“Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados FILHOS…”

Entenda o significado da palavra pacificadores e seja chamado filho de Deus!

"Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos..."
"Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos..."

Jesus Cristo, o Filho de Deus, em Seu Sermão da Montanha, descreve e identifica as características de um verdadeiro cristão que busca a vida como discípulo amado e fiel. 

O Apóstolo Mateus, em seu relato do evangelho, descreve Jesus Cristo sentado em uma montanha ensinando Seus discípulos e as multidões ao redor:

E Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípulos; (Mateus 5:1)

Te interessa?

Os primeiros onze versículos de Mateus capítulo 5 cobrem as bem-aventuranças, uma frase cunhada ao longo da história da igreja cristã, que resume a essência do Sermão da Montanha de Jesus Cristo, o nosso Salvador. 

Muitos estudiosos e teólogos da Bíblia, a Palavra de Deus, afirmam que o Sermão da Montanha é um ensino coeso que vai de Mateus 5: 1-7: 29.

Mateus 5:9

Jesus Cristo no Sermão da Montanha 

Neste discurso, o Filho de Deus está projetando as expectativas para um crente verdadeiro e fiel dentro do Reino de Deus.

Como você pode notar, cada uma das bem-aventuranças começa com a palavra ‘Bem-aventurado’, que pode ser traduzida como: um bem-estar pleno e alegre. 

Em Mateus 5:9 Jesus Cristo declara: 

Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; (Mateus 5:9)

Os pacificadores, neste contexto, são aqueles que promovem a paz de Deus o Todo-Poderoso. Essa paz vem da palavra hebraica “shalom”, que pode ser definida como bem-estar total ou completo – tanto pessoal quanto comunitário. 

Portanto, nessa declaração, Jesus Cristo está declarando que as pessoas que colocam a fé Nele e ativamente buscam a paz, receberão a recompensa eterna de serem chamados filhos de Deus, pois refletem o caráter de paz e unidade do Pai.

João 3:16 – O maior e mais INTENSO amor do mundo

Como Mateus 5:9 se aplica aos cristãos atualmente?

Após passar as trevas daquela noite em angústia, a manhã foi recebida com confissão e arrependimento. O versículo nove do capítulo cindo de Mateus é um apelo para que os cristãos verdadeiros vivam em paz uns com os outros e com pessoas de fora da fé. 

Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; (Mateus 5:9)

Mateus 5:9

Portanto, depois de uma oração tão necessária, você será capaz de ver o ressentimento que permiti crescer entre você e seu amigo.

Para muitas pessoas, uma noite de inquietação garante:

  • Confissões a Deus;
  • Oração pelo amigo e familiares;
  • Arrependimento dos pensamentos horríveis.

Como discípulo de Jesus, Deus chama você para ser um pacificador, e nas suas noites de oração, sua alma não estava cheia de paz, porque faltava sua obediência para andar como um pacificador verdadeiro.

Por meio do sangue renovador de Jesus Cristo, o Filho de Deus, os cristãos conseguem buscar a paz em todas as circunstâncias. 

Como conseguir confiar em Deus com tanta ANSIEDADE?

O que são pessoas pacificadoras de verdade?

O fato é que os pacificadores não são pessoas que simplesmente desejam a paz ou anseiam por ela. 

Essas pessoas não são os governos que aprovam leis sobre a paz, ou legisladores que escrevem políticas sobre a manutenção da paz. 

Os pacificadores são pessoas a quem o Senhor Deus Todo-Poderoso usa para trazer a reconciliação a um mundo decaído. 

Como todos os cristãos ao redor do mundo, nós temos paz com Deus por meio da fé, e fomos feitos ministros da reconciliação.

Mateus 5:9

Isso para que os pecadores caídos possam ser reconciliados com nosso Pai Celestial e obter a verdadeira paz em seus corações.

A verdade é que Deus, em Sua graça, reconciliou consigo mesmo aqueles que creem no Senhor Jesus Cristo e, por meio do Seu Filho, nós recebemos este importante ministério de reconciliação, para que o mundo saiba que Deus é o Senhor e Salvador da humanidade. 

Portanto, Jesus Cristo veio à terra para revelar a bondade e graça de Deus, e Sua morte na cruz do calvário abriu o caminho para o homem caído em pecado encontrar a verdadeira paz com Deus.

Assim como ser reconciliado com Ele pela fé em Seu Filho.

O Salmo 91 da Bíblia te fará ter SEGURANÇA e paz em DEUS

Nós somos chamados para ser seus pacificadores

Durante a ausência de Jesus Cristo da terra, as pessoas que creem em Seu nome foram encarregados de uma obra vitalícia que proclama o evangelho da graça a um mundo perdido.

Isso para que os homens, que estão mortos em seus pecados e separados de Deus, possam conhecer a verdade, assim como ser salvo pela graça por meio da fé em Cristo e encontre paz com Deus

A verdade é que Jesus Cristo veio para que o mundo se reconciliasse com seu Pai Celestial. Nós somos chamados para ser seus pacificadores.

Mateus 5:9

O homem pecador busca a felicidade vazia e anseia por paz em um mundo em guerra, porém, você, o filho de Deus que foi salvo pela graça por meio da obra sacrificial de Cristo na cruz do Calvário, obtém mais do que felicidade. Não é verdade?

Um homem verdadeiramente feliz em Cristo é abençoado por se reconciliar com Deus e ter paz com Ele por meio do perdão dos pecados. 

Mas há muito mais, para nós que temos paz com Deus, em um mundo em guerra, e temos a paz de Deus em nós. 

Foi prometido para todos nós que quando descansarmos Nele e andarmos em espírito e verdade, Sua paz guardará nosso coração e guiará nosso caminho.

É possível se tornar ÍNTIMO de Deus mesmo sendo um terrível PECADOR?

“Não se turbe o seu coração”

Nossa salvação inicial traz paz com nosso Deus Todo-Poderoso, porém, durante nossa caminhada de fé através da jornada da vida, nós podemos desfrutar da paz de Deus.

A paz contínua e divina de Deus em nossos corações: “Não se turbe o seu coração“,  disse Jesus Cristo a seus discípulos confusos pouco antes dEle caminhar para a cruz: “Não se turbe o seu coração, creia em Deus, creia também em mim.

Mateus 5:9

Nós que cremos, podemos receber aquela paz que excede todo o entendimento enquanto permanecemos em um relacionamento correto com o Pai, através da fé no Filho. 

  • Mas também recebemos autoridade para ir por todo o mundo como pacificadores de Deus. 

Portanto, todos nós devemos ser testemunhas da verdade do evangelho e pregar a verdade a todas as criaturas – que a paz com Deus É possível por Sua graça, por meio da fé em Cristo.

Você gostou de saber mais sobre Jesus Cristo no sermão do monte e como Suas palavras podem ser conforto para os nossos corações? Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares. Aproveite essa oportunidade para conhecer mais a Deus.

Veja mais ›
Fechar