Apenas esses 2 hábitos conseguem te fazer envelhecer com saúde

Mantenha seu corpo funcionando bem!

Apenas esses 2 hábitos conseguem te fazer envelhecer com saúde

Para quem ama praticar esportes sabe a sensação dos lábios ressecados e a transpiração excessiva após uma sessão de atividade intensa, corrida ou mesmo musculação. 

Essas situações de boca ressecada são maiores no verão para quem pratica qualquer tipo de atividade física, especialmente quando existem temperaturas altas por causa das estações do ano.

A verdade é que o que causa esses sentimentos de desidratação durante e após uma atividade física é a falta de água o suficiente, isso é fato.

Te interessa?

Já parou para pensar em como você pode reduzir esses sintomas? Será que existem recomendações baseadas em evidências para lidar com a desidratação excessiva durante e após atividades físicas?

Como anda o seu hábito de hidratação nas atividades físicas?

Antes de tudo, é fundamental você entender bem como a hidratação é importante para a sua saúde. São várias as pessoas que desejam desenvolver o hábito da atividade física e esquecem de se hidratar.

hábito de hidratação nas atividades físicas
Apenas esses 2 hábitos conseguem te fazer envelhecer com saúde. (Imagens: Unsplash)

Sabia que o hábito da atividade física e o hábito da hidratação tem o poder de ajudar as pessoas a envelhecerem com mais saúde?

A desidratação durante ou após uma atividade física é o processo de perda de água, podendo até chegar ao estado real de estar em um déficit hídrico além do normal – isso é perigoso para a saúde.

Se você deseja um dia envelhecer com saúde e ter um corpo saudável, comece hoje mesmo a desenvolver esses dois hábitos para beneficiar sua saúde, são eles:

  • Hábito da atividade física;
  • Hábito da hidratação do corpo.

Além dos outros fatores para ter uma saúde de qualidade, como sono, alimentação e cuidado da mente, a hidratação somada com a atividade física deve ser respeitada como um hábito diário.

20 alimentos ricos em ÔMEGA-3 para quem quer ter uma saúde de ouro

A desidratação durante a atividade física

Quando as pessoas pensam em perda de água durante a atividade física, geralmente elas pensam no ato de perder suor. 

No entanto, o corpo humano também perde água através de outras coisas, como:

  • Respiração;
  • Função gastrointestinal;
  • Funções renais. 

A verdade é que você não só perde água quando está suando, mas também quando perde uma série de outras coisas importantes, como eletrólitos.

Os eletrólitos são fundamentais para a manutenção de inúmeras funções do corpo humano, incluindo:

hábito de hidratação nas atividades físicas
  • Função do sistema nervoso;
  • Manutenção do equilíbrio hídrico.

Com isso, quando você usa para auxiliar na dissipação do calor gerado durante qualquer tipo de atividade física, isso pode ser agravado por fatores ambientais, como, por exemplo:

  • Temperatura;
  • Radiação solar;
  • Calor do solo e umidade. 

Independentemente disso, vários estudos já comprovaram que um déficit de líquidos superior a 2% leva a prejuízos no desempenho na atividade física e na função cognitiva. 

A falta de líquidos de 3% a 5% pode levar a prejuízos na atividade física de alta intensidade, como o treinamento de força e resistência. 

Sendo assim, sem mencionar o crescimento do risco de uma série de problemas de saúde relacionadas ao calor, como:

  • Desmaios;
  • Cãibras;
  • Insolação.

Independente de como seja o seu hábito diário de treino, é fundamental você cuidar também do hábito de beber água durante o dia junto com as atividades físicas.

10 opções de chás que ajudam parar a retenção de líquido e melhoram o bem-estar

Como saber se o corpo está  hidratado?

O fato é que existem várias formas diferentes de monitorar os níveis de hidratação do seu corpo, embora três sejam mais comuns de usar, são elas:

  • Usar a sede como um indicador de desidratação;
  • Medir as mudanças no peso corporal e retenção de líquido;
  • Monitor a cor da urina, pois se estiver muito amarelo, seu corpo precisa de água.
hábito de hidratação nas atividades físicas

Uma forma mais simples é utilizar a sede como medida de desidratação do corpo. Normalmente, quando você sente sede, já perdeu cerca de 1% a 2% da massa corporal, sabia disso?

Já a outra forma é a flutuação no peso corporal, a famosa retenção de líquido no corpo. Uma pessoa deve medir seu peso corporal antes e depois da atividade física para saber se o seu corpo está retendo água. 

Hidratação + Atividade Física: quais são as recomendações?

Não deixe de lado a falta de hábito de não se hidratar antes, durante e depois das atividades físicas, isso porque esses dois hábitos devem andar juntos para que ajude o seu corpo a envelhecer melhor e mais saudável.

Confira a seguir quais são as recomendações certas no antes, durante e depois das atividades físicas em relação a beber água e deixar o corpo super hidratado e com saúde.

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

1 – Antes da atividade física

No geral, a recomendação correta para hidratar o corpo antes da atividade física deve ser equilibrada, pois é que as pessoas se hidratam adequadamente antes da atividade só quando já estão doentes.

A hidratação correta do corpo antes da atividade física consiste em consumir cerca de 2 e 4 ml de água por kg de peso corporal entre 2 a 4 horas antes da atividade física.

2 – Durante a atividade física

Uma determinada pessoa deve beber água periodicamente durante o dia, assim como também em qualquer tipo de atividade física, seja ela pesada ou leve.

Você precisa saber que a recomendação correta para beber água durante a atividade física e hidratar o corpo é de 0,4 a 0,8 litros por hora.

hábito de hidratação nas atividades físicas

Com isso, o consumo de água deve ser variado de acordo com o organismo da pessoa, tipo de atividade e fatores ambientais que podem botar o processo de hidratação em risco.

Quer ter uma velhice mais saudável? Então você deve considerar o consumo de uma bebida contendo algum carboidrato e eletrólitos para atividade física.

3 – Após a atividade física

Para repor a água que você perdeu durante a atividade física, é recomendado consumir de um a um litro e meio de água para cada quilograma de peso corporal perdido, só basta fazer o cálculo.

Além disso, vale a pena prestar atenção para beber muito líquido após a atividade física, pois também pode levar a efeitos colaterais ruins para a saúde, por isso, comece a usar a recomendação como ponto de partida.

Você gostou de saber sobre esses dois hábitos que podem ajudar você a envelhecer de forma saudável? Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares. Aproveite essa oportunidade para cuidar melhor da sua saúde.

Veja mais ›
Fechar