Eclesiastes 3: aprenda a NÃO SER refém do tempo!

O tempo é a coisa mais preciosa que temos!

Eclesiastes 3: aprenda a NÃO SER refém do tempo!
Eclesiastes 3: aprenda a NÃO SER refém do tempo!

Se você não for uma pessoa que cronometra seu tempo durante toda a semana, com muita certeza você conhece várias pessoas que não só fazem isso por fazer, mas porque precisam.

Estamos sempre atolados de coisas a serem feitas todos os dia e procuramos parar sempre um momento para relaxar. Caso contrário, não teremos nenhum descanso.

São informações, novos planos, trabalho demasiado, favores, muito trânsito… As cidades não param e parece que nós estamos cada vez mais nesse ritmo: 

Sem tempo para quase nada!

Mas como conseguir conciliar o tempo, se eu não tenho nem mesmo tempo para poder respirar um pouco? Infelizmente, somos pessoas muito ansiosas e queremos tudo no nosso momento.

O tempo é a coisa mais preciosa que você tem!

Pensando em te fazer refletir sobre o que você ganha – ou perde – no meio do gerenciamento do seu tempo, vamos te trazer uma mensagem que poderá te fazer mudar parar uma pessoa melhor.

Eclesiastes 3: aprenda a NÃO SER refém do tempo!
Eclesiastes 3: aprenda a NÃO SER refém do tempo!

E claro, vamos ainda rever todas as nossas ações sobre como sermos pessoas:

  1. Felizes,
  2. Satisfeitas,
  3. E gratas. 

HÁBITOS vs. METAS: a diferença do que te fortalece e do que te DESTRÓI

Eclesiastes 3: cada coisa em seu lugar!

Não adianta querermos conquistas novas coisas, se não sabemos por onde começar, o que fazer, quando… Se até mesmo as guerras são planejadas, o seu tempo precisa está em ligação com os seus planos.

Falar de gerenciar sua vida é a mesma coisa que falar em gerenciar o seu tempo corretamente. Vamos reler juntos o que há escrito em Eclesiastes 3?

“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.
Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou;
Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar;
Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar;
Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar;
Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora;
Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar;
Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz.” (Eclesiastes 3:1-8)

Esse pequeno texto deveria ser o suficiente para colocar uma paz em nossos corações e reconhecer que em dado momento – e no tempo certo, claro -, as coisas sempre irão se encaixar.

Mas somos humanos, falhos e ansiosos: queremos que as coisas sempre aconteçam da nossa forma, e principalmente, que tudo aconteça muito, mas MUITO rápido!

Eclesiastes 3: aprenda a NÃO SER refém do tempo!

Deus sabe o tempo exato de cada coisa

“Tudo fez formoso em seu tempo; também pôs o mundo no coração do homem, sem que este possa descobrir a obra que Deus fez desde o princípio até ao fim.” (Eclesiastes 3:11)

Poderíamos fazer uma lista bem grande de coisas que demandam tempo para que possam acontecer. Nossos grandes sonhos são a prova viva de que casa coisa precisa ser cuidadosamente colocada em seu lugar. Sabe como?

  • Para ter a casa própria: fazer investimentos financeiros;
  • Ter a profissão dos sonhos: investir em formações ou especializações;
  • Para um bom salário: entrar em um bom trabalho e fazer carreira;
  • Um casamento estável e saudável: conhecer uma pessoa e ser uma boa pessoa.

Entende que citamos coisas que parecem ser básicas, mas que todas elas possuem algo em comum? Cada uma delas precisam de certos investimentos. 

E o principal deles é o tempo! Nada – algumas por mero acaso até podem ser, há exceções – cai do céu e tudo precisa ser construído aos poucos. 

Uma casa, por exemplo, nada pode ser levantado se não houver uma base bem feita. E nem mesmo uma base pode ser feita, se não houver investimentos financeiros para terrenos, materiais e mãos de obras.

12 razões SOLIDAS para você cultivar o bom humor HOJE

Eclesiastes 3: aprenda a NÃO SER refém do tempo!

Se preocupar demais consumirá sua vida

E se há uma coisa que somos terrivelmente bons, é em sermos ansiosos para que tudo aconteça muito rápido e quando não, passamos a ser pessoas frustradas em tudo.

Quer algo pior? Fazemos comparações com outras pessoas que tinham realidades diferentes das nossas e nos sentimos para baixo por fulano ter  e eu ainda não.

Por isso há uma grande necessidade de sermos maduros o suficiente para entender que cada coisa precisa ser realizada de acordo com o seu tempo.

Ter a esperança de que acontecerá no momento cero acalmará o seu coração!

“O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã”

Valorize o tempo hoje

Nos dias de hoje, o que não falta são pessoas querendo te ensinar a valorizar o tempo você tem para coisas que te trarão grandes frutos no seu futuro.

São tantas dicas, conceitos e truques que alguns chegam a ser até absurdos de acreditar que funcionam. Mas o mais importante de todos, é a fé e a disposição:

  • Fé para crer que seus sonhos serão realizados no momento certo,
  • E disposição para fazer hoje o que ele precisa para acontecer no futuro.

Eclesiastes 3: aprenda a NÃO SER refém do tempo!

Saiba colocar cada coisa em seu lugar

“E também que todo o homem coma e beba, e goze do bem de todo o seu trabalho; isto é um dom de Deus.” (Eclesiastes 3:13)

Estude sobre aquilo que quer, faça planos à curto e à longo prazo, anote o que te impede e o que te impulsiona e jamais, em hipótese alguma, faça algo sem acreditar que dará certo.

Também não adiantará só pensar no amanhã, se no presente você não está vivendo, aprendendo, amadurecendo, agradecendo… Tudo será um fardo enorme. Cada coisa em o seu lugar!

Crie planos para ser uma pessoa realizada

Quer uma lista de coisas que te farão avançar? Vamos lá! Tenha uma agenda para planejar o seu futuro próximo e o seu futuro distante (onde você quer chegar).

Anote tarefas importantes durante a semana, saiba do que precisa aprender para conseguir alcançar suas metas e acima de tudo, faça uma coleção de bons hábitos.

Pois serão eles que te farão avançar para conseguir ser uma pessoa melhor e que reconhece cada passo que precisa dar até chegar na marca que você tanto sonha!