Não seja REFÉM do seus erros: anote o conselho de um REI

Anote esse conselho no seu coração!

Não seja REFÉM do seus erros: anote o conselho de um REI
Não seja REFÉM do seus erros: anote o conselho de um REI

O Provérbios 31 tem um versículo que é bastante conhecido e que é seguido com muito amor pelas mulheres que acreditam nos ensinamentos da Bíblia:

“Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis.” (Provérbios 31:10)

Mas assim como sempre fazemos por aqui, gostaríamos de trazer uma nota bem especial por um outro trecho, que acaba sendo um pouco menos falado e que precisa receber a mesma atenção.

Sendo ele um trecho que reflete todos os ensinamentos que um dia recebeu de sua mãe, o rei Lemuel fala sobre um escolha que fazemos para justificar erros que muita gente escolhe cometer.

Como uma mulher muito sábia, a mãe desse rei nos traz uma recomendação que pode mudar por completa a nossa vida e a nossa opção de viver em paz.

Sendo refém dos erros

 

“Não é próprio dos reis, ó Lemuel, não é próprio dos reis beber vinho, nem dos príncipes o desejar bebida forte; Para que bebendo, se esqueçam da lei, e pervertam o direito de todos os aflitos.” (Provérbios 31:4 e 5)

O conselho que é colocado em uma parte bastante especial na Bíblia é a escolha de abrir mão de uma coisa que possa prejudicar as escolhas de uma pessoa que tem o poder de influência.

Não seja REFÉM do seus erros: anote o conselho de um REI
Não seja REFÉM do seus erros: anote o conselho de um REI

A bebida alcoólica quando é tomada forma sem limite traz a embriaguez. E acredite, a maioria das pessoas acabam não sabendo se comportar de uma maneira reta.

Sendo assim, a culpa de fazer coisas que não deveria, a quem não deveria ou sobre coisas que não poderia falar, acaba sendo do estado em que a pessoa se encontra, não por quem as está falando.

Eclesiastes 3: aprenda a NÃO SER refém do tempo!

A embriaguez é a desculpa para as “verdades”

Já ouviu falar que existem pessoas que falam sempre “demais” quando estão bêbadas? Esse é um grande exemplo para falarmos sobre a importância de se manter sóbrio.

Há quem use dessa ocasião para fazer coisas que quando estaria totalmente sã jamais teria coragem de fazer. No fundo, até teriam, porém, questões poderiam a impedir.

Os erros acabam surgindo e o arrependimento acaba vindo como consequência. Com muita certeza, se você não fez algo que se arrependeu por causa da bebida, conhece alguma história mirabolante de algum conhecido.

Não seja REFÉM do seus erros: anote o conselho de um REI

Uma desculpa para poder errar

Todos nós sentimos o desejo de ser uma pessoa melhor. Fazemos planos em nossas vidas durante o avançar da idade e sempre queremos que escolher uma porção de felicidade no final de qualquer etapa.

Uma pessoa que escolhe crescer, seja dentro de sua casa, nos estudos, no trabalho, escolhe fazer tudo aquilo que lhe acrescente como uma pessoa que merece estar onde sonha conquistar.

E esse versículo é um grande exemplo sobre a importância das escolhas que fazemos. Em nenhuma faculdade, curso ou preparatório te ensinará ser uma boa pessoa

Esse texto do Fernando Pessoa te fará repensar sobre os valores da vida

É a vida quem te ensina a ser “destaque”

Podemos fazer uma lista de qualidades que só as pessoas realmente boas podem possuir. Seja em qualquer área – até mesmo nas escolhas dos seus amigos -, você optará por pessoas que são:

  • Inteligentes para situações complicadas,
  • Pacientes independente do momento,
  • Sabem refletir sobre as atitudes,
  • Respeitam as outras pessoas,
  • Agem de forma justa,
  • São sinceras com afago e não com grosseria,
  • São confiáveis e leais…

Podemos dizer que essas caraterísticas são cultivadas dentro de nós conforme vamos amadurecendo e passamos por situações conflitantes ao longo da vida.

Não seja REFÉM do seus erros: anote o conselho de um REI

Jamais você conseguiria colocar na cabeça de um funcionário seu que se colocar no lugar de outro é algo valioso para “um cargo a mais”, se ele for uma pessoa ruim.

Todavia, com muita certeza, em um situação assim, que demanda responsabilidade e valor, você irá optar por questões que poderão evitar e te livrar de certas enrascadas no futuro.

Se você lutar DESSA MANEIRA, jamais perderá uma batalha na vida!

Um erro que pode destruir sua vida

Se estivéssemos falando de uma forma rotineira, como uma conversa entre amigos, aconselhar alguém a parar de beber pode até ser considerado algo cafona ou antiguado para muita gente.

Por outro lado, essa ação acaba sendo tão normalizada que os casos e acasos que acabam acontecendo por trás de um estado de embriaguez deixa de se tornar tristes e lamentáveis, para serem engraçados e hilários.

Reputações são perdidas. E acredite, más escolhas podem destruir sonhos e carreiras.

Comprometendo sua saúde física e psicológica

E ainda assim, temos uma lista enorme de todos os problemas físicos que uma pessoa pode acarretar ao ingerir muitas bebidas alcoólicas. Acredite, você pode carregar doenças físicas para sempre.

Faça pesquisas sobre os efeitos que o tipo de bebida que você ingere pode causar. Sem contar com a grande ressaca que você pode ter no dia seguinte, que acabar com a sua produtividade e bem estar.

Não seja REFÉM do seus erros: anote o conselho de um REI

Cuide do seu psicológico, escolha o melhor

Como chegamos a falar mais acima, o estado de embriaguez pode de fazer perder muitas coisas que só avaliará como importante quando notar o efeito que isso te causou.

São relacionamentos, amizades, respeito e acredite, muita gente pode não te levar à sério por certas questões. E isso pode deixar qualquer um com sentimentos difíceis de se lidar.

Seja uma pessoa que faz boas escolhas. Garantimos que há muitas e muitas outras opções de diversão que não te trarão consequências destrutivas.