Como usar a aromaterapia para controlar os sintomas de ansiedade?

Busque nas essências a tranquilidade!

Como usar a aromaterapia para controlar os sintomas de ansiedade?

As sessões de aromaterapia para tratar problemas emocionais têm recebido muita atenção recentemente por pessoas que amam essências e massagem para relaxar o corpo.

Com o poder de auxiliar no alívio do estresse e ansiedade, desde dores de cabeça a dores de garganta, a aromaterapia ajuda muitas pessoas no processo de cura de problemas emocionais.

Os óleos utilizados no processo podem ter um impacto muito benéfico na sua saúde e bem-estar de uma pessoa que busca paz e tranquilidade, desde que ela os utilize de forma segura e moderada.

Te interessa?

Você deseja experimentar a aromaterapia para tratar as crises de ansiedade? Confira a seguir como esse método medicinal para relaxar o seu corpo e potencializar a saúde do corpo e da mente.

aromaterapia
Como usar a aromaterapia para controlar os sintomas de ansiedade? (Imagens: Unsplash)

Como a aromaterapia trabalha nos sintomas da ansiedade?

Muitas pessoas amam usar os óleos essenciais na aromaterapia para relaxar o corpo e aliviar com sintomas da ansiedade e outros problemas emocionais.

Os óleos são basicamente extratos de plantas que irão agir no seu corpo através do contato da pele com massagens, ou até mesmo no cheio usando a respiração profunda.

Essas essenciais usadas na aromaterapia são feitas cozinhando ou pressionando várias partes de uma planta, como, por exemplo:

  • Flores;
  • Cascas;
  • Folhas;
  • Frutas.

O fato é que essas partes são usadas para capturar os compostos que produzem a fragrância.

Muitas pessoas não sabem, mas por levarem vários quilos de uma planta para produzir uma única garrafa de óleo essencial usada na aromaterapia, além de dar vida a aroma, os óleos também desempenham outras funções nas plantas.

As essenciais são ferramentas ótimas para se acalmar quando combinadas com outras técnicas de alívio do estresse, como a respiração e massagem que iremos ver aqui.

aromaterapia

Aromaterapia e massagem para aliviar ansiedade

Sabia que muitas pessoas utilizam dos óleos essenciais calmantes da aromaterapia para aliviar os sintomas da ansiedade com massagem?

A aplicação de óleos essenciais na aromaterapia  acompanhado de massagem tem o poder de ser eficaz em vários níveis.

Uma determinada pessoa pode inalar, ou usar na pele para que ele possa absorver alguns dos óleos e a própria massagem pode potencializar os efeitos dos óleos.

Para usar o método em toda a sua composição, é importante você se certificar de combinar com um óleo, como, por exemplo:

  • Óleo de amêndoa doce;
  • Óleo de coco;
  • Óleo de jojoba.

Mas por que esses óleos? Pois, altas concentrações de óleos essenciais podem irritar a pele. Um dos grupos mais eficazes de óleos para aromaterapia para massagem inclui também:

  • Lavanda;
  • Bergamota;
  • Incenso. 

É fundamental para o alívio da sua ansiedade à mistura de uma gota de cada um dos três óleos essenciais listados anteriormente.

aromaterapia

Logo após a aplicação do óleo, ponha uma colher de chá de óleo e aplique nos pontos de pulsação do corpo, como:

  • Atrás das orelhas;
  • Têmporas e pulsos;
  • Tornozelos e coração.

Além disso, é importante você evitar esfregar perto dos olhos esses óleos da aromaterapia para tratar ansiedade.

Para sua segurança, você deve jogar em sua respiração profunda para que a ansiedade arteterapêutico trate seus sintomas de estresse e ansiedade.

Como fazer aromaterapia em casa para aliviar a ansiedade

Você pode muito bem preparar o seu tratamento com as próprias misturas anti-ansiedade para aliviar os sintomas – só é preciso misturar as essências certas.

Quando você inala óleos essenciais em processo de tratamento, eles trabalham pelo sistema olfativo até nossos cérebros.

Com isso, eles podem beneficiar o corpo de várias formas se usar com cuidado – incluindo o regulamento da resposta do sistema nervoso e promovendo a tranquilidade da mente e do corpo. 

Além disso, você pode encher qualquer lugar da sua casa com a essência de um óleo usando um difusor para aos poucos durante o dia você ir se acalmando. 

Porém, como fazer uma sessão de aromaterapia em casa para aliviar a ansiedade? Confira a seguir duas misturas para difundir quando a ansiedade ataca. São elas:

aromaterapia

1 – Misturar essências no difusor para ter calma e foco

  • Três gotas de óleo essencial de alecrim;
  • Duas gotas de óleo essencial de lavanda;
  • Duas gotas de óleo essencial de laranja selvagem;
  • Uma gota de óleo essencial de hortelã-pimenta ou hortelã.

2 – Misturar essências para aliviar a ansiedade

  • Duas gotas de óleo essencial de sálvia;
  • Uma gota de óleo essencial de patchouli;
  • Duas gotas de óleo essencial de gerânio;
  • Uma gota de óleo essencial de ylang-ylang.

É muito importante você usar as combinações e quantidades certas para que a sua sessão de aromaterapia tenha efeito na sua ansiedade. Você pode complementar com massagem ou respiração profunda.

Trate suas crises de ansiedade com respiração na aromaterapia

Uma das formas mais fáceis de dizer ao seu corpo que você está no controle é respirando profundamente para aliviar os nervos, sabia disso? Tem coisa melhor do que controlar as emoções com respiração?

A respiração acalma o corpo e a mente, além de regular melhor sua frequência cardíaca e ajudar na diminuição dos níveis de cortisol.

Quando uma determinada pessoa pratica respiração diariamente para tratar a ansiedade, é possível usar essências de óleo para potencializar o processo de tranquilidade do corpo. Você pode:

aromaterapia

  • Colocar-se em uma posição confortável;
  • Concentrar-se na sua atenção e respiração;
  • Permitir que o ritmo de suas respirações conte lentamente até 10;
  • Permitir que um fluxo constante de ar flua através da narina;
  • Permitir que as essenciais andem nas cavidades profundas de seus pulmões.

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Uma pausa é fundamental no seu processo de controle das emoções através da respiração – o excesso também pode prejudicar as funções do seu corpo.

Pratique o autocontrole e saiba respeitar os limites do seu corpo, pois se não fizer isso só aumentará ainda mais seu estresse e ansiedade.

Cultivar bons momentos de lazer e descanso em casa pode ajudar muito você no processo de calma e alívio dos estresse e ansiedades do dia.

Consulte o seu médico e faça tudo certo, assim você cuidará melhor do seu corpo e mente.

Você gostou de saber mais como utilizar a aromaterapia para controlar os sintomas da ansiedade? Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares. Aproveite essa oportunidade para encontrar sua paz e descanso interior.

Veja mais ›
Fechar