‘O amor tudo suporta’: uma FORTE reflexão sobre 1 Coríntios 13

Uma transformação que você jamais poderia esperar!

'O amor tudo suporta': uma FORTE reflexão sobre 1 Coríntios 13
'O amor tudo suporta': uma FORTE reflexão sobre 1 Coríntios 13

Quando chegamos a falar que “o amor tudo suporta”, rapidamente nos vem em mente que essa frase está se referindo ao amor que um casal sente, entre duas pessoas que relacionam como namorados ou casados.

Por ser um dos trechos mais conhecidos da Bíblia, ele é um versículo bastante conhecido por ser usado como lema ou frase para ser usada em casamentos, festas ou comemorações.

E até que não conhece as Escrituras Sagradas, conhece essa frase. Para todos  nós, o amor é o sentimento mais intenso que uma pessoa pode sentir por outra. 

Te interessa?

Por causa dele, as ações de quem o possui no seu coração são melhores, pessoas são mais empáticas e dispostas a fazer o bem sem precisar olhar qualquer outro tipo de interesse.

Mas há um outro lado nesse versículo

Sendo pouco falado – já que esse trecho geralmente é imerso em assuntos que relacionam casamentos -, há um ponto que esse versículo chega a enfatizar e é tão importante quanto saber sobre amor entre um casal.

'O amor tudo suporta': uma FORTE reflexão sobre 1 Coríntios 13
‘O amor tudo suporta’: uma FORTE reflexão sobre 1 Coríntios 13

Por isso, resolvemos falar sobre ele e como ele sempre está afetando de forma direta a sua forma de ser, de se relacionar e até de amadurecer diante as dificuldades da vida. Pronto para entender melhor?

O Salmo 91 da Bíblia te fará ter SEGURANÇA e paz em DEUS

O amor é um sentimento que vai além

“Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.” (1 Coríntios 13:1-3)

Para falar sobre o sentimento mais forte e impactante que podemos sentir, usar apenas esse trecho digamos que seria o suficiente para entender como é impactante ter esse amor como parte de quem você é.

Ao ser tão usado em sentidos de casamentos, namoros, festas, etc, como chegamos a falar mais acima, pouco se fala sobre as nossas ações. E no geral, as consequências que elas nos trazem.

Esse texto mostra o quão INTENSO é o amor de Deus sobre você

'O amor tudo suporta': uma FORTE reflexão sobre 1 Coríntios 13

Agir com bondade é sinal de amor

E sim, estamos falando de coisas simples! Se você é uma pessoa que não tem amor, de nada valerão os títulos ou atitudes que você possui. E sabe o que pode ser também descartado se não tiver amor?

  1. Educação,
  2. Simpatia,
  3. Generosidade, 
  4. Compaixão,
  5. Caridades,
  6. Esmolas,
  7. Humildade…

Tudo isso precisa ter o amor acrescentado. Sabe por que? Não adianta você oferecer comida para pessoas em situação de rua por prezar sua vida, se você se aborrece facilmente com seu vizinho.

Quando se tem amor, todas essas práticas são feitas por puro sentimento que habita em você. Você passa a ser bom de forma automática porque é o que esse sentimento faz.

As coisas que você JÁ FEZ precisam ficar no passado. Esse texto te dará uma LIÇÃO!

Uma pessoa que ama sabe quando agir

“Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.” (1 Coríntios 13:11)

São coisas simples! Você passa a agir com mais paciência, consegue se colocar no lugar do outro com mais facilidade, percebe que sua ajuda é bem vida e muitas outras coisas que você não conseguia enxergar antes.

Por isso a Bíblia reúne exatamente o que se precisa saber sobre como você acaba sendo afetado quando escolhe ser uma pessoa que dá amor e que sente.

30 Versículos de MOTIVAÇÃO para se sentir RENOVADO!

tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

A dupla característica do amor de Deus

“O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.” (1 Coríntios 13:4-7)

Não há nenhum duplo interesse nesse sentimento quando ele de fato é verdadeiro. Como falamos, vocês apenas age por ser quem você é e não por esperar receber algo em troca por estar fazendo isso.

40 Versículos sobre o AMOR de Deus. O maior e mais puro amor!

E isso se equipara exatamente ao amor que Deus sente pelo mundo. De acordo com a Bíblia King James, podemos definir o amor de Deus em dois tipos:

1 – O amor ativo:

É o amor que não espera receber amor ou ser amado primeiro, não espera atitudes de outros, declarações ou qualquer ação que comprove o amor dele por você.

Ele simplesmente ama sem esperar nenhuma outra atitude de quem está recebendo o seu amor, como se tomasse a iniciativa de amar.

'O amor tudo suporta': uma FORTE reflexão sobre 1 Coríntios 13

2 – O amor passivo:

Não se exaspera em querer julgar se a pessoa por quem você ama está se esforçando para retribuir o sentimento que recebeu primeiro, não se precipita nem mesmo condena.

Mas sente a mais pura e doce espera habitar dentro de si, sem esperar com ansiedade ou qualquer prejulgamento.

É INDISPENSÁVEL ter esse elemento para conseguir AGRADAR a Deus

Uma pessoa de caráter é amável

“Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.” (1 Coríntios 13:13)

E como tanto falamos sempre, viver de uma forma esperançosa e com fé de que as coisas sempre darão certo é a mais pura realidade de quem tem plena confiança nos planos de Deus.

Sendo assim, ver que o amor faz parte de qualquer espera que você tem é o mais puro reflexo de que você se tornou uma pessoa que está agradando ao Senhor.

Veja mais ›
Fechar