Ayurveda: a medicina que TRANSFORMARÁ seu corpo e sua mente de um jeito revolucionário!

Conheça os caminhos dessa técnica!

Ayurveda: a medicina que TRANSFORMARÁ seu corpo e sua mente de um jeito revolucionário!
Ayurveda: a medicina que TRANSFORMARÁ seu corpo e sua mente de um jeito revolucionário!

Você já ouviu falar sobre a Medicina Ayurveda? Em sânscrito, esse termo que dizer “Ciência da Vida” e tem como principal objetivo ajudar os indivíduos a encontrar o verdadeiro equilíbrio entre corpo e mente

Essa técnica milenar é de origem indiana e baseia-se nos Doshas, como são chamados os diferentes tipos de sistemas biológicos. Esse trabalho faz com que as pessoas sigam uma espécie de roteiro sobre o estilo de vida que devem adotar! 

Ayurveda define alguns guias. Eles servem para definir como se alimentar, exercitar, submeter-se a massagens e a fitoterapia. Tudo isso com a intenção de conectar perfeitamente os aspectos físicos aos mentais. 

Além disso, a medicina milenar é detentora de um grande poder de cura. Ela cumpre uma função “detox” e elimina qualquer tipo de excesso presente em nossos organismos. Isso auxilia na prevenção de doenças e garante uma vida mais longa e saudável. 

Reunindo diferentes tipos de sabedoria milenar… 

A Yoga também é uma grande aliada no processo de cura através da Ayurveda. Sua prática se divide entre Pitta, Vata e Kapha: os três Doshas, agindo diretamente nas fraquezas de cada um deles. 

Para entender melhor esse conceito você precisa compreender o que são os Doshas: 

Baseando-se em cinco elementos: Éter, Ar, Fogo, Água, Terra, nasceu a teoria tridosha. Esta sabedoria define os Doshas como energias básicas e fundamentais, que existem em proporções indefinidas e únicas em cada indivíduo, estação ou alimento. 

Vale ressaltar que cada um deles desempenha uma função essencial e isso os coloca no mesmo patamar.  

Como cada Dosha pode se associar a Yoga? 

É simples! Aquelas pessoas que são predominantemente Pitta, devem aderir as asanas (posturas da yoga) que trabalham as regiões mais sensíveis do corpo, como por exemplo: o intestino delgado. Esse processo também ajuda a aquecer o organismo. 

Para quem tem predominância de Vata, o mais indicado são as asanas que movimentam e fortalecem as articulações. Para Kapha, o melhor são as poses que ajudam o estômago a funcionar perfeitamente. Assim como o processo de Pitta, aqui também se pode esquentar o corpo. 

O poder da meditação em parceria com a Medicina Ayurveda! 

A sabedoria milenar também aponta para os benefícios da meditação em seus processos de cura. Assim como tudo referente a essa sabedoria, a prática meditativa também acontece de acordo com as energias contidas em cada um dos Doshas

Para pessoas com predominância de Vata, o mais indicado é a meditação das raízes. Para Pitta, o melhor é investir no aprendizado de mantras. Já para Kapha, o melhor é fazer uma meditação ativa

Exercícios e alimentação: A Medicina Ayurveda sabe o que é melhor para você! 

Quando se trata de saúde física, cada um dos Doshas possui uma forma de ajudar os indivíduos. Vata precisa de exercícios leves, Pitta deve ser com um pouco mais de intensidade. Para Kapha, o ideal é que os treinos sejam intensos

Na hora de se alimentar não poderia ser diferente. A Medicina Ayurveda utiliza a comida como uma aliada em seus processos e influência o consumo de muitas frutas, verduras ou qualquer outra coisa de origem natural. 

Os sabores também conseguem provocar impacto nos diferentes Doshas. Além de considerar o consumo de alimentos sazonais, a técnica sugere coisas doces, amargas ou levemente adstringentes, como o caju, para aquelas pessoas com Dosha Pitta. 

Kapha lida bem com sabores amargos e adstringentes, mas o apimentado acaba sendo seu favorito. Detentores do Dosha Vata devem optar por coisas ácidas, doces ou picantes

Fitoterapia Indiana: O poder medicinal das plantas foi descoberto! 

A Medicina Ayurveda analisa as plantas através da ciência energética. Suas propriedades são definidas de forma classificatória, levando em consideração o sabor, efeitos imediatos e pós digestivos. Isso significa dizer que as análises químicas e complexas não se adequam a esse contexto! 

De qualquer forma, a fitoterapia indiana funciona como uma espécie de farmácia que designa para que cada erva sagrada deve ser utilizada. Para você compreender melhor, conheça as categorias em que elas podem estar enquadradas: 

CLASSIFICAÇÃO DAS PLANTAS DA MEDICINA AYURVEDA 

1 – Alternativas 

2 – Antiparasitárias e helmínticas 

3 – Adstringentes 

4 – Carminativas 

5 – Tônicas e Picantes (antipiréticas) 

6 – Diuréticas 

7 – Diaforéticas 

8 – Tônicas 

9 – Laxativas (purgantes) 

10 – Emenagogas 

11 – Estimulantes ou digestivas 

12 – Antiespasmódicas 

13 – Expectorantes  

A Aromaterapia também pode ser associada a Ayurveda! 

Você conhece a aromaterapia? Através de óleos essenciais diversos, essa técnica inicia um processo terapêutico, de acordo com a necessidade de cada paciente.

Mais recentemente, a aromaterapia passou a ser inserida em processos da Medicina Ayurveda e representa mais uma ferramenta na busca pela cura. 

Se a sua energia é Pitta, o mais indicado é utilizar os óleos essenciais de, camomila romana, bétula, hortelã pimenta, sândalo, rosa, olibano, tea tree e salvia. Para os predominantemente Vata, os melhores são, angélica, bergamota, cânfora, lavanda, mirra, cardamomo, jasmim, petitgrain, laranja doce, lemon grass, vetiver e ylang ylang. 

Os detentores do Dosha Kapha devem optar por canela, gengibre, manjericão, cânfora, anis estrelado, eucalipto, cardamomo, alecrim e manjerona. 

Como descobrir o meu Dosha? 

Assim como o Mapa Astral, os Doshas são definidos a partir de uma leitura completa de dados sobre você. Se você ainda não conhece a energia que movimenta sua vida de acordo com a teoria tridosha, o mais recomendado é que busque por sites especializados no assunto

Se você preferir, também pode entrar em contato com um profissional. A opinião dele, além de definir seu Dosha, ajuda a iniciar o processo de transformação em seu estilo de vida. 

Vaiddya (como é chamado o médico na Ayurveda), vai estudar as suas necessidades e receitará exatamente aquilo que você precisa. Isso também leva em consideração suas vontades e preferências. 

Ou seja, o trabalho é feito em conjunto e você precisa ter confiança no profissional que está te atendendo. Uma boa dica é buscar referencias dos possíveis Vaiddya.

Quando se trata da sua saúde e de um processo tão puro que é a reconexão entre corpo e mente, todo cuidado deve ser tomado! 

Mergulhando no universo da Ayurveda! 

Espero que esse artigo seja uma porta de entrada para você descobrir ainda mais coisas sobre a Medicina Ayurveda! Existe um vasto material na internet e muitos profissionais habilitados para desempenhar o que a técnica realmente sugere! Busque por aquilo que satisfaça seus anseios e expectativas!

publicidade