CHÁ DE ERVA-DOCE: esses benefícios você com certeza NÃO SABIA

Entenda como o consumo do Chá de Erva-Doce para transformar sua qualidade de vida!

Chá de erva-doce: esses benefícios você com certeza NÃO SABIA
Chá de erva-doce: esses benefícios você com certeza NÃO SABIA

Você costuma tomar chá de erva-doce? A Erva-Doce é um vegetal muito amado que é um pouco como um cruzamento entre aipo e alcaçuz – há uma razão para ela ser um ingrediente de uma bebida destilada a base de anis e ervas.

Esse tipo de chá tem um sabor suave a anis, o que dá ao alcaçuz seu sabor único. E a planta inteira, da raiz às flores, pode ser usada na culinária e remédio também. 

As sementes desse vegetal são comumente secas para serem usadas como tempero ou para fazer chá de erva-doce, um clássico chá de ervas para acalmar o estômago.

Além disso, o chá de erva-doce é uma bebida favorita após o jantar porque pode ajudar a promover uma digestão saudável e manter as coisas em movimento. 

chá-erva-doce

Assim como ela é usada para fins culinários, a erva-doce também pode ter alguns outros benefícios, como:

  • Facilitar a perda de peso;
  • Melhorar a produção de leite materno.

Veja a seguir alguns benefícios do chá de erva-doce e como essa bebida pode transformar a qualidade de sua saúde. 

O que esperar do chá de erva-doce para a saúde?

O chá de erva-doce é um tipo de bebida de ervas ou tisana feito com as sementes da planta de erva-doce. Você já ouviu falar nesse tipo de planta?

Essa planta de Erva-Doce – foeniculum vulgare – é uma erva com flores amarelas e folhas penugentas, usada para fins culinários e medicinais. 

Quando se trata da planta de erva-doce para fins culinários e medicinais, nada se perde, pois, cada parte é comestível e tem seus diversos usos.

Uma pessoa bem HUMORADA tem ESSE benefício em sua saúde

O uso da Erva-Doce ao redor do mundo

A verdade é que por milhares de anos, o Mediterrâneo – onde a Erva-Doce é nativo – e as regiões europeias trataram-no como uma planta medicinal útil.

A população da época usavam o pó de erva-doce como remédio para picadas de cobra e, na Ásia, era consumido para remover o veneno. 

chá-erva-doce

Com isso, tem até usos não convencionais, já que as pessoas costumavam pendurar erva-doce do lado de fora das portas para ajudar a manter os “maus espíritos” afastados. 

Enquanto isso, atualmente, várias cozinhas ao redor do mundo, como a indiana e a italiana, usavam as sementes e as folhas secas da erva-doce para cozinhar. Você sabia disso? 

São as sementes secas da planta de erva-doce usadas para fazer o tão famoso e amado chá. Veja a seguir os benefícios desse chá para a sua saúde.

8 chás que ajudam a queimar gordura e emagrecer RÁPIDO

10 Benefícios do chá de erva-doce

Veja a seguir ótimos benefícios desse chá para a sua saúde e vida como um todo. Entenda como um bebida tão simples pode transformar o modo como você viver todos os dias.

1 – Fornecer antioxidantes 

A verdade é que todos os benefícios de beber chá de erva-doce vêm do fato de que essa bebida contém vários antioxidantes úteis e compostos vegetais. 

Além disso, essa bebida possui nutrientes e óleos essenciais que possibilitam seus efeitos:

  • Anti-inflamatórios;
  • Antibacterianos;
  • Anticâncer. 

2 – Auxiliar na nutrição do corpo

Você costuma beber desse chá? As sementes de Erva-Doce são altamente nutritivas. Isso porque eles contêm nutrientes importantes como:

  • Fibras e cálcio;
  • Ferro e potássio;
  • Vitamina C e manganês.

chá-erva-doce

3 – Ajudar na perda de peso

São várias as pessoas que recorrem ao chá de erva-doce para ajudar na jornada para perder peso. Você sabia disso? Na verdade, existem algumas formas pelas quais o chá de erva-doce pode ajudar uma pessoa a perder peso indesejado. 

4 – Ajudar no apetite

O chá com as sementes de Erva-Doce pode ajudar uma pessoa a parar de comer demais, regulando assim o apetite. Isso é maravilhoso para quem está de dieta.

Os vários cientistas que estudaram sobre apontam o “anetol”, um óleo essencial encontrado na erva-doce, como o supressor de apetite responsável. 

Isso é ótimo para quem sofre de obesidade, pois um hábito alimentar e uma dieta adequados podem ajudar no controle da doença. 

A fraude do CAFÉ: 13 fatos pouco conhecidos sobre a bebida

5 – Auxiliar no funcionamento do sistema digestivo

O chá de erva-doce beneficia o sistema digestivo, estômago saudável. Além, claro, das cólicas, isso porque ele também é um remédio conhecido para problemas digestivos. 

chá-erva-doce

6 – Ajudar no alívio de dores menstruais

Você conhece os Fitoestrogênios? Os Fitoestrogênios são certos compostos da planta de de erva-doce que agem de forma semelhante ao hormônio estrogênio. 

A verdade é que esses compostos semelhantes ao estrogênio ajudam a equilibrar os níveis de hormônio nas mulheres e a aliviar os sintomas dolorosos que vêm com a menstruação mensal. 

7 – Aumentar a produção de leite materno

Aqui estão algumas boas notícias para as mães que estão amamentando os seus bebês. 

Além de sua capacidade de equilibrar os níveis hormonais, os compostos semelhantes ao estrogênio do funcho também podem aumentar a produção de leite materno. 

O chá de erva-doce faz isso aumentando a secreção de leite e os níveis de prolactina no sangue. Além disso, a prolactina é o hormônio que sinaliza para o corpo produzir mais leite materno.

SEM MISTÉRIOS! 16 Frutas que diabéticos podem comer: renove sua DIETA!

8 – Melhorar a saúde do coração

A planta de Erva-Doce contém fibra, conhecida por reduzir os níveis elevados de colesterol e outros fatores de risco de doenças cardíacas. 

Por isso, combinar o chá de erva-doce com receitas ricas em fibras pode ser uma boa dieta para quem cuida da saúde do coração.

chá-erva-doce

9 – É um afrodisíaco natural

Você se lembra de como a erva-doce tem compostos semelhantes ao estrogênio? Com isso, além de equilibrar os níveis de hormônio e aumentar a produção de leite materno, o chá também pode aumentar a libido. 

Dessa forma, esse chá age basicamente como um afrodisíaco natural.

10 – Melhorar a qualidade do sono durante a noite

Além do chá de erva-doce, a planta do Funcho também é rica em melatonina, uma substância química que desempenha um papel crucial no sono. 

Portanto, se você quer melhorar a sua qualidade de sono, beba uma xícara de chá de erva doce quente antes de dormir para melhorar muito a qualidade do sono. 

Você gostou de saber mais sobre o chá de erva-doce e seus benefícios? Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares. Aproveite essa oportunidade para conscientizar seus conhecidos a tomarem esse chá.