Não consegue dormir cedo? Você pode ser mais inteligente e criativo do que imagina!

É o que diz a ciência.

publicidade

Se um dos seus maiores sonhos é poder passar a madrugada lendo um bom livro, estudando, ouvindo música, batendo papo com os amigos e até mesmo trabalhando sem ter de lidar com as profundas e mau humoradas olheiras do dia seguinte, este post é para você!

Et Spires

Foto: ET Spires.

publicidade

Você entende muito bem que o problema não está tanto no momento em que o despertador toca, mas principalmente na massacrante dificuldade em pegar no sono na noite anterior.

Afinal de contas, é neste momento em que as ideias surgem e é quando você está mais disposto pra qualquer atividade física ou mental!

BBC.co.uk

Foto: BBC UK.

publicidade

No entanto, sua mãe, alguns amigos e o seu chefe não querem saber de justificativas: eles querem que você seja produtivo na hora do dia em que todos o são.

Felizmente, alguns pesquisadores espalhados pelo mundo sabem que somos diferentes e, por isso, desenvolveram estudos para explicar como funcionam os cérebros de quem dorme tarde e de quem dorme cedo.

Um comportamento que nem toda a sociedade compreende.

Ao contrário do que muitos pensam, dormir tarde (e consequentemente acordar tarde) não é necessariamente um sinal de insônia muito menos de “vagabundagem”. Muitas pessoas sentem a necessidade orgânica de focar suas atividades no período noturno ao invés do matutino.

Live Strong

Foto: Live Strong.

publicidade

O que as pesquisas indicam, entretanto, é que ao invés de ser algo negativo, esse hábito que torna cruel a rotina de um trabalhador convencional pode indicar maior criatividade e inteligência.

Eles mergulham no seu próprio momento criativo.

De acordo com uma pesquisa publicada pelo The Huffington Post, quem dorme tarde não está preocupado com o horário de ir para cama, dá mais valor ao seu momento criativo e ainda pode ser uma ótima companhia.

Além disso, pesquisadores da Universidade de Madri perceberam que dos 1.000 estudantes analisados, aqueles que dormem tarde apresentam notas mais altas do que os outros.

Business Insider

Foto: Business Insider.

Quando estão acordados, eles estão ACORDADOS!

Se por um lado quem acorda cedo geralmente está bem disposto pela manhã, por outro lado, eles apresentam uma queda de produtividade por volta das 17h, como aponta o estudo da italiana Marina Giampietro.

Já quem pode acordar mais tarde e tem a tendência natural de estender as atividades do dia noite adentro, sente-se mais disposto no final do dia.

Portanto, você vai perceber que seu amigo que dorme tarde estará mais entregue ao espírito criativo durante a noite. Giampietro acredita que essa criatividade vem de um “desenvolvimento não-convencional e de uma habilidade de encontrar alternativas e soluções originais”.

Daily Mail

Foto: Daily Mail (HBSS/Corbis).

Eles se estressam menos.

Uma coisa não se pode negar: as pessoas que acordam mais cedo geralmente são mais ágeis durante o dia. Você, que não se inclui neste grupo, pode ser um pouco mais lento que os outros (assim como eu).

Mas quem disse que isso é ruim?

Fazer as coisas mais vagarosamente demonstra paciência e uma capacidade muito maior de lidar com o estresse. Consequentemente, quem dorme tarde da noite tende a ser uma pessoa mais calma, menos estressada.

Foto: Huffington Post

Foto: Huffington Post.

Por isso, se você costumar ir tarde para a cama mas tem de acordar muito cedo, geralmente perderá boa parte da manhã até estar suficientemente acordado – a não ser que seu organismo precise de pouquíssimas horas de sono; então, o horário que você vai para cama não influenciará tanto o seu humor.

É claro que todas essas condições dependem de uma boa noite de sono e a quantidade de horas necessárias variará de pessoa para pessoa.

Há também as pessoas que preferem trabalhar ou estudar à noite simplesmente porque sentem dificuldade de fazê-lo em ambientes muito tumultuados – como um escritório pode ser, por exemplo.

Então, se você se identificou com este post, conte pra gente como funcionam seus horários, seu humor e sua personalidade que se refletem nesse comportamento.

Fonte: elitedaily.com.

Se você tem algum amigo de quem lembrou quando leu este texto, compartilhe agora mesmo!