O HIV já foi uma doença devastadora e acabou com a vida de milhões de pessoas. Hoje em dia já existe um tratamento de qualidade onde os infectados conseguem ter uma qualidade de vida praticamente normal, mesmo assim não é uma cura definitiva.
Acendendo a esperança de finalmente ser possível curar uma pessoa soropositiva, uma terapia genética com chances reais de ser a ‘cura do HIV’ começará a ser testada em humanos no mês que vem.
A FDA (Food and Drug Administration), que é uma espécie de Anvisa nos Estados Unidos, concedeu uma autorização para que a AGT (American Gene Technologies) comece a primeira fase dos testes em seres humanos.
Te interessa?
“Esta é uma notícia importante de que temos a aprovação do FDA para lançar a fase I e conduzir nossos primeiros testes em humano”, divulgou David Pauza, diretor da AGT.
Todos estão bastante otimistas com essa possível cura, seria um avanço medicinal muito grande, além é claro do impacto na vida dos pacientes.
“Estamos muito entusiasmados. Isso nos aproxima do nosso objetivo de transformar vidas com a medicina genética”, concluiu.
Essa droga se chama AGT103-T, e é administrada em dose única com base em vetores lentivirais. Em outras palavras, ela é um produto celular com modificações genéticas feito com as próprias células da pessoa infectada.
Na prática, o AGT103-T age removendo as células infectadas do corpo, fazendo com que o tratamento antirretroviral seja reduzido ou até mesmo desnecessário.
Ainda segundo a AGT, a droga é feita a partir de células sanguíneas e leva 11 dias para que possa desenvolver as células T que combatem o vírus da Aids. Sendo assim, ela é capaz de combater as células humanas com o agente infeccioso.
Os testes em humanos deve começar já nas próximas semanas nas Universidades de Maryland, Washington e Georgetown. As pesquisas foram desenvolvidas com a ajuda do National Institutes of Health.
A estimativa da UNAIDS é de que aproximadamente 38 milhões de pessoas são portadoras do vírus HIV. Os resultados dos primeiros testes devem sair ainda nesse ano.
Sobre a doença
O vírus HIV teve seu ápice nos anos 80, resumidamente, a doença afeta o sistema imunológico e deixa o portador em uma situação muito complicada, caso não seja tratada.
Felizmente, hoje em dia é possível ter tratamento gratuito no SUS, e as pessoas portadoras conseguem ter uma expectativa de vida praticamente igual a de quem não tem o vírus.
Outra coisa que muita gente não sabe e causa preconceito nos portadores da doença, é que quando a pessoa está fazendo tratamento, ela não transmite o vírus.
Os anos 80 foram difíceis pois ninguém conhecia a doença e praticamente não havia tratamento. Muitas pessoas acabaram falecendo por conta dos problemas causados em decorrência do vírus. Renato Russo, Cazuza e Freddy Mercury são apenas alguns dos nomes mais famosos.
De qualquer forma, saber que existe uma possibilidade real de cura definitiva é uma notícia maravilhosa. Tudo dará certo e daqui há alguns anos poderemos dizer com orgulho que a humanidade se livrou do HIV.
Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!
Fonte: GlobeNewsWire
O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Escritor, gerente de mídias sociais e faço da minha tristeza um fetiche.