Skimming: use essa ESTRATÉGIA e consiga ler ainda mais rápido

Use essa técnica e aprenda a ler rápido e reter mais informações!

Skimming: use essa ESTRATÉGIA e consiga ler ainda mais rápido
Skimming: use essa ESTRATÉGIA e consiga ler ainda mais rápido

Você já ouviu falar na técnica Skimming e como essa técnica de leitura de velocidade .para ajudar você ler mais rápido? Essa técnica para complementar a leitura dinâmica é uma boa forma de absorver muitas informações impressas rapidamente.

Ao folhear uma página de seu livro favorito, você precisa pegar as ideias principais do material de leitura sem ler todas as palavras. Para isso, você procura e apreende palavras que parecem dar o significado principal. Você já tentou fazer isso? 

As pessoas que usam essa técnica examinam rapidamente quando o tempo é curto ou quando precisam entender .as ideias gerais do texto, porém, não os detalhes de um artigo ou livro. 

A técnica Skimming ocorre três a quatro vezes a velocidade normal de leitura. Por esse motivo, sua compreensão de leitura falha quando você desliza no método, por isso, é importante saber como aplicar.

leitura-dinâmica

Foi pensando nisso que selecionamos algumas técnicas de leitura dinâmica de Skimming para você saber .o que está fazendo e não prejudicar seu poder de compreensão de um texto.

Como acelerar a leitura com a técnica Skimming?

Primeiramente, você precisa entender que as técnicas de leitura dinâmica têm uma em comum. Para realizar com exatidão a técnica, você precisa evitar pronunciar .e ouvir cada palavra em sua cabeça, resumindo, você não deve subvocalizar as palavras.

Em vez de subvocalizar as palavras, você deve desliza as linhas ou grupos de palavras no processo .de leitura, isso fará com que você entenda as palavras mais rápido do que dizê-las em voz alta ou na mente.

Uma ótima forma para usar a técnica Skimming e evitar subvocalizar as pessoas é se concentrar em blocos de palavras, em vez de ler palavras separadas.

Com isso, a técnica Skimming ajudará você a interromper as pausas em sua leitura, .o que significa que ao ler um texto você percorrerá para próxima linha mais rápido.

10 passos para desenvolver sua Leitura Dinâmica e aprender de verdade

Quais os melhores métodos para ler mais rápido?

Você quer ler mais rápido e também compreender melhor o que ler? Então veja a seguir alguns métodos bastantes conhecidos no mundo acadêmico e dê uma turbinada na sua leitura. 

1 – Método do Pointer

Esse método de leitura dinâmica, também chamada de “ritmo manual” .ou “meta-guiador” é o ponto inicial para ter uma boa velocidade ao ler um artigo ou livro. A técnica consiste em segurar um cartão sob cada linha e puxá-lo para baixo na página enquanto você lê funciona perfeitamente bem.

leitura-dinâmica

2 – Método Tracker-and-Pacer

Essa técnica de leitura dinâmica consiste em você segura uma caneta, com a tampa ainda colocada, e sublinha cada linha à medida que a lê a página, assim, mantendo o olho acima da ponta da caneta. 

Para uma boa velocidade ao ler uma página de um livro, esse método ajudará você a aumentar o ritmo de leitura de cada linha e a melhorar o foco nas palavras também. 

Além disso, se você realmente sublinhar as palavras é sua escolha, muitas pessoas fazem isso de dá certo. Com isso, tente gastar não mais do que um segundo em cada linha e aumente sua velocidade a cada página. 

Realizando bem essa técnica de leitura, você provavelmente descobrirá que retém muito pouca informação no início, porém, à medida que você treinar o seu cérebro e se torna mais confortável com a técnica, sua compreensão deve melhorar. Tente!

3 – Método de Digitalização

Você já ouviu falar no método de leitura que escaneia o texto em sua mente? Essa técnica envolve mover os olhos rapidamente para baixo na página,  geralmente no centro, e identificar palavras e frases específicas conforme você avança nas linhas. 

Para digitalizar a página, você pode usar as frases-chave, geralmente a primeira frase de cada parágrafo, assim como nomes, números ou ideias. 

leitura-dinâmica

Além disso, essa técnica pode ajudar você a aprender a expandir sua visão periférica pode ajudar nisso. Por outro lado, no decorrer da leitura você não lerá todas as palavras, mas seus olhos pousarão no que é importante para permitir que você entenda a ideia básica. 

Como ter mais velocidade na leitura?

Primeiramente, saber como e quando aplicar a técnica de leitura dinâmica é o primeiro passa para o sucesso, pois nem todos os livros devem ser lidos rapidamente. 

Contudo, para você ter uma boa velocidade de leitura, é preciso antes saber de algumas dicas para facilitar o processo. Veja a seguir algumas delas:

1 – Evite distrações no processo de leitura

Para ter um bom desempenho na leitura, comece criando um ambiente onde haja o mínimo de interrupções e distrações possíveis, para permitir que você se concentre nas palavras à sua frente.

2 – Vá com calma no processo até pegar o jeito

Uma ótima dica para quem quer começar as poucos é ler um romance descomplicado ou um artigo na internet simples para ter uma ideia de qual técnica funcionará melhor para você. 

Para que a técnica seja bem aplicada, avalie o quanto você se lembrou ou entendeu e defina um cronômetro para ver o quanto mais rápido você está lendo agora.

3 – Preste atenção nas palavras difíceis que você já leu antes

Prestar mais atenção nas palavras mais difíceis ajudará você a impedir que seus olhos voltem às palavras anteriores e a desacelerar sua leitura.

leitura-dinâmica

4 – Tenha em mente o que você quer extrair do texto

Ter conhecimento o que você vai aprender no texto pode ser útil se você estiver usando o método de Skimming para ter uma leitura dinâmica. Isso faz com que você preste atenção ao ver palavras, sentenças ou frases relevantes. 

Além disso, você pode diminuir a velocidade nesses pontos ou circulá-los para dar ênfase, mas, caso contrário, mover-se pela página rapidamente.

5 – Compare o seu rendimento no processo de leitura

Lendo dessa forma, você pode dizer se sua prática Skimming está valendo a pena. Isso porque existem muitas avaliações gratuitas de leitura da velocidade na internet atualmente.

6 – Pratique muito a técnica

Isso mesmo, você tem que praticar muito a leitura dinâmica para ficar bom nisso. Quanto mais você treinar, mais natural será a sensação de fluidez na leitura.

Você gostou de saber mais sobre a técnica Skimming e como ela complementa a leitura dinâmica? Se gostou, não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares.

publicidade