10 maneiras extremamente fáceis e rápidas de sair de um mau humor

A chave é entender por que você está realmente para baixo.

publicidade

Nós todos ficamos de mau humor – e, eventualmente, conseguimos sair desse estado.

A principal razão pela qual temos dificuldade em sair dele mais rapidamente é porque não podemos afastar o mau humor quando não estamos cientes do que está causando ele.

Da próxima vez que você ficar de mau humor, não espere apenas que a nuvem escura vá embora. Existem passos que você pode dar para melhorar seu humor, e o primeiro é descobrir o que está causando isso.

publicidade

Aqui estão 10 causas comuns de mau humor – e o que você pode fazer para bani-las. Confira:

Como sair de um mau humor

1. Culpa: Sentir-se mesmo ligeiramente culpado pode ter um enorme impacto no nosso humor. Esquecer o aniversário de alguém pode fazer você se sentir mal, mesmo se você se desculpar (mas certamente se você não se desculpar).

A melhor maneira de resolver sentimentos de culpa é reparar suas ações.

publicidade

Se você ainda se sentir mal com o aniversário perdido, reserve alguns minutos para enviar um cartão de desculpas bonitinho e engraçado, um cartão eletrônico ou um presente.

A pessoa vai apreciar o gesto e você vai se sentir melhor assim que você clicar em enviar.

2. Pequenas rejeições: A rejeição é uma lesão emocional extremamente comum, especialmente na era da mídia social. Quando você publica suas fotos de férias no Facebook ou no Instagram e ninguém “curte” elas, pode doer.

No entanto, como você não conhece as circunstâncias, é importante não levar as coisas para o lado pessoal.

As pessoas geralmente verificam as mídias sociais na hora; enquanto aguardam o elevador (ou o médico), presos em um semáforo (ou em uma reunião), ou enquanto estão sentados em um ônibus.

publicidade

Se alguém próximo não respondeu, você pode assumir que ele estava ocupado demais, e enviar um texto ou mensagem pedindo para ele dar uma olhada em suas fotos, se você está ansioso para compartilhar (ou obter a resposta desejada).

3. Tarefas pendentes: Nossas listas de tarefas mentais podem ficar no fundo de nossa mente, nos importunar e derrubar nosso humor. Mas você não precisa completar todas as tarefas pendentes para melhorar seu humor.

Estudos descobriram que apenas fazer um plano para lidar com as tarefas é suficiente para eliminar as perturbações mentais e melhorar o seu humor.

Portanto, decida quando você fará a tarefa, defina um lembrete em seu telefone ou coloque um post-it e observe seu humor ficar mais leve.

4. Pensativo: Muitos de nós podem ficar presos repetindo cenas perturbadoras que ocorreram dias, semanas ou até meses atrás.

Quando um filme perturbador continua rolando no fundo de sua mente, use técnicas de distração para reduzir a intensidade e a frequência.

Estudos mostram que mesmo uma distração de dois minutos (como fazer palavras cruzadas ou jogar Candy Crush ou Sudoku) é suficiente para romper o pensamento angustiante e restaurar o seu humor.

5. Ter um dia de baixa autoestima: Como o proverbial dia de cabelo ruim, às vezes nós apenas acordamos nos sentindo mal por nós mesmos, sem nenhuma razão aparente.

Nossa autoestima tende a flutuar, mas também é importante levantá-la quando ela estiver baixa. Portanto, quando a sua autoestima estiver em queda, faça algo para se sentir bem consigo mesmo.

Exercite-se e libere algumas endorfinas; use algo que você se sinta bem; planeje algo que você esteja ansioso para fazer; ou ligue para alguém que realmente goste de você e faça você se sentir bem sobre quem você é.

Como sair de um mau humor

6. Temer o fracasso: Podemos nos preocupar com uma próxima maratona, uma apresentação no trabalho ou um exame importante por dias ou mesmo semanas de antecedência.

Para sair dessa fixação, concentre-se nas coisas que estão sob seu controle:

Reforce o trabalho de estrada, crie apoio entre os colegas apoiando e incentivando o trabalho deles (o que os tornará mais propensos a apoiar os seus) ou faça um cronograma detalhado de estudos pode ajudar a reduzir o medo do fracasso e os péssimos estados de espírito.

7. Sentir-se desconectado: Podemos ficar tão presos na vida que negligenciamos nossas necessidades emocionais e sociais e começamos a nos sentir desconectados das pessoas ao nosso redor.

Para superar esse sentimento, ligue para um ente querido ou faça uma pausa e brinque com seu animal de estimação.

Estudos também descobriram que mesmo breves interações sociais com conhecidos podem melhorar o humor.

8. Ficar preso em pequenos aborrecimentos: À medida que passamos por nossas vidas ocupadas, pequenos aborrecimentos – cobranças incorretas em uma conta de telefone, serviço de TV a cabo ruim, carro parando – podem se tornar exagerados e arruinar nosso humor.

Para restaurá-lo, obtenha perspectiva e lembre-se do quadro geral. Use a pergunta de um ano: isso é algo que você vai lembrar em um ano? Se não, não vale a pena ficar incomodado.

Para equilibrar ainda mais o seu humor, faça um exercício rápido de gratidão: faça uma lista de cinco coisas pelas quais você é grato e que realmente importam – seus filhos são saudáveis, você tem um bom emprego, tem amigos que se importam, etc.

9. Fome: Este é bastante óbvio, mas é incrível a frequência com que nos esquecemos de considerá-lo. Estar com fome afeta nosso humor muito mais do que tendemos a perceber.

Se já faz um tempo desde a última vez que você comeu… faça um lanche.

10. Exaustão: Isso também se enquadra na categoria óbvia, mas muitas vezes negligenciada.

As crianças não são as únicas que ficam irritadas quando estão cansadas. Quando não dormimos o suficiente, isso afeta significativamente nosso pensamento, criatividade e, especialmente, nosso humor geral.

Se você conseguir, tire uma soneca de 15 minutos. Mesmo um breve cochilo pode ser suficiente para recarregar suas baterias e tirar você do desânimo.

Este artigo é uma tradução do Awebic do texto originalmente publicado em Psychology Today, escrito por Guy Winch Ph.D.

Imagens: pexels.com e pixabay.com

Gostou do conteúdo? Então comente e compartilhe-o com seus amigos