você já deve saber como é que funciona toda a hierarquia dos anjos. Esses seres se mostram fundamentais na realização dos planos de Deus e por isso, vale a pena conhecer melhor cada um deles e suas funções.