Aderir esse HÁBITO em 2021 te fará ter um ano mais PRODUTIVO

Saiba quais são os benefícios em caminhar na natureza e melhore sua saúde mental e física em 2021!

Aderir esse HÁBITO em 2021 te fará ter um ano mais PRODUTIVO
Aderir esse HÁBITO em 2021 te fará ter um ano mais PRODUTIVO

Você sabe como fazer uma caminhada na natureza? Você sabe os benefícios que essas atividade física pode proporcionar para a saúde física e mental?

Caminhar na natureza é uma dos exercícios físicos mais fáceis de se botar em prática, pois não exige muita habilidade da pessoa, não envolve custo, podendo assim , ser feita a qualquer horário do dia.

De acordo com o relatório World Health Statistics 2017, publicado pela OMS (Organização Mundial da Saúde), mostrou que 59,2% das pessoas procuram caminhar sempre que possível para ter maior bem-estar e condicionamento físico.

Além disso, os principais motivos para caminhar são:

  • 78, 2%: envelhecer com saúde;
  • 76%: sentir mais disposição;
  • 66,5%: manter-se em forma.

caminhar-na-natureza

Está esperando o que para aderir a esse hábito de caminhar na natureza e ter mais condicionamento físico em 2021? Aproveite esse novo ano para ter uma vida mais produtiva.

Quais são os benefícios em caminhar na natureza?

Confira a seguir alguns benefícios em caminhar na natureza. Você vai entender como essa prática, esse exercício físico fará bem para sua saúde mental e física. Aproveite!

1 – Relaxamento e melhora no humor

Durante a caminhada na natureza, o nosso corpo libera uma quantidade grande de endorfina, hormônio esse responsável pela sensação de relaxamento e alegria.

Com isso, caminhar pela natureza pode melhorar muito a sua saúde mental, trazendo assim vários benefícios para a autoestima e o humor.

De acordo com uma pesquisa realizada na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, comparando dados de mais de 1.500 pessoas, os pesquisadores descobriram uma coisa muito interessante.

caminhar-na-natureza

Eles descobriram que as pessoas que se envolveram em caminhadas ao ar livre, na natureza, apresentavam efeitos positivos em relação à autoestima e humor.

Essas pessoas se sentiam menos estressadas e propensas à depressão ou algum tipo de ansiedade. Isso mesmo que a caminhada durasse apenas alguns minutos diários.

2 – Melhor funcionamento do cérebro

Isso mesmo, o hábito de caminhar na natureza turbina seu cérebro. É o que diz um artigo publicado pela Universidade de Illinois, Estados Unidos.

De acordo com o artigo, o hábito de caminhar na natureza reduz os riscos de complicações de memória e atenção ao aumentar os circuitos cerebrais.

3 – Aumento da criatividade

Passar uma semana na natureza e longe das tecnologias e da cidade grande pode melhorar significamente o pensamento criativo das pessoas, como também a habilidade de resolver problemas.

caminhar-na-natureza

Isso acontece porque a natureza nos proporciona desconectar do excesso de estímulos diários, o que ajuda também o cérebro a descansar e trabalhar de forma mais eficiente ao realizar uma determinada tarefa.

Como caminhar na natureza e aproveitar melhor o momento?

Se caminhar na natureza é uma experiência nova para você, não se preocupe, preparamos um guia para você aproveitar melhor o momento.

Aproveite ao máximo essa experiência, essa atividade fará bem para o seu bem-estar, sua saúde física e mental. Você sairá dessa caminhada com a alma lavada.

1 – Faça caminhadas mais aceleradas

Quando você estiver na natureza, caminhar com mais velocidade ajudará no aumento da queima de calorias.

Ao caminhar na natureza de maneira mais acelerada, você deve evitar balançar os seus braços, pois esse comportamento pode prejudicar o seu equilíbrio, como também pode resultar em inchaços indesejáveis.

caminhar-na-natureza

2 – Faça caminhada na natureza em diferentes terrenos

Nas caminhadas na natureza, as descidas e subidas proporcionaram para você um aumento na intensidade no andar, além disso, essas variações no terreno ajudaram você no fortalecimento dos músculos.

A caminhada em trilhas é uma excelente forma de fortalecer os músculos e queimar calorias, por isso, sempre que tiver a oportunidade de caminhar em vários tipos de terreno, caminhe.

Nos últimos casos, para quem usa esteira, aumentar a inclinação dela pode ajudar também, mas nada se compara a caminhar na natureza. Caminhar na areia é uma dica interessantíssima também, experimente.

3 – Saiba caminhar do jeito correto

Para você que ainda não sabe, existe sim uma forma correta de caminhar, iremos te apresentar a seguir.

caminhar-na-natureza

Para que você tenha uma caminhada na natureza adequada, você precisa caminhar com a postura ereta e os braços com movimentos alternados.

Você precisa apoiar primeiro o calcanhar, e só depois o restante do pé. Além disso, você deve manter o seu olhar na horizontal e o abdômen contraído.

4 – Sempre que for possível, caminhe na natureza

Se você tem a possibilidade de ir para o trabalho a pé, por que então ir de carro? Se a padaria fica perto da sua casa, por que ir de carro? Entendeu?

Aproveite essas oportunidades e caminhe até esses pontos, observe o céu, as árvores das ruas, contemple a natureza da sua cidade.

Utilize o carro somente quando for realmente necessário. Com isso, você estará poupando a natureza com o gasto de combustível do seu carro e deixando o seu dia mais em forma com a caminhada.

caminhar-na-natureza

5 – Suba as escadas e obstáculos durante o caminho

Sempre que possível, utilize as escadas, suba os obstáculos, force o seu corpo quando for caminhar na natureza.

O hábito de subir escadas é uma ótima forma de queimar mais calorias e fortalecer os músculos das pernas.

Caminhar na natureza acalma a alma

A experiência de estar entre as árvores e os animais tem um impacto muito grande no nosso corpo e alma.  O contato com a natureza reduz os níveis de estresse e a pressão sanguínea, você sabia disso?

Um estudo realizado no Japão, o país com um histórico de longas jornadas de trabalho e de grandes taxas de suicídio, revelou que ficar na natureza reduz os níveis de estresse e protege contra a depressão ansiedade.

Os sons da natureza têm um enorme impacto positivo na saúde do ser humano, no bem-estar, na saúde do corpo e da alma.

caminhar-na-natureza

São vários os estudos que revelam que os sons da natureza e o silêncio têm muitos benefícios para a saúde do corpo e da alma, principalmente para o controle de estresse e ansiedade.

Os cheiros da natureza também desempenham um papel muito importante no impacto que ela tem sobre a saúde.

As plantas e árvores emitem Phytoncide, um composto orgânico que desacelera a respiração, assim diminuindo a ansiedade.

Está esperando o que para começar a caminhar pela natureza? Aproveite!

publicidade