Se você faz isso com seus PARCEIROS, jamais terá um relacionamento DE VERDADE

Entenda como a Projeção pode destruir o seu relacionamento amoroso com a pessoa que ama!

Se você faz isso com seus PARCEIROS, jamais terá um relacionamento DE VERDADE
Se você faz isso com seus PARCEIROS, jamais terá um relacionamento DE VERDADE

Existe um certa tendência de nós seres humanos em regular certos comportamentos das outras pessoas para que possamos apontar eles.fora de nós mesmos.

Fazendo isso, acabamos apontando os nossos próprios traços que negamos em nós mesmos. Você já parou para pensar nisso?

Declaramos então, desse modo, nossa separação e nossa condição de vítima, como também dos padrões que abominamos no relacionamento.

O que significa Projeção nos relacionamentos?

Esse comportamento de ficar rejeitando as nossas próprias qualidades que não gostamos e ficar vendo elas nas outras pessoas é uma projeção.

A projeção é muito destrutivo em um relacionamento amoroso entre duas pessoas que se amam. O seu poder está na incapacidade das pessoas de enxergar.

Por se uma forma de defesa subconsciente do ser humano, na maioria das vezes as pessoas ficam cegas para as próprias projeções nos relacionamentos.

projeção-no-relacionamento

Assim, alimentando essa projeção no relacionamento, nós damos a certeza de que o erro está no parceiro e acabamos não percebemos o papel que desempenhamos nisso.

Sabe qual é um resultado disso? O cônjuge perde muito tempo concentrando-se nas coisas erradas e não consegue enxergar o que realmente está acontecendo no momento.

Portanto, a projeção prejudica e muito o relacionamento entre duas pessoas, pois.a projeção coloca os dois em um papel falso, boqueando assim a boa comunicação.

85 Frases da Tati Bernardi para se sentir mais forte e ainda MAIS AMADA!

Como surge a Projeção nos relacionamentos?

É muito fácil saber se a Projeção está afetando o seu relacionamento. Você só precisa se fazer duas perguntas, são elas?

  • Sou eu?
  • São eles?

Você pode ser acusado de algo por seu cônjuge ou talvez o ele tenha dito que você é culpado pelo que você é o culpado.

Isso é um grande exemplo da mesma coisa que eles notam em você. Além disso, isso pode ser que você se sente atraído por outra pessoa fora do seu relacionamento. 

projeção-no-relacionamento

Se você não admitiu isso totalmente para si mesmo, então você acaba acusando seu parceiro de ser infiel no relacionamento. Isso é um bom sinal que a Projeção está operando no seu relacionamento.

Cuidado com esses sinais, pois o desejo de ser infiel vive dentro de você, mas você o vê em seu parceiro.

O sinal da Projeção nos relacionamentos

Outro exemplo para ficar ainda mais claro é que pode ser que seu cônjuge o acuse de ser egoísta porque você reserva um tempo para si mesmo, longe das responsabilidades da casa e da relação a dois. 

Assim como o seu cônjuge deseja profundamente cuidar de si mesmo e “correr” das responsabilidades do relacionamento

Muitas pessoas acreditam que esses desejos são egoístas. Assim, eles se ressentem por você dedicar tempo a si mesmo, porque não o fazem.

Sempre que uma pessoa renega partes de si mesmo no relacionamento, corre um grande risco de projeção.

12 HÁBITOS que todo homem apaixonado pratica (anote TODOS)

Como lidar com a Projeção nos relacionamentos?

Uma única coisa que você deve lembrar é que todo mundo faz isso. Isso mesmo, todo mundo usa da Projeção para se livrar de algo no relacionamento.

É natural do ser humano fazer isso, nós somos servos disso, pois usamos a Projeção como defesa contra as ameaças ao nosso ego.

projeção-no-relacionamento

Com isso, a primeira coisa que você deve fazer é aceitar a Projeção como algo natural do seu ser.

Portanto, não comece a se culpar por esse seu comportamento, o mais importante é que você procure como lidar com isso.

1 – Olhe para dentro de si mesmo

Cada vez que você for alertado por seu parceiro, pare um momento para enxergar para dentro de si e olhar a parte de você que é igual a ele.

Você está irritado com o seu parceiro porque ele é muito preguiçoso? Então comece e olhar para si mesmo e admita que você também é um pouco preguiçosa e não faz bem as coisas.

Talvez todo o seu “eu” prefira deitar no sofá e não fazer nada, e você odeia isso tanto quanto o seu parceiro.

Se você for honesto com o seu parceiro, geralmente verá alguma parte que desempenha mal também. Quando você começar a fazer isso, a intensidade do julgamento diminuirá.

NOMOFOBIA: o problema que o CELULAR vem trazendo e destruindo gerações

2 – Fique com os sentimentos quando for alertado

Você precisa evitar agir ou falar enquanto ainda estiver aleta, a menos que você seja capaz de compartilhar suas próprias reações, sem se identificar com os julgamentos do seu parceiro. 

projeção-no-relacionamento

Não agir as projeções do seu parceiro causará desconforto nele. Uma boa dica para isso é que quanto mais intenso é o seu desejo de mudar ou culpar do seu parceiro, mais dor você sente em torno de uma ferida emocional que negou. 

3 – Saiba lidar com o estresse do primeiro contado da Projeção

Quanto mais alto o seu nível de estresse e raiva, menos recursos emocionais você terá para lidar com os julgamentos do seu parceiro. 

Em tempos de estresse e ansiedade, é provável que você se proteja desses supostos ataques do seu cônjuge.

Além disso, comece a ficar atento quando estiver sob estresse da projeção do seu parceiro, como também tome cuidado extra para estar atento e reduzir proativamente o estresse. 

10 sinais de que NÃO É AMOR, é apenas sua dependência emocional

O que fazer quando o parceiro usa a Projeção?

Quando seu parceiro amoroso está projetando comportamentos em você, pode parecer uma loucura de início.

Você pode ser acusado exatamente das coisas que você sabe que o seu parceiro faz, mas que ele só está projetando culpa em você.

Parece uma reversão completa de comportamento ruins na relação, não é mesmo? De início muitas pessoas ficam chocadas.

projeção-no-relacionamento

Você pode se sentir tentado a se defender e provar sua inocência em momentos como esses, mas a coisa a fazer nesta situação se resume a apenas duas coisas:

1 – Simplifique a situação da forma mais respeitosa possível

Por muitas vezes em situações de projeção no relacionamento, a melhor coisa é dizer é?

  • Parece que não é sobre mim, mas sim sobre você.
  • Por que você me julga de coisas que você faz?

Nesse momento, é importante você ser compassivo consigo mesmo, porque esse tipo de comportamento se equipara a uma traição.

Ser atacado por uma coisa que não faz, mas sim por uma coisa que o seu paceiro faz é sim uma traição da confiança entre os dois.

2 – Não se explique, mas sim se defenda das acusações

A única forma de evitar que as acusações se ampliem é não tentar se explicar por uma coisa que não fez, mas sim defender-se com bons argumentos contra as projeções de culpa do seu parceiro.

Você gostou de saber mais sobre o perigo da Projeção nos relacionamentos? Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares.