Apneia: cuide do seu SONO ou perca a sua MEMÓRIA

Entenda como a Apneia do Sono pode destruir sua memória a longo prazo!

Apneia: cuide do seu SONO ou perca a sua MEMÓRIA
Apneia: cuide do seu SONO ou perca a sua MEMÓRIA

Você sabia que a apneia é uma condição em que as vias respiratórias de uma pessoa ficam parcial ou completamente bloqueadas? Você já teve esse tipo de problema ao dormir? 

A verdade é que assa obstrução faz com que você tenha pausas na respiração enquanto está dormindo, geralmente isso acontece devido ao relaxamento dos músculos na parte posterior da garganta. 

O ronco alto, especialmente quando acompanhado de sonolência diurna ou fadiga, pode ser um sinal de apneia, você sabia disso? Um distúrbio comum, mas sério, pode afetar a respiração. Continue aqui e veja como isso pode também afetar sua memória.

Te interessa?

Qual a relação da apneia e a perda da memória?

Várias pessoas com apneia tendem a apresentar uma variedade de sintomas mentais durante o dia. Isso acaba acontecendo devido à falta de sono restaurador ao acordar várias vezes por hora durante a noite inteira. 

Esses sintomas incluem:

  • Fadiga;
  • Redução da capacidade de atenção;
  • Mau-humor;
  • Redução da memória de curto prazo.  

Os profissionais de saúde especializados nessa área sugerem que as pessoas com apneia do sono têm dificuldade em converter memórias de curto prazo em memórias de longo prazo. Isso já aconteceu com você ou com alguém que conhece?

apneia-perda-da-memória

A verdade é que consolidar memórias, ou armazenar experiências para poderem ser acessadas posteriormente, é um elo vital no processo de criação de memória que ocorre durante o sono. 

Por isso, quando a pessoa tem o sono afetado por um distúrbio, ela tem dificuldade em incorporar e categorizar suas experiências, o que leva à formação de memória prejudicada e ao esquecimento.

25 alimentos considerados os PIORES do mundo!

É verdade que a apneia pode gerar depressão?

As várias pessoas com apneia do sono ao redor do mundo lutam para lembrar detalhes de memórias de suas próprias vidas. A verdade é que elas se tornando potencialmente vulneráveis ​​à depressão.

Estima-se que a apneia afete mais de 936 milhões de pessoas em todo o mundo, esse problema é uma condição séria que ocorre quando a respiração de uma pessoa é interrompida durante o sono.

Os indivíduos com apneia são conhecidas por sofrerem de problemas de memória e também apresentarem taxas mais altas de depressão.

Porém, não é bem compreendido como esses problemas estão relacionados ao desenvolvimento da doença.

apneia-perda-da-memória

Nós esquecemos que somos quando não tratada a apneia

Um novo estudo realizado pela RMIT University em Melbourne, Austrália, comprovou como a condição afetava a memória autobiográfica.

Os pesquisadores descobriram que pessoas com apneia não tratada tinham problemas para lembrar detalhes específicos sobre suas vidas.

A investigadora principal da pesquisa realizda na RMIT University, Dra. Melinda Jackson, afirmou que a pesquisa se baseia nas ligações conhecidas entre depressão e memória. Veja a seguir o que ela disse a respeito:

“Nós sabemos que memórias autobiográficas excessivamente gerais – onde as pessoas não se lembram de muitos detalhes específicos dos eventos da vida – estão associadas ao desenvolvimento de depressão persistente.”

Além das pessoas com apneia esquecerem eventos da vida, também é possível esquecer o passado, veja o que Dra. Melinda Jackson disse a respeito:

“Nosso estudo sugere que a apneia do sono pode prejudicar a capacidade do cérebro de codificar ou consolidar certos tipos de memórias de vida, o que torna difícil para as pessoas relembrarem detalhes do passado.”

24 formas de PREVENIR o Alzheimer e conseguir combater a doença

Perdemos 50% da memória quando não cuidamos da apneia?

Você sabia que a apneia do sono também é um fator de risco significativo para a depressão? Perigoso, não é mesmo? 

A verdade é que se pudermos entender melhor os mecanismos neurobiológicos em ação, todos nós teremos a oportunidade de melhorar a saúde mental das pessoas que conhecemos e que sofrem com esse problema.

Um estudo comparou 44 pessoas adultas com apneia não tratada a 44 com controles saudáveis, avaliando sua lembrança de diferentes tipos de memórias autobiográficas de sua infância, início da vida adulta e vida recente.

apneia-perda-da-memória

Os resultados mostraram que as pessoas com apneia tinham significativamente mais memórias gerais, apenas 52,3% em comparação com 18,9% do grupo de controle.

O estudo também analisou:

  • A evocação da memória semântica (fatos e conceitos de sua história pessoal, como os nomes dos professores de sua escola);
  • A memória episódica (eventos ou episódios, como seu primeiro dia de ensino médio).

Enquanto muitas pessoas com apneia de sono lutavam com a memória, a memória episódica foi preservada. 

Isso provavelmente está relacionado aos seus padrões de sono fragmentados, pois pesquisas mostram que um bom sono é essencial para a consolidação da memória autobiográfica semântica.

11 benefícios COMPROVADOS que a leitura diária te dá

A apneia também afeta a memória dos idosos?

Ser uma pessoa mais velha está associado a ter um maior número de memórias autobiográficas super-genéricas, enquanto uma depressão maior está associada a ter pior memória semântica.

Um vice-chanceler pesquisador sênior da Escola de Ciências Biomédicas e da Saúde da RMIT, disse que:

“Os resultados mostraram a necessidade de mais estudos para entender melhor o papel da Apneia do Sono não tratada no processamento da memória.”

O fato é que as varreduras do cérebro de pessoas com apneia do sono mostram que elas têm uma perda significativa de massa cinzenta de regiões que se sobrepõem à rede de memória autobiográfica.

apneia-perda-da-memória

Cuidado com os tipos de tratamento de apneia

É preciso que um profissional da área da saúde verifique se existe um mecanismo neurobiológico compartilhado em funcionamento. 

Isto é, a disfunção dessa rede leva à depressão e a problemas de memória em pessoas com apneia do sono.

A verdade que o uso de aparelhos para tratar Apneia do Sono demonstrou melhorar algumas das deficiências cognitivas relacionadas à condição.

Um próximo passo importante será determinar se o tratamento bem-sucedido da apneia do sono também pode ajudar a combater alguns desses problemas de memória ou mesmo restaurar as memórias que foram perdidas.

É muito importante que você entenda a gravidade a apneia do sono na sua memória a longo prazo. Por isso, saiba com quem busca ajuda para tratar esse problema.

Você gostou de saber mais sobre como a apneia pode prejudicar a sua memória durante o dia? Então não perca mais tempo e compartilhe com alguém que está sofrendo com esse problema. Ajude alguém a se tratar e ter uma vida com mais qualidade.

Veja mais ›
Fechar