Quer se lembrar mais das coisas? Melhore ISTO e tenha resultados

Entenda como uma boa noite de sono pode potencializar sua memória!

Quer se lembrar mais das coisas? Melhore ISTO e tenha resultados
Quer se lembrar mais das coisas? Melhore ISTO e tenha resultados

Não é segredo que uma ótimo noite de sono faz você se sentir melhor. Um período de descanso durante a noite não apenas dá ao corpo tempo para descansar e recuperar, como também pode ser crucial para a capacidade do cérebro de aprender e lembrar das coisas.

Durante o descanso no período da noite, enquanto o seu corpo descansa, o seu cérebro está ocupado processando informações do dia e formando memórias. 

Por isso, se você não consegue dormir bem, corre um grande risco de você desenvolver vários problemas de saúde graves, como:

  • Hipertensão;
  • Obesidade;
  • Diabetes. 

Assim como a sua capacidade de aprender e reter novas informações pode ser prejudicada.

dormir-bem-memória

Portanto, isso pode não ser novidade para qualquer um que fez um estudo durante a noite para um teste apenas para descobrir que os fatos e números que conheciam às duas da manhã não puderam ser recuperados no dia seguinte. 

A verdade é que sem um sono adequado, o seu cérebro fica nebuloso, seu julgamento é pobre e suas habilidades motoras finas prejudicadas. Veja a seguir como não dormir bem pode afetar sua memória.

Apneia: cuide do seu SONO ou perca a sua MEMÓRIA

O poder de dormir bem para sua memória

Vários estudos de imagem e comportamentais realizados nessa área continuam a mostrar o papel importantíssimo de dormir bem e que o sono desempenha na aprendizagem e na memória das pessoas.

Os pesquisadores dos estudos acreditam que o sono afeta o aprendizado e a memória de duas maneiras.

A primeira é que a falta de sono, como não dormir bem, prejudica a capacidade de uma pessoa de se concentrar e aprender com eficiência.

O segundo é o sono ser necessário para consolidar uma memória – torná-la fixa – para poder ser relembrada no futuro.

dormir-bem-memória

A importância do sono para a memória

O fato é que existem diferentes tipos de memórias no ser humano. Você sabia disso? Algumas dessas memórias são baseadas em fatos, como lembrar o nome das capitais dos estados. 

Já algumas dessas memórias são episódicos – baseados em eventos de sua vida, como seu primeiro beijo. Por outro lado, algumas memórias são procedimentais ou instrutivas, como andar de bicicleta ou tocar piano.

Para que algo se torne uma memória, três funções devem ocorrer, incluindo:

  • Aquisição (Aprender ou experimentar algo novo);
  • Consolidação (A memória torna-se estável no cérebro);
  • Lembre-se (Ter a capacidade de acessar a memória no futuro).

Para você entender melhor, tanto a aquisição quanto a recordação são funções que ocorrem quando você está acordado. 

No entanto, os pesquisadores dos estudos acreditam que o sono é necessário para a consolidação de uma memória, não importa o tipo de memória. 

Sem um sono adequado durante a noite, o seu cérebro tem mais dificuldade para absorver e relembrar novas informações. Quando você não dormiu bem, você sentiu perda de memória?

16 fatos interessantes sobre alimentos que te ajudarão a comer melhor

dormir-bem-memória

O poder do cochilo para a restauração da memória

Você sabia que o sono faz mais do que ajudar a aguçar a mente. Vários estudos realizados na área mostraram que o sono afeta também: 

  • Os reflexos físicos;
  • As habilidades motoras finas;
  • O julgamento. 

Além disso, um estudo realizado nessa área para reforçar a teoria mostrou que os participantes privados de sono tinham maior probabilidade de pensar que estavam certos quando, na verdade, estavam errados.

Os estudos envolvendo testes de memória mostram que depois de uma única noite de sono, ou mesmo um pequeno cochilo, as pessoas têm melhor desempenho, seja em um teste, no escritório, no campo de atletismo ou em uma sala de concertos.

O RANCOR pode destruir sua SAÚDE! 18 formas de eliminá-lo AGORA

Como dormir bem e lembrar melhor das coisas?

Você está com problemas de memória durante o dia? Está sentindo que está esquecendo de coisas simples do dia a dia? Não se preocupe, pois, temos a solução para o seu problema.

Confira a seguir algumas dicas que ajudarão você a dormir melhor e ter uma boa restauração da sua memória durante o dia. Entenda como uma boa noite de sono pode melhorar sua capacidade de lembrar de coisas simples no seu dia a dia.

dormir-bem-memória

1 – Dormir na mesmo hora

Para você ter uma boa retenção de informações obtidas durante o dia, é importante que você vá  dormir e acorde na mesma hora todos os dias.

Como alcançar o sono profundo em 10 passos (o nono é indispensável)

2 – Realizar atividades físicas

Fazer exercício físico todos dos dias, mas não exercer perto de deitar para ir dormir. Os especialistas recomendam reservar pelo menos três horas entre os exercícios e a cama.

3 – Não beber café

É fundamentam para você que quer dormir melhor evitar tomar cafeína, álcool e nicotina antes de dormir. Isso porque bebidas desse tipo irá tirar sua vontade de dormir.

4 – Ter uma rotina

Tire um tempo para relaxar a mente e o corpo antes de dormir. Tome um banho bem quente, leia um bom livro, beba um pouco de chá sem cafeína e evite qualquer atividade que possa causar tensão.

5 – Evitar comer e ir dormir

É muito importante para o seu corpo que você termine de comer duas a três horas antes de ir para a cama descansar. Isso ajudará você a ter uma noite tranquila de descanso.

6 – Ter uma ambiente adequado para dormir

Não adianta nada você realizar as dicas anteriores sem fazer essa. Por isso, comece a criar um ambiente agradável para dormir, como deixar o quarto escuro, fresco e confortável.

10 exercícios para fazer com seu parceiro e quebrar o tédio da quarentena!

dormir-bem-memória

7 – Livrar-se de sons desagradáveis

Use uma máquina de som, ou outro tipo de dispositivo de ruído branco, para bloquear sons indesejados é uma ótima dica para que buscar ter uma boa noite de sono que restaurar melhor a memória do dia.

8 – Não usar dispositivos eletrônicos antes de dormir

Não assista televisão nem use o computador ou o smartphone na cama para ir dormir. Use seu quarto apenas para dormir.

Pais perdem o sono por causa dos filhos mesmo quando adultos, diz estudo

9 – Ter uma vida Fit

Manter um estilo de vida saudável, incluindo sono regular e de qualidade, pode ser um desafio, especialmente quando você está estressado com o prazo de trabalho ou prova.

Ter uma vida saudável ajudará você em vários aspectos de sua vida, inclusive dormir bem e ter uma memória excelente.

10 – O sono é seu amigo!

Lembre-se de uma coisa muito importante para sua saúde: você precisa dormir para restaurar sua memória. Você tem que entender que o sono é seu amigo. Então, quando se trata de aprendizado e memória, pense nisso.

Você gostou de saber mais sobre como dormir bem para melhorar a memória? Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares. Aproveite essa oportunidade para melhorar sua qualidade de vida.