24 formas de PREVENIR o Alzheimer e conseguir combater a doença

Saiba como você pode prevenir o Alzheimer diariamente com pequenos hábitos!

24 formas de PREVENIR o Alzheimer e conseguir combater a doença
24 formas de PREVENIR o Alzheimer e conseguir combater a doença

Mas há grandes evidências de que vários fatores associados a um estilo de vida saudável podem desempenhar um papel na redução do risco de doença de Alzheimer e outros tipos de demência. Você sabia disso?

No entanto, mais estudos e pesquisas são necessárias antes que qualquer um desses fatores possa ser considerado uma estratégia comprovada para prevenir a doença de Alzheimer.

Por isso, os estudos de base populacional sugerem que os fatores associados à boa saúde geral também podem reduzir o risco de Alzheimer e declínio cognitivo. 

Além disso, esses fatores incluem atividade física todos os dias, alimentação saudável e manutenção do cérebro ativo durante o aprendizado ao longo da vida.

Pensando nisso, selecionamos ótimas dicas para prevenir doenças como a Alzheimer e ter uma vida mais saudável. São hábitos que você pode desenvolver diariamente e começa a sentir a diferença. Aproveite!

24 formas de prevenir o Alzheimer

Confira a seguir algumas coisas que você tem que parar de fazer para não desenvolver Alzheimer. Entenda como hábitos simples realizados todos os dias podem ajudar você na prevenção.

1 – Não fumar

Se você é uma pessoa que fuma moderada ou descontroladamente, corre um risco muito maior de desenvolver Alzheimer, você sabia? Isso porque você está, ao fumar um cigarro, aumentando o risco de outros tipo de doenças, incluindo diabetes, derrame e câncer de pulmão e outros. 

Alzheimer

2 – Controle o seu colesterol

É muito importante você saber controlar os seus fatores de riscos vasculares. Assim como controlar os níveis de diabetes, colesterol e hipertensão. Comece a cuidar mais da sua saúde.

3 – Faça uma dieta balanceada

Isso mesmo, comece a desenvolver um hábito saudável ao comer todos dos dias. Faça uma dieta balanceada rica em vegetais, frutas e proteínas magras. 

Em sua dieta tem que ter principalmente fontes de proteína contendo ácidos graxos ômega-3.

59 fatos curiosos sobre o VEGETARIANISMO que te farão mudar de DIETA hoje!

4 – Tenha uma vida ativa

Tenha uma vida ativa, seja fisicamente e socialmente, incluindo a prática de exercícios aeróbicos. Isso porque uma vida ativa prevenir Alzheimer.

5 – Cuidar da saúde mental

Assim como você cuidar do seu corpo através de uma boa alimentação e exercícios físicos. Comece a cuidar também de sua mente. Não negligencie essa parte tão importante do seu corpo.

6 – Use suas habilidades cognitivas

É muito importante para a prevenção da Alzheimer você usar todos os dias as suas habilidades de pensamento, como a habilidade de memorização.

7 – Gerenciar os estresses e ansiedade

Você precisa ter mais controle de suas emoções e sentimentos para ter uma boa qualidade de vida. Sua mente agradece todo o seu esforço em não ser uma pessoa ansiosa e estressada.

Alzheimer

8 – Tenha um corpo ativo

Praticar atividade física todos os dias é uma das melhores formas de reduzir o risco de Alzheimer. Isso porque um corpo ativo é bom para o coração, a circulação, o peso e o bem-estar mental.

9 – Saiba o que come todos os dias

Uma dieta balanceada, saudável e equilibrada pode reduzir o risco de Alzheimer, bem como outras condições, incluindo câncer, diabetes, obesidade, derrame e doenças cardíacas.

10 – Beber menos bebidas alcoólicas ou não beber

Você sabia que beber muito álcool aumenta o risco de desenvolver Alzheimer? Então, pare hoje a beber esses tipos de bebidas com álcool se você não quer ter Alzheimer no futuro.

No máximo, uma pessoa deve beber no máximo catorze unidades por semana. Por isso, se você bebe regularmente muito mais do que isso, corre o risco de sofrer danos cerebrais relacionados ao álcool.

SEM MISTÉRIOS! 16 Frutas que diabéticos podem comer: renove sua DIETA!

11 – Tenha uma mente ativa

Manter o cérebro ativo provavelmente reduzirá o risco de Alzheimer. Por isso, desafiar-se mentalmente com regularidade aumentará a capacidade do cérebro de lidar com doenças. 

12 – Assuma o controle de sua própria saúde

Não importa se a outra pessoa está cuidado da saúde ou mão – cuida da sua. A meia-idade é um momento importante para começar a cuidar da sua saúde, se ainda não estiver fazendo isso.

13 – preocupe-se com a saúde do seu coração

Várias pessoas com problemas cardiovasculares (coração) parecem ter uma oportunidade maior de desenvolver algumas formas de Alzheimer. Por isso, comece agora a cuidar do seu coração, pois em ele você não vive.

Alzheimer

14 – Cuide do seu sono

Você sabia que um sono de boa qualidade pode oferecer proteção significativa contra perda de memória, demência e doença de Alzheimer? Isso mesmo, uma boa noite de sono pode ser o seu primeiro passo para a prevenção.

15 – Cuidado com a síndrome metabólica

A doença de Alzheimer parece ser provável de surgir em pessoas com síndrome metabólica. Por isso, um grande conjunto de condições que inclui obesidade, pressão alta, colesterol alto e níveis elevados de açúcar no sangue pode alavancar a Alzheimer. Cuidado!

16 – Leia livros

Uma boa atividade para estimular a mente é ler bons livros. A leitura ajudará você a deixar sua mente mais ativa. Além disso, você conhecerá novos mundo e pessoas através da leitura.

17 – Aprenda um novo idioma

É muito importante manter a cabeça e a mente funcionando. Uma ótima dica para deixar o seu cérebro funcionando 100% é aprendendo novos idiomas.

18 – Aprenda a tocar um instrumento musical

Assim como a leitura e aprender um novo idioma, tocar um instrumento música ajudará você a manter seu cérebro funcionando, assim, prevenindo a doença de Alzheimer.

11 benefícios do limão que COM CERTEZA você não conhecia

19 – Seja voluntário em sua comunidade local

Comece a participar de comunidades voluntárias em sua bairro ou cidade. Tenha contato com outras pessoas e conheça novas realidades. Mantenha sua mente ativa com essas atividades ao ar livre.

20 – Participe de esporte coletivo com os amigos e familiares

Assim como as atividades voluntárias na sua cidade ajudarão você com a prevenção da Alzheimer, participar de esportes coletivos com os amigos também pode ajudar.

Alzheimer

21 – Tente novos Hobbies e habilidades

Tente coisas novas todos os dias e não tenha medo de errar. Mantenha o seu cérebro como de uma criança: sempre aprendendo coisas novas. Isso é um dos grandes segredos para se viver bem e manter a saúde mental intacta.

22 – Mantenha uma vida social ativa

Não seja uma pessoa antissocial, aprenda a conviver mais com os seus amigos e familiares. Saia de casa para conhecer novos lugares e pessoas. O seu cérebro agradece.

23 – Tenha um compromisso social

Mantenha se ocupado, seja trabalhando ou descansando de um dia inteiro de tarefas e obrigações. O nosso tempo e preciso, então, não desperdice nenhum minuto.

24 – Estimule suas ideias

Você pode começar a escrever um livro, escrever uma música e tocar no violão. É muito importante manter o cérebro ativo, assim, você prevenirá doenças como Alzheimer.

Você gostou de saber mais sobre como prevenir a Alzheimer? Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares. Não perca mais tempo e ajude quem precisa cuida hoje da sua mental e física.