CHÁ DE CAVALINHA: benefícios que renovam a saúde

Entenda como esse chá pode melhorar sua saúde!

CHÁ DE CAVALINHA: benefícios que renovam a saúde
CHÁ DE CAVALINHA: benefícios que renovam a saúde

Você ouviu falar no chá de cavalinha? Sabia que esse tipo de erva medicinal é originária do Oriente Médio, Europa e até no Brasil, sendo muito benéfico para a saúde?

Esse tipo de erva que dar vida ao chá de cavalinha é conhecida por vários nomes, como rabo-de-cavalo, erva-canudo e até cavalinha-gigante. 

Essa planta recebe esse nome por seu caule é parecido com um cauda de cavalo.

Te interessa?

O seu sucesso vem das suas propriedades minerais, pois a erva é composta por fósforo, cálcio e potássio. São ótimas fontes de vida para a nossa saúde.

Qual a importância desse chá para nossa saúde?

O chá de cavalinha é bastante famoso por suas propriedades diuréticas e também pela sua capacidade de reduzir a retenção de líquido no corpo, assim como lidar com problemas toxicológicos.

Sendo assim um poderoso diurético, o chá de cavalinha trabalha nos processos de incontinência urinária em crianças, além, claro, de ajudar na diminuição de peso corporal, ajudando assim muitas pessoas no quadro de obesidade.

chá de cavalinha

Muitas nutricionistas ao redor do mundo tentar explicar que as vantagens medicinais desse chá funcionam e que ainda são muito indicado nos casos de doenças em órgão críticos do corpo, como os rins e a bexiga.

O chá de cavalinha pode atual em várias áreas de nossas vidas em relação à saúde, como:

  • Sendo um anti-inflamatório
  • Revitalizante natural;
  • Auxiliar na circulação sanguínea;
  • Benefícios para o metabolismo;
  • Ajudar na eliminação de várias toxinas presentes no corpo.

Os grandes efeitos do chá acabam favorecendo as pessoas que querem perder gorduras localizadas em determinado ponto do corpo, assim, agregando vários benefícios no organismo.

20 alimentos PODEROSOS que ajudarão na limpeza dos rins

Como o chá atua em nosso corpo?

Você conhece alguma pessoa que sofre com hemorragias nasais? Sabia que o chá de cavalinha pode ajudar essas pessoas? Além, claro, ainda falando de hemorragias, o chá pode ajudar as mulheres no período menstrual.

Isso porque o chá tem um poder gigantesco no tratamento de inflamações, inchaços. Outra ótima qualidade da atuação do chá em nosso corpo é a quantidade de fibras que ajudam na saúde das artérias.

Muitas pessoas procuram o chá de cavalinha para melhorar a circulação do sangue no corpo e, consequentemente, melhorar a saúde do coração.

chá de cavalinha

Além dessas ótimas vantagens para os órgãos internos do corpo, o chá de cavalinha pode ajudar você na estética. Você sabia disso?

O chá é um ótima remédio natural para hidratar a pele e livrar o seu rosto de acnes e oleosidade. Assim como tratar cicatrização.

Quais os benefícios do chá de cavalinha para a saúde?

Além de aumentar o condicionamento físico e mental, o chá de cavalinha tem o poder de tratar a ansiedade e o estresse. Muitas outros benefícios podem ser destacados quando o assunto é saúde.

1 – Retenção de líquidos

O chá de cavalinha pode ajudar as pessoas com retenção de líquido, assim, facilitando a perda de peso corporal.

2 – Melhorar o organismo

Esse tipo de chá tem o poder de auxiliar na eliminação de toxinas no organismo.

3 – Incontinência urinária

O consumo moderado do chá pode atuar nos processos de incontinências em crianças.

Você já ficou com a orelha queimando? Esse é o real motivo!

4 – Perda de peso

Inserir o chá de cavalinha na dieta pode ajudar na redução do peso corporal e na queima de gordura localizada no corpo.

5 – Melhorar a saúde dos rins e da bexiga

Isso mesmo, o consumo moderado desse tipo de chá pode ajudar no tratamento de doenças nos rins ou na bexiga.

chá de cavalinha

6 – Circulação do sangue

Muitas pessoas não sabiam, mas o chá de cavalinha pode ajudar pessoas com problemas de circulação de sangue no corpo.

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

7 – Tratar hemorragias

Muitas pessoas sofrem com isso todos dos dias. O chá pode auxiliar no tratamento de hemorragias nasais e na perda de sangue no período menstrual das mulheres.

8 – Tratar inflamação

O consumo moderado do chá de cavalinha pode ajudar no tratamento de inflamações da próstata.

CHÁ DE ALECRIM: 12 benefícios que você precisa conhecer já!

9 – Tratar a pele

Para quem sofre com uma pele ressecada e com problemas de hidratação, o chá de cavalinha pode auxiliar no tratamento. Além disso, o chá pode ajudar pessoas com problema de oleosidade no rosto.

chá de cavalinha

10 – Calmante natural

Se você está sofrendo muito com a ansiedade e o estresse, esse tipo de chá pode ajudar você a ter uma vida mais tranquila. 

É importante destacar que esses efeitos benéficos para a saúde ao consumir o chá não é conquistado de um dia para ou outro. Tudo requer tempo e paciência.

A verdade é que beber o chá de cavalinha deve ser moderado e adequado para cada pessoa, isso para que o chá possa usufruir de suas vantagens medicinais.

12 chás RELAXANTES que te ajudarão a acalmar e combater o estresse

Como preparar um chá de cavalinha?

Devido as suas propriedades medicinais, muitas pessoas usam o chá de cavalinha como medicamento natural para tratar uma determinada doença.

O fato é que a utilização desse tipo de chá de forma terapêutica pode ser realizado por meio dessa bebida quente. Veja a seguir como você pode preparar um chá de cavalinha.

Modo de preparo:

  1. Uma colher de sopa de cavalinha;
  2. Uma xícara de água fervente;
  3. Botar a cavalinha e a água por dez minutos no fogo;
  4. Após o fervimento da água, coar e consumir até duas xícaras por dia.

Após o preparado o chá de cavalinha, a bebida pode ser utilizado como banho, água para lavar os olhos ou usar como compressa.

chá de cavalinha

Quais cuidados tomar ao consumir chá de cavalinha?

Apesar das fundamentais vantagens em consumir o chá de cavalinha, existe uma necessidade de ter cuidado na qualidade do consumo diariamente.

A verdade é que um consumo demasiado ou exagerado desse tipo de erva pode fazer com que os níveis de Vitamina B1 de uma pessoa baixem.

Se o seu caso seja consumir o chá de cavalinha para algum tipo de tratamento medicinal, é recomendado beber uma quantidade suficiente recomendado por um profissional da saúde.

Além disso, é aconselhável não beber bebidas alcoólicas enquanto estiver em tratamento com o chá de cavalinha, isso porque a bebida alcoólica pode fazer com que os níveis de Tiamina no corpo abaixe.

Você gostou de saber mais sobre o chá de cavalinha e seus benefícios para a saúde? Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus familiares e amigos. Não deixe de melhorar sua condição física consumindo essa ótima escolha de chá.

Veja mais ›
Fechar