33 plantas MEDICINAIS poderosas para se ter sempre por perto

Vai muito mais além da decoração!

33 plantas MEDICINAIS poderosas para se ter sempre por perto
33 plantas MEDICINAIS poderosas para se ter sempre por perto

Para muitas pessoas, é útil manter as plantas medicinais à mão para tratar doenças comuns. É bastante comum usar vários tipos de plantas para decoração interna da casa.

A verdade é que você pode recorrer a certas plantas medicinais para aliviar dores de cabeça, problemas de estômago e até irritação causada por picadas de insetos. 

Foi pensando nisso que selecionamos uma lista de plantas medicinais poderosas para você usar com decoração e se sentir bem com o contato com a natureza. Aproveite!

Te interessa?

33 plantas medicinais para se ter por perto

Já pensou em como o contato com a natureza pode transformar sua qualidade de vida em casa? As plantas têm esse poder e você pode ganhar com isso. Confira a seguir ótimas plantas para se ter por perto e ter uma saúde de qualidade.

1 – Centella asiática

Esse tipo de planta é muito usado para aumentar o crescimento de vasos sanguíneos e colágeno usando suas propriedades como anti-inflamatória, que também ajuda a prevenir o inchaço.

plantas-medicinais

2 – Margarida

Os usos de plantas bonitas são usados para decoração e para ter mais saúde. Cultivar margarida em um jardim de ervas é um uso ideal dessa planta atraente. Todas as suas partes são úteis de várias maneiras.

3 – Hortelã-pimenta 

O óleo de hortelã-pimenta é um dos óleos essenciais mais populares em todo o mundo e é recomendado que todos tenham em seu armário de remédios.

4 – Erva-cidreira

Sendo bastante conhecida pelos seus efeitos calmantes, a erva-cidreira é usada para problemas de sono, inquietação e ansiedade. 

CHÁ DE ERVA-CIDREIRA: 14 benefícios para restaurar sua saúde

5 – Alcachofra

Alcachofra é uma planta deliciosa e fácil de cozinhar. É grande e muito bem construída, esse tipo de planta é cultivada para seu botão de flor comestível e decoração.

6 – Ashwagandha

Esse tipo de planta fornece todos os tipos de benefícios para o cérebro e o corpo. A planta pode aumentar a função cerebral, reduzir os níveis de açúcar no sangue, ajudar a combater os sintomas de ansiedade e depressão e reduzir o cortisol. 

7 –  Flor-da-fortuna

Conhecida como Folha Milagrosa, esta planta é uma erva suculenta que pode crescer até dois metros de altura. 

plantas-medicinais

8 – Rubim

Esse tipo de planta é uma opção medicinal da natureza encontrada como erva daninha em toda a Índia, em terras desertas e regiões áridas. 

9 – Costus 

São plantas muito atraentes e bonitas com flores deslumbrantes que requerem um clima quente e também podem ser cultivadas em recipientes que podem ser trazidos para dentro no inverno quando o clima é frio. 

10 – Vitex

É uma planta muito usada no tratamento de muitas doenças. Além, claro, de ser uma ótima escolha de planta para decoração.

11 – Estévia

Suas folhas contêm um adoçante natural não calórico que pode ser usado no chá, como doce e remédio.

12 – Marshmallow

Sendo populares por grandes quantidades de mucilagem encontradas na raiz da flor, esse tipo de  planta tem inúmero benefício para a saúde. 

13 – Bardana

Bardana é uma planta de medicina tradicional conhecida historicamente como diurético. A planta é usada para picadas de cobra, queimaduras, doenças de pele e febres. 

plantas-medicinais

14 – Flor-de-cone

Sendo popularmente conhecida como uma cura para gripes e resfriados, essa planta também é uma excelente escolha para decoração de casa e jardim.

15 – Genciana-amarela 

A genciana-amarela é uma planta que cresce em pastagens úmidas, prados de feno não fertilizados, matagais, aterros sanitários e campos abertos. 

16 – Açafrão-da-terra

O açafrão-da-terra é uma planta herbácea perene rizomatosa usada por suas propriedades culinárias e medicinais potentes. 

17 – Lavanda

A Lavanda  é uma planta imprescindível em sua casa ou jardim, pois requer pouca manutenção, no que lhe concerne, oferece muitos benefícios.

10 alimentos crus que aumentam a imunidade e te deixam mais bonito

18 – Brahmi

E uma planta rasteira conhecida por vários nomes. Com sua beleza única, essa planta consegue atrair vibrações positivas para dentro de casa.

19 – Tomilho

Essa planta é amplamente cultivada em todo o mundo para fins medicinais e culinários, visto que as folhas do tomilho adquirem um leve aroma floral que confere sabor aos pratos em que é utilizado. 

plantas-medicinais

20 – Gengibre

Gengibre é uma planta herbácea perene conhecida como superalimento por causa de seu rico conteúdo essencial. 

21 – Sábio

Também sendo usada por muitos milhares de séculos, esta planta mostra seu valor medicinal por inalação, mastigação de folhas e na preparação de pomadas e pastas.

22 – Mostarda

Sabia que você pode cultivar esta planta em sua casa também? Além de ser usado como ingrediente em muitos pratos, tem diversos usos medicinais. 

23 – Camomila

O que é melhor que adicionar uma bela planta com flores ao seu jardim, não é mesmo? E quando tem benefícios medicinais, é simplesmente maravilhoso.

24 – Alho

Especiaria importante para preparar comidas deliciosas, esse tipo de planta tem sido usada na cura de muitas doenças há muitos séculos.

25 – Ajowan

Uma das plantas facilmente cultivadas e uma erva importante na cozinha. Tem um cheiro muito forte e é utilizado de várias maneiras.

plantas-medicinais

26 – Vetiver

Sendo popular por suas propriedades refrescantes e como perfume, as raízes dessa planta se encontra amplos benefícios medicinais.

27 – Capim-limão

Como o nome sugere, esse “capim” tem cheiro de limão, mas é mais doce. Ele tem benefícios medicinais excedentes e também é um repelente de insetos eficaz.

28 – Feno-grego

Uma das plantas mais comumente usadas nas casas dos brasileiros, as folhas do feno-grego e as sementes são usadas em uma variedade de preparação de alimentos na Índia. 

12 chás para te dar ENERGIA e aumentar sua DISPOSIÇÃO

29 – Aloe Vera

Além de ser uma das plantas mais lindas, é uma ótimo condutor de boas energias. Muitas pessoas gostam de usar esse tipo de planta para atrair boas energias.

30 – Salsa

Uma ótima planta indispensável para cada jardim, a salsa tem inúmeros benefícios medicinais. Esse tipo de planta possui muitas vitaminas, nutrientes e antioxidantes, que podem melhorar muito a nossa saúde.

31 – Hortelã 

As plantas de hortelã podem ser usadas por mães que amamentam para prevenir rachaduras e dores nos mamilos. Além, claro, de outros benefícios para a saúde.

32 – Manjericão

Esse tipo de planta em sua casa, tanto dentro como decoração ou plantado no jardim, é uma ótima opção de medicamento medicinal.

33 – Nim

A verdade é que muitas casas ao redor do Brasil está familiarizada com o nim, visto que o usamos em vários pratos típicos da Índia.

Você gostou das plantas medicinais para se ter por perto? Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares. Aproveite essa oportunidade para ter uma vida mais saudável através do contato com essas plantas.

Veja mais ›
Fechar