Será que esse é o verdadeiro segredo para uma vida PLENAMENTE feliz?

Entenda como parar de se preocupar demais com os problemas pode transformar sua vida!

Será que esse é o verdadeiro segredo para uma vida PLENAMENTE feliz?
Será que esse é o verdadeiro segredo para uma vida PLENAMENTE feliz?

Você tem dificuldades de parar de pensar nos problemas? Já aconteceu com você das suas preocupações atrapalharem seu trabalho ou estudos? Você já tenteou parar de se preocupar com os problemas?

Existe uma verdade na vida que muitas pessoas se recusam a aceitar: o ser humano não tem controle sobre muitas coisas que acontecem na vida.

As pessoas que resistem a ideia de que nós não conseguimos controlar tudo na vida tornam-se obcecadas por controle. Você sabia? Elas gostam de microgerenciar, se recusar a delegar as tarefas e tentam forçar outras pessoas mudarem também.

Além disso, essas pessoas acreditam que se conseguirem obter controle suficiente sobre a vida, elas podem evitar que coisas ruins aconteçam.

Por que nos preocupamos tanto com os problemas?

A ansiedade, as preocupações e apreensão são emoções completamente inúteis porque elas se baseiam em problemas potenciais no futuro. 

Ao contrário do medo que sentimos quando nos preocupamos com os problemas, que é uma resposta as dificuldades que enfrentamos, a ansiedade não produz nada de positivo.

como-parar-preocupar-problemas

O medo causado pelas preocupações pode ser uma emoção muito útil porque nos permite responder apropriadamente às ameaças atuais. 

O corpo do ser humano foi projetado com respostas eficazes ao medo, como lutar ou fugir, assim com também se preocupar com os problemas.

Mas quando uma pessoa aciona essas reações com ansiedade, os níveis de estresse do corpo aumentam, apesar da ausência de perigo ou ameaça imediata. 

Por isso, sem querer, ela se prepara mental, emocionalmente e fisicamente para lutar ou fugir, porém, o problema é imaginário no futuro. 

Nós estamos acostumados a segurar a tensão em nossas mentes e corpos, sem saída para isso. É natural uma pessoa se preocupar com os problemas. Porém, o perigo dessas preocupações é quando elas começam a afetar a qualidade de vida. 

Essas duas fotos mostram o quão sério pode ser ter DEPRESSÃO sozinho

Preocupar-se demais com os problemas faz mal?

Assim como ficar se preocupando demais com os problemas pode afetar sua qualidade de vida, tentar prever os problemas também é perigoso porque desvia a energia das tarefas em questão. 

Fazendo isso, você se envolve rapidamente em problemas inventados que são impossíveis de prever.

como-parar-preocupar-problemas

Quando uma preocupação da realidade se apresenta, você fica muito distraído e irritado para lidar com isso. Além disso, antecipar problemas, como se preocupar, é um hábito especialmente perigoso no campo da educação.

Ficar focado nos problemas e ficar se martirizando por tudo, você não terá tempo nem a oportunidade de correr atrás de solucionar os problemas.

Reverta esses DOIS PENSAMENTOS e supere de uma vez a ANSIEDADE

Como parar de se preocupar com os problemas?

Se você está perdendo tempo demais se preocupando com coisas que não pode controlar, com os problemas da vida, aqui você vai encontrar algumas dicas de como lidar com isso.

Confira a seguir o que você pode fazer para parar de ficar se preocupando demais com os problemas e aprender a viver bem.

1 – Tenha consciência do que você pode ou não controlar

Quando você se sentir preocupado com os problemas da vida, pare um minuto para examinar as coisas sobre as quais você tem controle e as que não tem. 

Você não pode impedir a chegada de uma dificuldade, ninguém tem esse poder, porém, você pode se preparar para ela. 

Além disso, você não pode controlar o comportamento de outras pessoas, mas pode controlar como você reage.

como-parar-preocupar-problemas

2 – Concentre-se no poder que você pode influenciar

Para ter mais influência e parar de pensar demais nos problemas, você precisa se concentrar em mudar seu comportamento.

Você precisa sem um bom exemplo e estabelecer limites saudáveis ​​para você mesmo, só assim você ficará livres de preocupações desnecessárias.

Assim, quando você estiver preocupado com os prolemas e as escolhas de outra pessoa, compartilhe sua opinião, mas apenas uma vez. 

Não tente consertar as pessoas que não querem ser ajudada. Você já tem suas preocupações, não procure mais.

5 hábitos MESQUINHOS e BOBOS que causam ansiedade até mesmo nos GRANDES empreendedores

3 – Aprenda a identificar as preocupações e medos

É fundamental para que você pare de pensar e se preocupar com os problemas e aprender a identificar quais suas maiores preocupações.

Comece a se perguntar o que tem medo que aconteça, como:

  • Estou prevendo resultados ruins?
  • Eu estou preparado para lidar com as preocupações
  • Eu estou preparado para lidar com os problemas?

Você se tornará uma pessoa melhor fazendo essas perguntas. Você precisa saber o que te deixa preocupado, o que tira o seu sono a noite. Só assim você saberá o que focar para se libertar desses pensamentos ruins.

4 – Saiba qual a diferença de procrastinar e resolver problemas

Ficar repetindo conversas na cabeça ou ficar imaginando os resultados ruins repetidamente não ajudarão você em nada para parar de se preocupar com os problemas da vida.

Comece a reconhecer que os seus pensamentos e preocupações não são úteis.

como-parar-preocupar-problemas

Com isso, levante-se e faça outra coisa por algum momento para que seu cérebro se concentre em algo mais produtivo. Melhor do que ficar perdendo tempo se preocupando com coisas que não estão no seu controle.

5 – Tenha um plano para administrar as preocupações

Uma ótima forma de fazer isso é praticar exercícios e atividades físicas regularmente, ter uma alimentação saudável e dormir o suficiente.

São apenas algumas dessas coisas essenciais que você precisa fazer para cuidar de si mesmo e parar de se preocupar demais nos problemas.

12 problemas SÉRIOS causados pelo uso excessivo do CELULAR

6 – Crie e desenvolva afirmações saudáveis para controlar os pensamentos

É muito importante você saber controlar as suas ações e pensamentos. Muitas pessoas conseguem fazer isso repetindo frases de afirmações.

Falar afirmações faz lembrar a essas pessoas que estar no controle de tudo. Esse comportamento é muito eficaz para ajudar as pessoas a parar de se preocupar demais com os problemas da vida.

Comece a usar frases de afirmações para ajudar você a identificar o que você pode ou não controlar, como:

  • Eu espero que esteja tudo bem hoje;
  • Faça acontecer tudo certo hoje;
  • Eu espero que não chova no domingo.

São afirmações assim que ajudarão você a identificar o que você pode controlar ou não. Isso ajuda você a parar de se preocupar tanto.

Você gostou de saber mais sobre como parar de se preocupar tanto com os problemas? Sabe agora como lidar com as preocupações e viver bem? Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares.

publicidade