Ser um amigo verdadeiro pode ser a coisa mais EFICAZ contra os sintomas de depressão de alguém

Ser um bom amigo vai além dos bons momentos.

Ser um amigo verdadeiro pode ser a coisa mais EFICAZ contra os sintomas de depressão de alguém
Ser um amigo verdadeiro pode ser a coisa mais EFICAZ contra os sintomas de depressão de alguém

Sabemos que não é nada fácil se manter por perto de uma pessoa que tem depressão. Até as coisas mais simples, como um breve diálogo, pode ser um grande desafio.

Conforme os sintomas vão aparecendo e até mesmo se intensificando, é muito comum uma pessoa que tem depressão querer se isolar.

Mas e quando é você quem tem um amigo para ajudar? Como começar? O que fazer? Não podemos negar que isso não é uma escolha fácil.

Te interessa?

Lidar com uma pessoa que possui depressão pode ser mais difícil do que você pensa. E como amigo, também é preciso tomar cuidado para não ir longe demais.

Seja aquele amigo que você gostaria de ter

Pode parecer clichê, mas é um começo. Quando pensamos em agir com amor aos que tomamos como amigos, é uma dádiva para se carregar por uma vida toda.

Ser um amigo verdadeiro pode ser a coisa mais EFICAZ contra os sintomas de depressão de alguém

E amizade verdadeira não é estar só presente naqueles momentos bons de comemoração ou saúde. Também é estar present nos momentos mais complicados.

Tentar se colocar no lugar do outro pode ser o começo

Sabe o por que não é nada fácil lidar com uma pessoa com depressão? Porque as vezes o seu “se aproximar” pode acabar afastando ela de você.

Por isso o primeiro passo para querer dar apoio à alguém que você ama já começa aí. Você pode avaliar suas atitudes com cautela, por exemplo:

  1. Será que esse é o momento?
  2. Será que estou sendo insistente demais?
  3. Preciso mesmo ir pessoalmente? 
  4. Será que uma ligação não lhe deixaria mais confortável?

Pode até parecer coisas bobas e simples. Só que, se pararmos para analisar tais ações nossas, a insistência pode chegar a ficar demais e tudo pode ir por água baixo.

Uma pessoa que tem depressão sempre vai ter seus dias bons e seus dias ruins. Sendo assim, pensar como essa pessoa já um caminho para seus “planos” como amigo funcionarem.

Um verdadeiro amigo não desiste

Mas acima de tudo, não desista. Você pode até chegar a pensar na primeira rejeição:

Bem que eu tentei.

Só que não é bem assim. Precisamos ir mais longe. Com todo cuidado e carinho, claro, mas sendo um amigo que todos gostaríamos de ter por perto.

Ser um amigo verdadeiro pode ser a coisa mais EFICAZ contra os sintomas de depressão de alguém

Como ajudar alguém que está com depressão?

Estar presente já é um passo bem importante para você dar. Seu cuidado para com uma pessoa deprimida poderá lhe causar boas emoções e alegrias nos dias mais sombrios.

Certa vez, Carlos Drummond de Andrade chegou a deixar para nós uma frase muito impactante sobre a amizade, que diz:

“A amizade é um meio de nos isolarmos da humanidade cultivando algumas pessoas.”

Ser um amigo nas horas mais sombrias, pode ser a única coisa forte o suficiente para trazer uma doze de alegria. Você não imagina o poder que tem a amizade nos dias complicados.

E por isso montamos uma lista bem concisa para você começar. Claro, buscar ajuda profissional para essa pessoa é um caminho que não podemos abrir mão. Dê esse apoio.

1 – Tente ser uma pessoa compreensiva

Não ouse dizer em momento algum que a culpa de toda a dor que essa pessoa está sentindo é dela. Você não imagina o quanto isso pode ser doloroso.

Pelo contrário, ainda que ele esteja bem imprevisível, não leve para o lado pessoal suas:

  • Irritabilidades;
  • Palavras difíceis;
  • Falta de interesse por você;
  • Lhe ignorar…

Não, não é nada fácil. Todavia, é necessário usar da compressão nesses momentos mais turbulentos. Os impulsos dessa pessoa pode ferir muito.

Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Ser um amigo verdadeiro pode ser a coisa mais EFICAZ contra os sintomas de depressão de alguém

2 – Tenha paciência durante o processo

Esperar que os momentos mais calmos cheguem também pode ser uma boa alternativa. Mas aí está o seu “manter-se ao redor”.

Analise qual é o momento mais viável para conversar, ir até essa pessoa, mandar uma mensagem, passear… Aí chegamos no ponto seguinte.

3 – Deposite seu tempo e disponibilidade

Todos tempos nossas correrias e isso pode não ser fácil. Mas se você consegue, se mostre disponível para seu amigo.

Como estamos a falar, sempre existem picos mais intensos com a depressão e a ansiedade. Se ele lhe procurar, aceite doar-lhe parte do seu tempo. 

4 – Aconselhe, mas não seja psicólogo

Conselho é muito bom, porém, se você fizer isso com tal intensidade, pode parecer que você é um chato sabichão que está tentando fazer o trabalho de um psicólogo.

Ser um amigo verdadeiro pode ser a coisa mais EFICAZ contra os sintomas de depressão de alguém

Encontre o momento certo para aconselhar. Não seja impertinente. Escute mais do que fale e abra estratégias para retribuir com cuidado alguns conselhos. 

  • Repetimos: com muito cuidado!

E como o poder da palavra é mesmo algo avassalador, você pode usar da sinceridade do seu amor para com essa pessoa e oferecer palavras que toquem seu coração.

Ainda que possam ser “frases prontas”, quem ama as tem como sincera. Então, não meça coragem e apoio, fale coisas do tipo:

  • Vai ficar tudo bem;
  • Eu me importo com o seu bem-estar;
  • Eu amo você, estou aqui para o que precisar;
  • Não sei o tamanho da sua dor, mas entendo;
  • Você é meu amigo, me preocupo com você.

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar