EMPATIA: uma característica que muda completamente sua vida

Seja alguém que todos queiram ter por perto!

EMPATIA: característica que só pessoas realmente BOAS possuem
EMPATIA: característica que só pessoas realmente BOAS possuem

Em uma época onde as pessoas estão cada vez mais “virtuais”, a empatia nunca foi tão hipócrita quando está sendo nos últimos anos – e se é que podemos chamar certas ações de empatia, não é mesmo?

A vida está cada vez mais online, tudo se faz por fotos e vídeo, todo mundo quer se tornar um novo influencer, ter muitos seguidores e ser uma pessoa famosa.

Mas no fundo, o que vemos são mais máscaras do que de fato a verdadeira bondade sendo colocada em prática por pessoas que acreditamos serem boas assim, só por serem quem são.

E por que há uma necessidade de se falar sobre a empatia?

Como pessoas que aceitamos viver uma vida em constante construção para o melhor, se tornar uma pessoa evoluída é desmistificar esse conceito de ser quem todo mundo quer que sejamos.

Por isso, está na hora de recolocar o valor verdadeiro na empatia, buscar ser uma pessoa melhor, que se preocupa com as outras de verdade e construir um mundo melhor.

EMPATIA: uma característica que muda completamente sua vida
EMPATIA: uma característica que muda completamente sua vida

5 hábitos diários para conseguir se manter sempre MOTIVADO

O que é empatia?

Em palavras simples, podemos dizer sem rodeios que empatia é a capacidade que uma pessoa tem de poder se colocar no lugar dos outros de forma automática, sem precisar receber algo em troca.

Essa pode ser a principal personalidade de uma pessoa boa, onde ela consegue refletir sobre as próprias ações e repensar sobre o que está fazendo de bem para um outro ser.

Você se projeta no lugar dela, passa a pensar no que ela está sentindo, pensando, se aquilo pode está lhe magoando ou ferindo de alguma forma, se está bem e como pode ficar melhor… É pensar no outro sempre!

Os três tipos de empatia

Há quem prefira dizer que a empatia pode ser dividida em três tipos, que podem ser cognitiva, emocional e compassiva. Sabia desses três tipos de empatia? Vamos descrever melhor:

1 – Empatia Cognitiva:

É considerada o tipo mais comum e pode ser definido como a simples capacidade de poder se colocar no lugar de uma outra pessoa e pensar em tudo aquilo que ela está sentindo ou pensando.

Pessoas felizes SEGUEM esses 4 rituais, de acordo com neurocientista

EMPATIA: uma característica que muda completamente sua vida

Geralmente, ela é trabalhada por empresas – podendo ser definida com outras nomenclaturas, claro -, para que as pessoas possam ter a capacidade de pensar como um suposto cliente ou qualquer pessoa que precise “estudar“.

De forma geral, ela oferece para você um lugar dentro da perspectiva de outra pessoa, como se você parasse de pensar em si e passasse a pensar como ela naquele momento.

5 coisas que você JAMAIS deve dizer a uma pessoa que perdeu alguém

2 – Empatia Emocional:

A empatia emocional pode ser considerada como algo mais intenso, é quando você pensa nos sentimentos de uma outra pessoa e passa a reconhecer como aquilo pode está lhe afetando de alguma forma.

Há quem diga que esse tipo de empatia é o mais profundo entre os três, já que permite que você nesse momento passa a assumir e assimilar as sensações que cada uma dessas reações lhe causam.

3 – Empatia Compassiva

Diferente das demais, a empatia compassiva pode ser algo mais profundo, é quando lhe permite ir além dos pensamentos e sentimentos que você tem e te faz ir à prática.

SORRIA! 30 Alimentos que te deixarão mais FELIZ, a ciência comprova!

EMPATIA: uma característica que muda completamente sua vida

É como se os primeiros passos fossem realmente pensar e agora, depois de identificar qual é o problema e em que situação aquela pessoa está, você entra em ação.

Nesse momento, você deixa de ser um espectador e passa a agir com bondade para que a situação em que aquela pessoa está possa ser revertida de alguma você e você age em prol do benefício dela.

57 Frases de Felicidade com Deus. Sendo grato por TUDO o que tens!

É possível desenvolver empatia?

Essa poderia ser uma das repostas mais prazerosas de se dar a uma pessoa que questiona sobre a bondade: sim, você pode desenvolver a empatia e se tonar uma pessoa capaz de pensar no próximo de verdade.

São as suas pequenas atitudes que refletem há dentro de você e acredite, são ações simples que te fazem ser destaques no meio de um mundo cheio de maldades. Sabe como?

  • Aprenda a ser gentil,
  • Respeite as pessoas,
  • Tenha educação no modo de falar e principalmente de agir,
  • Ajude quem precisa,
  • Faça pequenas ações como ceder seu lugar no ônibus ou ajudar alguém com bolsas,
  • Tenha o hábito de agradecer,
  • Use bom dias, obrigada, por favor,
  • E pense: o que essa pessoa sentiria se fosse eu?

EMPATIA: uma característica que muda completamente sua vida

Acredite, essa escolha não só acaba mudando a vida das pessoas que estão ao seu redor, como também traz um impacto muito grande sobre quem você é e o que você sente dentro desse mundo que é tão caótico.

Um lembrete muito especial:

As pessoas gostam de ter pessoas amáveis por perto. Seja você uma delas!

22 ações SIMPLES que pessoas produtivas fazem para alcançar sucesso

Escolha ter essa característica

Todos nós somos pessoas sociáveis, que precisamos conviver com pessoas no trabalho, nas escolhas ou faculdades, em locais públicos e estamos sempre um com outros, mesmo sem nos conhecermos com mais afinco.

Escolher trabalhar esse relacionamento pode ser uma coisa que só te trará mais benefícios. Só pessoas boas possuem de verdade a característica de serem empáticas. Você pode ter benefícios como:

  1. Ser mais feliz,
  2. Ter dias mais incríveis,
  3. Mais motivos para ser gratos surgirão,
  4. Atrairá pessoas que gostam de você,
  5. Viver será uma dádiva, não fardo,
  6. Você uma pessoa completamente diferente!

Transforme-se sendo uma pessoa mais empática!