É possível se tornar ÍNTIMO de Deus mesmo sendo um terrível PECADOR?

Aprenda o que você deve fazer para cultivar uma vida de intimidade com Deus!

É possível se tornar ÍNTIMO de Deus mesmo sendo um terrível PECADOR?
É possível se tornar ÍNTIMO de Deus mesmo sendo um terrível PECADOR?

Como ter intimidade com Deus mesmo sabendo que somos terrivelmente pecadores? Como ter mais Deus no coração e se aproximar mais de dEle?

A intimidade com o nosso Criador está disponível para todos nós. Esse nível de aproximação com Deus é tão acessível para as pessoas quanto as promessas do nosso Senhor.

Por isso, o convite dEle para que as pessoas tenham comunhão íntima é o que coloca a fé a prova mais do que qualquer coisa na vida.

O que é ter intimidade?

Ter intimidade é o que as pessoas chamam de experiência de conhecer e ser conhecida por outras pessoas. 

Você tem um amigo íntimo? Se sim, esse seu amigo é alguém de que você sente muita aproximação e que conhece você profundamente.

intimidade-com-Deus

Além disso, a confiança está no cerne da intimidade com outra pessoa. Quanto mais você confia em outra, mais perto quer que ela se aproxime.

O nível em que a confiança é comprometida em um relacionamento é o grau em que a intimidade acaba.

30 Versículos sobre Amizade: um AMOR que precisamos cuidar

O que a Bíblia fala sobre intimidade com Deus?

A intimidade é uma coisa tão verdadeira no relacionamento com Deus quanto em um relacionamento com outras pessoas.

Com isso, a experiência de distância ou aproximação de Deus não é uma descrição da real proximidade de nós, mas sim da experiência de intimidade com Ele.

A Bíblia mostra que Deus é íntimo das pessoas que confiam nEle. Por isso, quanto mais você confiar em Deus, mais intimidade O conhecerá.

O sentimento de distanciamento de Deus é frequentemente devido a uma quebra na confiança, como, por exemplo, uma decepção ou pecado.

Portanto, para ter mais intimidade com Deus, é vital você entender essa realidade. Além disso, como cristão, você quer é ter mais intimidade com o nosso Criador.

Veja a seguir o que a Bíblia diz sobre ter intimidade com Deus nos livros de Salmos e Tiago:

Mas, para mim, bom é estar perto de Deus; fiz do Soberano Senhor o meu refúgio; proclamarei todos os teus feitos. (Salmos 73:28)

Sejam também pacientes e fortaleçam o coração, pois a vinda do Senhor está próxima. (Tiago 5:8)

intimidade-com-Deus

Como ter intimidade com Deus?

O grande segredo para ter mais intimidade com Deus é sempre ter Ele sempre perto de nós, pois a Bíblia afirma, isso, veja:

Portanto, visto que temos um grande sumo sacerdote que adentrou os céus, Jesus, o Filho de Deus, apeguemo-nos com toda a firmeza à fé que professamos, pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado. Assim sendo, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade. (Hebreus 4:14-16)

Portanto ele é capaz de salvar definitivamente aqueles que, por meio dele, aproximam-se de Deus, pois vive sempre para interceder por eles. (Hebreus 7:25)

(…) e ser encontrado nele, não tendo a minha própria justiça que procede da lei, mas a que vem mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus e se baseia na fé. (Filipenses 3:9)

Refletiu na Palavra de Deus e entendeu como a intimidade pode ser alcançada? Agora é hora de botar a mão na massa e conquistar essa aproximação com o nosso Criador.

Confira a seguir o que você deve fazer para ter mais intimidade com Deus. Siga esses passos e você terá mais aproximação com Deus. Aproveite!

Como fazer seu Devocional? Você pode estar começando ERRADO e não sabe!

1 – Querer buscar mais a Deus

A primeira coisa que você deve fazer é desenvolver um bom relacionamento de amor com Deus. É admitir que a sua vida de abundância que Ele promete nunca será encontrada em outra pessoa.

intimidade-com-Deus

Você precisa abraçar a verdade de que a intimidade com Deus não tem disputa. Você precisa saber o que quer para sua vida.

Não adianta você querer muito ter mais intimidade com Deus, mas não fazer nada a respeito de como se preparar e buscar mais a Ele.

2 – Aceitar que a intimidade é pessoal

Você precisa ter a consciência de que a relação de amor e intimidade deve ser pessoal. Não tente ter intimidade com Deus através de outra pessoa, é você que tem que buscar, pois, essa caminhada é solitária.

Se você nunca se comprometeu a ter um relacionamento pessoal com Deus, não desista por achar que é complicado, buscar a Deus não é repleto de requisitos difíceis e deveres religiosos. 

Porém, essa busca deve ser só sua, pois é você que vai se aproximar dEle. Ninguém pode fazer isso por você. As pessoas podem te auxiliar, mais o seu relacionamento com Deus deve ser pessoal.

Como orar a Deus corretamente? Você pode estar orando errado e não sabe!

3 – Falar mais com Deus

Assim como os relacionamentos íntimos com outras pessoas requer aproximação e conversa, o relacionamento com Deus não vai ser diferente.

Você pode começar a falar mais com Deus através da leitura da Bíblia, assim como por meio da oração.

intimidade-com-Deus

Com a Bíblia, sua principal forma de comunicação e intimidade será através da leitura, compreensão e reflexão das Escrituras Sagradas.

Já na Oração, você terá uma conversa ainda mais íntima com Deus. Quando você orar, conversar com Deus, você não usará formulas e repetições de palavras, mas sim falando livremente e expressando os sentimentos em palavras.

Por mais que Deus já saiba o que você sente, pensa e vai falar na oração, Ele gosta de ouvir. 

Como a oração você aprenderá como ouvir a voz de Deus assim como Jesus Cristo diz: 

As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna, e elas jamais perecerão; ninguém as poderá arrancar da minha mão. Meu Pai, que as deu para mim, é maior do que todos; ninguém as pode arrancar da mão de meu Pai. (João 10:27-29)

54 Versículos de Casamento: seu relacionamento BLINDADO por Deus!

4 – Passar mais tempo com pessoas que acreditam em Deus

Se você quer ter mais intimidade com Deus, você também precisa estar com pessoas que também buscam mais a Ele.

Caso você não conheça ninguém com quem possa desenvolver um relacionamento próximo com Deus junto a você, procure.

intimidade-com-Deus

Vá em busca de um mentar espiritual, torne-se membro de um grupo de estudo da Bíblia, vá para sua igreja conviver com pessoas que também buscam a Deus todos os dias.

5 – Ser uma pessoa mais paciente

Assim como o desenvolvimento da intimidade com outras pessoas leva um pouco de tempo, o mesmo ocorre com o relacionamento de intimidade com Deus. 

Você gostou de saber mais sobre como ter mais intimidade com Deus? Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares. Aproveite!