Filipenses 4 – acalme o seu CORAÇÃO e aprenda a descansar

Entenda como essa passagem pode ajudar você a confiar mais em Deus!

Filipenses 4 - acalme o seu CORAÇÃO e aprenda a descansar
Filipenses 4 - acalme o seu CORAÇÃO e aprenda a descansar

Você já parou para analisar o capítulo 4 de Filipenses na Bíblia? Ao estudarmos Filipenses 4 para ter acalma no coração, reflita sobre as verdades desta passagem das Escrituras Sagradas.

Ao ler essa passagem da Palavra de Deus, é importante você saber como interpretar o texto? Qual é o significado do texto? Como Deus está chamando você para aplicar Filipenses 4 à sua vida?

Para refletir sobre Filipenses 4, é fundamental você fazer um esboço do capítulo destacando o tema principal e os subpontos do capítulo. 

Te interessa?

Foi pensando nisso que detalhamos versículo por versículo o capítulo 4 de Filipenses para você entender melhor. Aproveite essa oportunidade para acalmar o seu coração e aprender a descansar em Cristo Jesus.

Filipenses-4

O que Filipenses 4 significa para os dias de hoje?

Se você procura entende mais sobre essa passagem da Bíblia para ter mais descanso em Deus e acalmar o coração, comece hoje a analisar e refletir no capítulo 4 de Filipenses.

O capítulo 4 fala da força de Jesus Cristo em tempos de sofrimento, isso inclui:

  • Orações e Encorajamento (Filipenses 4: 1-9);
  • Um foco na provisão de Deus (Filipenses 4: 10-20);
  • Uma curta conclusão (Filipenses 4: 21-23).

O versículo 1, na verdade, conclui a passagem anterior do Apóstolo Paulo, do final do capítulo 3, com um encorajamento para “permanecer firme” no Senhor Deus Todo-Poderoso.

Nos versículos 2 ao 3, o Apóstolo Paulo menciona Evódia e Síntique, duas mulheres da igreja de Filipos envolvidas em algum tipo de desentendimento. Com isso, Paulo os exorta a “concordar no Senhor”. 

Portanto, o Apóstolo Paulo então se refere a uma pessoa chamada de “verdadeiro companheiro“, pedindo-lhe que ajudasse as mulheres, Clemente e o restante de seus obreiros:

Sim, e peço a você, leal companheiro de jugo, que as ajude; pois, lutaram ao meu lado na causa do evangelho, com Clemente e meus demais cooperadores. Os seus nomes estão no livro da vida. (Filipenses 4:3).

Filipenses-4

Como fazer seu Devocional? Você pode estar começando ERRADO e não sabe!

Buscando o descanso em Deus através de Filipenses 4

O Apóstolo Paulo então passa a enfocar o regozijo no Senhor:

Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se!  (Filipenses 4: 4).

Os cristãos não devem ficar ansiosos por nada, mas, em vez disso, levar orações de todos os tipos ao Senhor:

Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. (Filipenses 4: 6). 

Isso não significa uma total falta de pensamento. Em vez disso, significa falta de medo ou ansiedade. A paz de Deus protege:

E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus. (Filipenses 4: 7). 

Além disso, o Apóstolo Paulo também incentiva seus leitores a se concentrarem nas coisas que são boas (Filipenses 4: 8).

Isso inclui tudo o que aprenderam, receberam, ouviram e viram em Paulo (Filipenses 4: 9).  Os cristãos filipenses são instruídos a pensar sobre eles e aplicá-los, sabendo que a paz de Deus estaria com eles:

Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas. (Filipenses 4: 9).

Filipenses-4

Descanse mais em Deus

Cada vez que você ler a Filipenses 4, sinta um arrepio de culpa por sua tendência de ficar ansioso com as coisas desse mundo. É através da leitura e meditação na Palavra de Deus que você vai entender:

  • o quanto Deus te ama e nunca deixará você cansado para sempre.

Aprenda com a Palavra de Deus a acalmar o seu coração diante das intempéries da vida e descanse nEle. São as pequenas ações que você faz todos os dias que ajudará você a ser uma pessoa mais feliz com tudo que vem conquistando.

Em Filipenses 4 você aprenderá a esperar mais em Deus, parar de ser uma pessoa estressada e ansiosa com um futuro que só pertence ao nosso Deus Todo-Poderoso.

Descanse o seu coração em Jesus Cristo e entenda como é mais leve viver uma vida com Deus. Os seus problemas serão pequenos quando você começar a confiar mais no Filho de Deus.

Apesar das circunstâncias que você viver atualmente, Deus tem guardado você. Por isso, cada vez mais procure está com Ele. Leia mais a Palavra de Deus e aprenda sobre o verdadeiro descanso.

Filipenses-4

Como acalmar o coração com a segunda parte de Filipenses 4?

A segunda parte desta passagem enfoca a provisão de Deus (Filipenses 4: 10-20). Com isso, o Apóstolo Paulo se alegra com o fato de os crentes filipenses agora o estarem ajudando novamente financeiramente:

Alegro-me grandemente no Senhor, porque finalmente vocês renovaram o seu interesse por mim. De fato, vocês já se interessavam, mas não tinham oportunidade para demonstrá-lo. (Filipenses 4:10). 

Além disso, Paulo não escreveu isso porque era ganancioso ou desesperado. Em vez disso, ele aprendeu como ficar contente em todas as situações:

Não estou dizendo isso porque esteja necessitado, pois, aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância. (Filipenses 4:11). 

Ele sabia como ficar contente tanto na abundância quanto nas necessidades, alegando que ele poderia fazer todas as coisas por meio de Cristo que o fortalece:

Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece. Filipenses 4:12-13)

Romanos 8:28 – faça o bem para que TUDO dê certo!

Filipenses-4

Paulo se refere à bondade deles em ajudá-lo durante seu tempo de angústia. A igreja em Filipos foi a primeira a ajudá-lo financeiramente, não uma, mas em várias ocasiões. 

Portanto, o Apóstolo Paulo diz que está bem suprido como resultado dos presentes que Epafrodito lhe trouxe dos filipenses. Ele os considera uma “oferta fragrante” ao Senhor.

É importante você refletir mais sobre essas palavras escritas por Paulo em Filipenses 4, pois elas podem ajudar você a ter mais calma no coração e confiar mais em Deus.

Você gostou de saber mais sobre Filipenses 4 e como essa passagem da Bíblia pode ajudar você a descansar em Deus? Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares.

Aproveite essa oportunidade para você buscar mais a Deus e entender como Ele pode ajudar você nos momentos de dificuldade na vida. 

Veja mais ›
Fechar