Pensando em aderir o ”dia do lixo”? Isso pode ser um ERRO para sua saúde!

Conheça os erros que você pode cometer no dia do lixo!

Pensando em aderir o ''dia do lixo''? Isso pode ser um ERRO para sua saúde!
Pensando em aderir o ''dia do lixo''? Isso pode ser um ERRO para sua saúde!

Se você está acostumado a seguir uma dieta para ganhar ou perder peso, então deve conhecer o famoso “dia do lixo”.

Esse “dia do lixo” vem sendo muito usado por pessoas que querem fazer uma não muito rigorosa, um dia em que elas podem comer o que quiserem.

Porém, é que muitas pessoas não sabem, esse dia pode ser muito prejudicial para quem quer perder peso, pois o consumo de calorias extrapola a dieta proposta.

Por que o “dia do lixo” é uma má ideia?

Mesmo que você siga a sua dieta durante todo a semana, separar um dia inteiro para comer o que quiser pode causa sérios problemas no seu corpo, como:

  • Ganho de peso;
  • Alterações intestinais;
  • Retenção de líquido.

dia-do-lixo

Com isso, você vai perder todo o resultado conquistado durante toda semana que passou.

Esse desvio da sua meta para perder peso pode ser bastante caro para o seu plano de emagrecimento, pois você terá que recomeçar todo o processo de adaptação.

Além disso, se desviar demais da dieta nos finais de semanas e em festas comemorativas é um dos motivos de você ainda não ter emagrecido.

Esse “dia do lixo” pode lhe custar uma oscilação entre 1 a 3 quilos a mais ou a menos no seu corpo.

O “dia do lixo” pode destruir sua dieta de emagrecimento

É muito comum entre as pessoas que fazem dieta de emagrecimento adotarem o “dia do lixo” como uma válvula de escape para comer o que quiserem.

Esse dia as pessoas podem comer sem ter na mente uma tabela de restrições, como alimentos com baixo valor nutricional.

Tudo isso em um único dia da semana. O perigoso disso é que muitas pessoas usam esse dia para comer tudo o que não podia durante a semana.

Em só um dia da semana, algumas pessoas criam equivocadamente o dia do lixo como uma forma de recompensa por causa de todo o processo de privações alimentares da semana.

dia-do-lixo

O grande problema disso é que as pessoas que fogem da dieta acabam criando expectativas muito grandes para esse dia.

E infelizmente, com essa grande expectativa vem o descontrole alimentar, assim passando a comer sem parar e perdendo todas as conquistas da semana.

Compulsão alimentar e “dia do lixo”

Esse dia em que você pode comer de tudo pode ser muito prejudicial, pois pessoas que sofrem de compulsão alimentar podem acabar comendo além da conta.

Para as pessoas que querem reduzir o consumo de açúcar, o “dia do lixo” pode não ser uma boa ideia, já que a ingestão de grande volume dessas substâncias pode gerar problemas no organismo.

Essa quebra na dieta de perda de peso pode atrasar e muito o seu emagrecimento, levando a isso a desestimulação da pessoa que quer continuar o processo.

Além disso…

O termo que as pessoas usam “dia do lixo” pode ser um pouco problemático, pois faz com que você construa uma relação errada om os tipos de comidas que quer comer.

Esse dia é prejudicial porque o ato de comer “besteira” moraliza o que você põe na boca de forma que pode ser aplicada normalmente.

Fazendo isso, você se sentirá bem ou mal com base em seu cardápio do “dia do lixo”.

dia-do-lixo

O alto consumo de calorias

O “dia do lixo” pode causar em você um sentimento de culpa, levando assim a altos níveis de consumo de calorias, tudo isso por causa da carga emocional de ter quebrado a dieta.

Por isso, é necessário que você entenda que nenhum tipo de alimento isolado será o remédio nem a culpa para algum problema.

Claro que as pausas na dieta de emagrecimento são realmente necessárias para um processo saudável e tranquilo.

Pois, além de deixar o seu emocional menos sobrecarregado, as pausas podem ajudar a combater o efeito platô

Quando você começar a sentir que realmente está perdendo peso, é muito comum que o seu organismo reduza o gasto calórico.

Assim ocorrendo uma diminuição na perda de peso, o que é bastante conhecido como efeito platô.

Qual a diferença entre “dia do lixo” e “refeição livre”

A refeição livre tem como objetivo central proporcionar para a pessoa que está em uma dieta o acesso à vida social sem restrições alimentares.

Esse tipo de refeição pode acontecer em dias diferentes, ela pode acontecer até duas vezes por semana, isso dependendo do seu objetivo de dieta e resultado.

dia-do-lixo

O segredo principal da refeição livre é fazer com que você faça uma refeição pelo simples prazer da companhia e do delicioso alimento.

Além disso, você não deve comer até passar mal, mas sim aproveitar e desfrutar do momento de uma boa refeição.

Você precisa ter equilíbrio!

Assim podendo escolher vários sabores nas suas tomadas de decisões. Já o “dia do lixo” está extremamente associado ao alto consumo de alimentos calóricos, com baixa taxa nutricional e ricos em carboidratos e gorduras.

Mesmo sem os melhores ingredientes em uma comida que uma pessoa de dieta come, muitos desses alimentos são consumidos apenas naquele momento.

Tipo de alimentos assim não podem ter lugar no seu dia a dia de uma pessoa que quer perder peso e ser uma pessoa saudável.

Por isso, é importante você entender que sim, o “dia do lixo” pode comprometer todo o seu rendimento na dieta.

dia-do-lixo

Todos esses dias em que você se descontrola com essas comidas, podem desencadear em você uma compulsão alimentar, assim gerando outros distúrbios.

Como trocar o “dia do lixo” por refeições livres?

Para que você não comprometa toda a sua dieta, você pode fazer apenas uma refeição livre por semana.

Melhor fazer isso do que comer um dia inteiro mal, só fazendo com que o seu consumo de calorias estraguem sua dieta.

A refeição livre não vai atrapalhar a sua dieta nem a perda de peso, pois o seu organismo consegue voltar para a queima de gorduras, isso é uma ótima vantagem em comparação com o “dia do lixo”, concorda?

Você pode ter o dia da refeição livre em qualquer dia da semana, podendo assim ser encaixadas em dias sociais, como festas, aniversários e casamentos.

publicidade