Todos os pais deveriam ANALISAR isso em suas CRIANÇAS

Entenda como a qualidade do sono do seu filho pode transforma o desenvolvimento dele!

Todos os pais deveriam ANALISAR isso em suas CRIANÇAS
Todos os pais deveriam ANALISAR isso em suas CRIANÇAS

Você sabia que a qualidade de sono é uma base bastante essencial para a saúde física e mental de uma criança? A verdade é que muitos pais não conseguem analisar a quantidade e qualidade do sono dos filhos.

Se você não está conseguindo auxiliar sua criança a dormir bem durante a noite, você não está sozinho. Os problemas e desafios do sono afetam vinte e cinco a cinquenta por cento das crianças e quarenta por cento dos adolescentes.

Por isso, compreender as necessidades de sono de das crianças é o primeiro passo para proporcionar um sono melhor para ele a longo e curto prazo.

Por meio de uma combinação de uma boa manutenção do sono, as rotinas adequadas à idade do seu filho e muita atenção a quaisquer distúrbios do sono, você pode ajudar ele a descansar o necessário para crescer forte e saudável.

Qual a importância do sono para suas crianças?

O fato é que a qualidade de sono de uma criança desempenha um grande e crucial papel no desenvolvimento da mente desses futuros jovens. 

Com uma boa noite de sono, além de ter um efeito direto na área da felicidade, estudos mostram o sono alcançando o estado de:

  • Alerta e a Atenção;
  • Desempenho Cognitivo e Humor;
  • Resiliência e Aquisição de vocabulário;
  • Aprendizagem e Memória. 

qualidade-sono-crianças

Além disso, uma boa noite de sono também tem grandes efeitos no crescimento, especialmente na primeira infância da criança, assim, refletindo para a vida adulta. 

Em relação às crianças pequenas, um pequeno cochilo parece ser necessário para:

  • Consolidação da Memória;
  • Atenção Executiva;
  • Desenvolvimento de Habilidades Motoras.

Portanto, é muito importante você pai ou mãe priorizar também a qualidade de sono do seu filho desdes os primeiros anos de idade. Aproveite essas informações dadas aqui para você ter um norte de como analisar melhor a qualidade do sono das suas crianças.

Uma pessoa bem HUMORADA tem ESSE benefício em sua saúde

Quais são os riscos quando uma criança não dorme o suficiente?

Como todos os pais de primeira viagem já sabem, uma criança com poucas horas sono no dia pode oscilar entre ficar mal-humorada e hiperativa. Essa falta de sono pode gerar efeitos que podem imitar o Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade nas crianças.

A ausência de descanso noturno também pode afetar a capacidade de da criança de prestar atenção em determinadas coisas, com ramificações para seu desempenho na escola e em casa com a família.

Em relação à qualidade de sono, ¼ das crianças com menos de cinco anos de idade não tem um boa noite de sono.

qualidade-sono-crianças

Esse dado é preocupante porque o sono insatisfatório nos primeiros anos de vida da criança tem sido associado à rinite alérgica, assim como vários problemas com o sistema imunológico – bem como ansiedade e depressão.

Problemas mentais em crianças com hábitos ruins de sono

Existem várias evidências emergentes de que sono insuficiente nos primeiros anos de uma criança pode acarretar riscos cardiovasculares futuros na forma de:

  • Obesidade;
  • Diabetes;
  • Pressão Alta.

Além disso, em adolescentes, o péssimo hábito de não dormir bem pode ter efeitos de longo prazo no desempenho acadêmico e saúde mental. 

O fato é que a perda crônica de sono em adolescentes é um problema de saúde pública. Isso porque é um fator de risco para o abuso de substâncias e problemas de saúde mental, bem como para problemas mais imediatos, como acidentes automobilísticos e esportivos.

Apneia: cuide do seu SONO ou perca a sua MEMÓRIA

qualidade-sono-crianças

Crianças que sofrem com distúrbios do sono

Os problemas que podem parecer menores para nós em relação à qualidade de sono, isso porque geralmente são muito significativos para as crianças. A verdade é que eventos podem afetar o sono do seu filho, como:

  • Um novo irmão e dentição;
  • Uma doença;
  • Um lugar diferente;
  • Um novo cuidador;
  • Uma mudança na programação;
  • Pequenas queixas como alergias;
  • Resfriados;
  • Ouvidos as infecções.

Além desses problemas comuns, até 50% das crianças sofrem de distúrbios do sono em algum momento da vida

O fato é que os distúrbios do sono estão ligados à saúde mental e físicas das crianças, com um exacerbando o outro em um ciclo que pode ser difícil de quebrar. 

Além disso, alguns desses distúrbios do sono não são evidentes para a criança que dorme, assim, podem refletir outras condições, como, por exemplo, epilepsia, tornando-os difíceis de diagnosticar.

16 hábitos diários que só as pessoas ALTAMENTE bem-sucedidas têm

qualidade-sono-crianças

Portanto, alguns desses distúrbios em relação à qualidade de sono mais comuns em crianças são:

  • Terrores noturnos e pesadelos;
  • Apneia do sono;
  • Sonambulismo e sonambulismo;
  • Ronco e síndrome das pernas inquietas.

Agora que você já sabe como proceder em relação à qualidade do sono do seu filho, é importante você acompanhar se ele está mesmo tendo uma boa noite de sono. 

17 aplicativos para melhorar seu bem-estar e sua qualidade de vida

O que fazer com crianças com terrores noturnos e pesadelos?

Você sabia que os pesadelos e os terrores noturnos podem ser bastante assustadores para os seus filhos e crianças? A verdade é que as crianças têm mais dificuldade em distinguir o que é real e o que não é em relação aos adultos. 

Os seus filhos costumam acordar de pesadelos durante a noite? Esse comportamento geralmente ocorrem durante o sono REM, por isso, se isso acontecer, tranquilize o seu filho e coloque ele gentilmente de volta na cama para dormir.

Para você que não sabe, os terrores noturnos são uma parassomia que ocorre bem no início da noite durante o sono em cerca de 1/3 das crianças ao redor do mundo. 

qualidade-sono-crianças

Nessa fase do sono a criança pode gritar e pular durante um terror noturno, porém, geralmente não vai acordar ou se lembrar do incidente pela manhã. Isso já aconteceu com um filho seu? 

Com isso, a melhor coisa que você com pai ou mãe pode fazer é garantir que seu filho esteja seguro enquanto dorme, assim, tentando manter ele na cama – se possível, claro. 

Além disso, não existe a necessidade de acordar o seu filho ou se preocupar se ele experimentar o terror noturno ocasional ou pesadelos.

Porém, se os pesadelos se tornarem muito frequentes ou se os seus filhos estiverem causando sonolência diurna, vale a pena procurar ao seu pediatra.

Você gostou de saber mais sobre como você pai ou mãe devem analisar melhor a qualidade de sono dos seus filhos? Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares. Aproveite essa oportunidade para ajudar crianças com problemas ao dormir bem durante a noite.