Meditação e evolução pessoal
Unsplash / @omidarmin

10 livros sobre meditação e evolução pessoal que você precisa ler

Preparamos uma lista incrível de 10 livros sobre meditação e evolução pessoal que são essenciais para fazer você crescer pessoal e profissionalmente neste momento de crise.

publicidade

Estamos vivendo tempos difíceis em meio à atual pandemia de Coronavírus. Enquanto os serviços essenciais não podem parar, para diminuir a curva de transmissão algumas empresas optaram por home office e outras concederam férias coletivas aos funcionários para respeitar as recomendações de quarentena.

publicidade

Não importa em qual situação você esteja, é um momento delicado que devemos aproveitar para ficar mais fortes e focar em cuidar de nós mesmos e de nosso desenvolvimento pessoal.

Meditação e evolução pessoal
Unsplash / @omidarmin

Preparamos uma lista incrível de 10 livros sobre meditação e evolução pessoal que são essenciais para fazer você crescer pessoal e profissionalmente neste momento de crise.

Emoções: Liberte-se da Raiva, do Ciúme, da Inveja e do Medo

publicidade

O primeiro título da nossa lista é dedicado a entender nossas emoções. Por muitas vezes costumamos reprimir sentimentos que são popularmente rotulados como “ruins”, mas que fazem parte da nossa natureza humana.

No livro Emoções: Liberte-se da raiva, do ciúme, da inveja e do medo, o autor Osho nos ensina a entender as raízes das emoções e a desenvolver o hábito de observá-las em vez de reprimi-las. É dessa maneira que conseguimos controlá-las, de modo que nem mesmo as situações mais difíceis e delicadas conseguirão nos tirar do sério e fazer sofrer.

Meditar transforma: Um guia definitivo para acalmar a sua mente e equilibrar as suas emoções com 8 minutos diários

Você sofre com o excesso de pensamentos ou a falta de concentração? A sua mente não para, você tem dificuldade para desligar e relaxar, principalmente na hora de dormir? Você não aguenta mais acordar de manhã cansado, desanimado e sem energia para nada? Você quer entender qual é aquele algo a mais que falta na sua vida e que lhe causa tanta angústia, depressão e vazio no peito? Você está buscando ser uma pessoa melhor, com mais calma e serenidade para enfrentar os desafios diários?

publicidade

Se você respondeu SIM a alguma dessas perguntas ou se identificou com algumas dessas situações, este livro é para você.

No livro Meditar transforma: Um guia definitivo para acalmar a sua mente e equilibrar as suas emoções com 8 minutos diários, a intenção da autora é mostrar a parte prática, na vida real, porque meditação é, basicamente, colocar em ação: hoje, amanhã e depois! Durante a leitura, você vai conhecer o método para acalmar a sua mente e controlar as suas emoções com apenas 8 minutos diários, de forma simples e prática.

Você será capaz de eliminar os maiores inimigos internos que prejudicam a vida da esmagadora maioria das pessoas: ansiedade, estresse, depressão, insônia, falta de concentração, dores crônicas, problemas de relacionamento e vazio no peito por não conhecer a missão de vida.

Essencialismo

O livro Essencialismo é ideal para as pessoas que estão em busca de uma vida mais equilibrada, e sentem que estão muito ocupados mas que não estão construindo nada de verdade.

O autor Greg McKeown tem uma proposta simples para o leitor: E se deixássemos de fazer mais para fazer melhor? Com essa ideia, Greg nos mostra o caminho do essencialista, um indivíduo que tem a disciplina de escolher o que irá lhe consumir tempo e energia e cria uma rotina para eliminar aqueles compromissos que não levam a lugar algum.

O autor conta histórias de executivos de sucesso que escolheram fazer menos para fazer com qualidade e assim alcançam mais produtividade, dormem bem e tem tempo para a família. Porém atenção! Ser essencialista significa dizer “não” para o que a maioria diz ‘sim’ e ter a ousadia de decepcionar algumas pessoas temporariamente.

O livro traz diagramas simples, frases destacadas e tem um texto leve com capítulos curtos de fácil leitura.

Silêncio: o poder da quietude em um mundo barulhento

Aprendemos a temer o silêncio. O receio de confrontar questões íntimas faz com que nossas vidas sejam cheias de ruídos e distrações, e quando a gente tem um tempinho, acabamos abafar nossos pensamentos com afazeres sem sentido. E, assim, ficamos tão ocupados em vencer o dia a dia que esquecemos nossos mais verdadeiros desejos.   

O livro Silêncio: o poder da quietude em um mundo barulhento mostra que a resposta para isso está bem à nossa frente. Cada passo e respiração consciente que damos é um novo degrau rumo à concretização de nossos sonhos e objetivos.

Afastar os pensamentos e resgatar de forma consciente o corpo e a mente para o momento presente é um dos resultados da meditação mindfulness. Ela envolve uma observação profunda e descoberta do silêncio em nós mesmos.

Já viemos ao mundo com tudo que é necessário para uma vida plena e satisfatória. Parar e encontrar o silêncio interior são recursos muito poderosos, que permitem criar uma conexão íntima e encontrar refúgio no que Buda chamou de “ilha de nós mesmos”, um lugar de calma e profundo autoconhecimento, onde somos verdadeiramente livres e alegres. 

Quietinho feito um sapo: Exercícios de meditação para crianças (e seus pais)

Entendemos que neste momento também é importante aproveitar a família. E o livro Quietinho feito um sapo: exercícios de meditação para crianças (e seus pais) pode ser uma ótima escolha!

De forma clara e acessível, a autora explica o conceito de “atenção plena” – ou simplesmente sentir, aceitar e viver cada momento como ele é – e mostra como essa prática cada vez mais popular pode ajudar as crianças a se tornarem menos agitadas e mais focadas, a dormirem melhor, aliviarem preocupações, raiva e se sentirem mais pacientes e conscientes.

O livro tem ilustrações graciosas e conteúdo extra disponível na internet, misturando teoria e prática na medida certa, com sugestões de jogos e brincadeiras.

Com esta abordagem divertida a autora dá uma introdução à técnica de meditação Mindfulness para as crianças e também para os pais. Não é demais?

O Apelo do Dalai Lama Ao Mundo: A Ética é Mais Importante que a Religião

O livro O Apelo do Dalai Lama ao mundo: a ética é mais importante que a Religião comenta a importância da espiritualidade e como a MEDITAÇÃO é fundamental para a expansão da consciência.

Em seu Apelo ao Mundo, o Dalai Lama desenvolve uma nova ética secular como base para um século de paz. Não serão as religiões a dar uma resposta, mas sim a superação e aceitação de uma ética diferente por parte do ser humano.

Este pequeno livro é escrito em forma de perguntas e respostas entre o jornalista Franz Alt e sua Santidade, o Dalai Lama, e contém um texto provocador, e ao mesmo tempo encorajador, de um dos homens mais modestos e mais importantes do nosso tempo.

No Coração da Vida 

O livro No Coração da Vida apresenta meios de levar uma vida mais significativa, seja para praticantes experientes, seja para iniciantes no contato com o budismo.

Porém mesmo que você siga outra religião, o texto leve nos faz sentir profundamente tocados pelos ensinamentos da monja Jetsunma. As práticas de altruísmo, descoberta de quem você, relação com o ambiente onde vive, enfim, todos os ensinamentos podem ser facilmente absorvidos por qualquer pessoa.

“A verdadeira segurança provém apenas do conforto com a insegurança. Ficarmos à vontade com o fluxo das coisas, ficarmos à vontade ao estarmos inseguros, essa é a maior segurança, pois nada pode nos tirar do prumo.”

Atenção plena: Mindfulness

Deseja uma vida mais plena e feliz? Então recomendamos que você pratique o método que vai encontrar neste livro. Os autores apresentam técnicas cientificamente fundamentadas que você pode usar para atravessar os períodos de crise ou para enfrentar os desafios do dia a dia.

O livro Atenção plena: Mindfulness e o cd de meditações que o acompanha apresentam uma série de práticas simples para expandir sua consciência e quebrar o ciclo de ansiedade, estresse, infelicidade e exaustão.

Mais do que uma técnica de meditação, a atenção plena (ou mindfulness) é um estilo de vida que consiste em estar aberto à experiência presente, observando seus pensamentos sem julgamentos, críticas ou elucubrações.

Este método ajuda a trazer alegria e tranquilidade para sua vida, permitindo que você enfrente seus desafios com uma coragem renovada.

Ao tomar consciência daquilo que sente, você se torna capaz de identificar sentimentos nocivos antes que eles ganhem força e desencadeiem um fluxo de emoções negativas – que é o que faz você se sentir estressado, irritado e frustrado.

O livro apresenta um curso de oito semanas com exercícios e meditações diárias que vão ajudá-lo a se libertar das pressões cotidianas, a se tornar mais compassivo consigo mesmo e a lidar com as dificuldades de forma mais tranquila e ponderada.

Você descobrirá que a sensação de calma, liberdade e contentamento que tanto procura está sempre à sua disposição – a apenas uma respiração de distância.

O Poder do silêncio

Se você gosta de textos curtinhos e reveladores, esta escolha será perfeita para você! O livro O poder do silencio tem 200 textos curtos e inspiradores que abordam diversos temas, entre eles, o Agora, os relacionamentos, a morte e a eternidade.

Neles o autor nos mostra a importância de silenciar os pensamentos e reencontrar nossa sabedoria interior para viver mais intensamente o momento atual.

O silêncio e a calma não são apenas a ausência de barulho e de conteúdo. São a dimensão mais profunda do nosso ser, a inteligência primordial, a consciência de que só podemos ser felizes Agora.

O poder transformador do silêncio está em nos libertar de nossos pensamentos, medos e desejos, dissipando as tensões do passado e as expectativas em relação ao futuro. Só no presente podemos descobrir quem realmente somos, alcançando assim a paz e a alegria que estão dentro de nós. 

10% Mais feliz

Parte confessional, parte investigação jornalística, o livro 10% mais feliz é 100% viciante.

Apesar de estar em último lugar, este livro não é menos importante. Na verdade, ele é ideal para quem é iniciante, cético ou curioso sobre a meditação. Você vai entender baseado em evidências científicas, e na visão de uma pessoa cética, como a meditação pode transformar sua vida.

Dan Harris era um promissor jornalista de uma rede de televisão muito famosa nos Estados Unidos, a ABC News. Mas ele se cobrava tanto, tentava tanto alcançar a perfeição, que o estresse chegou. Dan chegou à exaustão e teve um ataque de pânico ao vivo, que foi assistido por mais 5 milhões de pessoas.

Depois do ocorrido, ele percebeu que alguma coisa precisava mudar. Foi aí que ele, um agnóstico, embarcou em uma jornada espiritual.

Como fazer aquela voz interior que gera tantos sentimentos ruins se calar? Ansiedade, estresse, preocupações, frustrações e medo? O próprio autor acreditava que não era possível fazer essa voz se cessar, mas através da meditação ele aprendeu como fazer isso.

Em seu livro, Harris conta sua história de vida, sua descrença e suas descobertas sobre a meditação, e vale muito a pena ler!

Nossa lista chegou ao fim, mas além de leituras poderosas como estas que mostramos para vocês, neste período difícil que estamos vivendo também é importante ter momentos de lazer de qualidade. Assista uma série, ou um filme bom, isso vai renovar suas energias e te preparar para um novo dia.

COMENTÁRIOS | Deixe sua opinião!

comments