Esse poema de Fernando Pessoa te fará repensar sobre quem você está se tornando
Esse poema de Fernando Pessoa te fará repensar sobre quem você está se tornando

Esse poema de Fernando Pessoa te fará repensar sobre quem você quer ser DE VERDADE

Quem você está sendo hoje?

publicidade

Qual é o preço que pagamos por mostrar os nossos verdadeiros sentimentos?

Viver ver nos anos atuais está cada vez mais restrito as provas dos afetos que tanto eram mostrados nas décadas passadas.

Passamos por gerações que menosprezavam uma falta de romantismo e que viviam na corda bamba quando o quesito eram demonstrações de amores intensas.

publicidade

Mas hoje, parece existir um certo incômodo por parte da maioria das pessoas que falam abertamente sobre os sentimentos, escancara de verdade tudo aquilo que guardo no peito. 

Fernando Pessoa é um poeta, dramaturgo, filósofo, crítico literário e dono de todas as nossas admirações que nos encanta até hoje com as belas palavras que trouxe em sua vida.

Em um de seus poemas, de Fernando chega a nos trazer uma mensagem sobre intensa sobre tudo aquilo que nos faz arder o nosso interior.

publicidade

O que pode parecer ser um grande problema hoje, esse poema é intitulado como Tenho Tanto Sentimento nos faz repensar em tudo aquilo que estamos acreditando, cultivando e deixando para as gerações futuras.

O valor que todo sentimento tem precisa ser bem mais que merecido

Quando Fernando chega ajuntar cada palavra que compõe este poema, não é nenhum exagero levarmos cada trechinho como um verdadeiro conselho a ser vivido por todas as pessoas.

Mais do que nunca, precisamos lembrar de como uma perda de mão acalentador, um abraço verdadeiro ou até mesmo uma simples frase que traduz sentir falta de alguém, são gestos que precisam ser vividos todos os dias.

Assim começa o seu poema:

Tenho tanto sentimento
Que é frequente persuadir-me
De que sou sentimental,
Mas reconheço, ao medir-me,
Que tudo isso é pensamento,
Que não senti afinal.

De que vale viver se não somos cheios de sentimentos a transbordar em todos os nossos bons momentos?

publicidade

Mas a seguir, temos um grande questionamento que nos impulsiona ainda mais a nos questionar:

Temos, todos que vivemos,
Uma vida que é vivida
E outra vida que é pensada,
E a única vida que temos
É essa que é dividida
Entre a verdadeira e a errada.

E é exatamente sobre isso que devemos pensar todos os dias que nos levantamos de nossas camas para viver. Fernando Pessoa termina seu poema dizendo:

Qual porém é a verdadeira
E qual errada, ninguém
Nos saberá explicar;
E vivemos de maneira
Que a vida que a gente tem
É a que tem que pensar.

Como viver sem aproveitar todos os dias de nossas vidas?

Em uma era onde ter um coração de pedra é algo que inspira, que se respeita, que se merece e que sim procura sempre ter, difícil é reconhecer os grandes valores que o nosso viver pode trazer.

Fernando Pessoa nos traz uma grande mensagem sobre nos fazer repensar em tudo aquilo que estamos fazendo com as nossas vidas, algo a ser feito todos os dias.

 Levantar questões como:

  •  Será que de fato amo o meu trabalho?
  •  Isso merece tudo o meu tempo?
  •  Preciso ser outra pessoa para agradar aos outros?
  •  Dizer não está fora de cogitação?

Não é clichê quando falamos que precisamos viver de forma intensa por termos apenas uma vida. Essa é a questão mais óbvia e importante que todo ser humano deveria tragar valores reais.

Se hoje buscamos não sentir, o que será do nosso amanhã ao lado das pessoas que amamos e tentamos cativar parece estar presente em todos os nossos momentos?

 Uma lição que devemos aprender e repassar sem temer, é que é preciso sim colocar todos os sentimentos do mundo em tudo aquilo que fazemos, pensamos e trazemos para o nosso presente.

Você só tem esse agora para viver

Uma vida que é vivida e outra vida que é pensada…

Como podemos dizer que somos felizes e vivemos da forma mais robusta possível, se estamos sempre a se desmanchar para poder nos encaixar em grupos que não somos aceitos por sermos quem somos?

É preciso entender que em cada ser humano bate dentro do seu peito uma própria Essência que jamais poderá ser copiada por outro.

Se você reconhece os grandes sentimentos que possui, parabéns! Você é uma verdadeira pessoa de ouro e sabe que para dar o grande valor à vida, é preciso correspondê-la com os mais intensos amores e paixões que podem ser depositadas.

Quando te falam em “ser trouxa”, “ser feito de bobo”, ” ser feito de otário” ou qualquer coisa similar porque você depositou confiança e sensibilidade em uma relação e acabou sendo enganado, saiba que a pessoa mais forte é você.

Não abra mão dos sentimentos que possui

Todos os dias levantamos tentando acertar em tudo. Todavia, também em todos os dias erramos em várias coisas que fazemos ou deixamos de fazer, isso é normal do ser humano e faz parte de nossas vidas.

O que você precisa entender, é que assim como todas as outras pessoas, estaremos a vida inteira esbarrando com pessoas que não saberão valorizar todo amor que damos e todo sentimento que depositamos em tudo que fazemos.

 E lembre-se sempre:

O erro nunca está em você, mas em quem abrir mão do sentir.

Sabemos que por mais difícil que seja superar todas as perdas, traições, rejeições e renúncias, quando mantemos aquecido a chama dos verdadeiros sentimentos dentro de nós, isso tudo será mais fácil de superar.

Assim como disse o grande poeta Carlos Drummond de Andrade: tenho apenas duas mãos e o sentimento do mundo, esse pode ser um dos bens mais valiosos que você carregará por toda a sua vida.

E sabe qual o mais importante de tudo isso

Você transforma a vida de muitas pessoas que estão ao seu redor, principalmente aquelas que você tanto ama e tem poder de influência por ser reconhecido como uma pessoa de coração bom.

Nunca abra mão do sentir, isso é uma das essências da vida!