XÔ DESCONFORTO! 9 alimentos que eliminam GASES e que não podem faltar em casa!

Saiba quais são os alimentos que podem aliviar os gases!

XÔ DESCONFORTO! 9 alimentos que eliminam GASES e que não podem faltar em casa!
XÔ DESCONFORTO! 9 alimentos que eliminam GASES e que não podem faltar em casa!

Se existe uma coisa que incomoda muitas pessoas são os gases, além dos constrangimentos que esse problema acaba gerando no dia a dia.

O desconforto que, na maioria das vezes, acontece após a pessoa fazer uma refeição, por isso que alguns alimentos acabam refletindo diretamente a qualidade das nossas refeições diárias com os gases.

Com isso, para amenizar esses efeitos, os hábitos alimentares saudáveis são muito importantes à digestão, assim diminuindo aquelas sensações de azia, dores no abdome e inchaços.

Te interessa?

Além disso, é muito importante lembrar que a má digestão pode estar diretamente conectada com a produção dos gases, algum tipo de alergia alimentar ou pelo grande consumo de carboidratos.

alimentos-eliminar-gases

Pensando nisso, listamos alguns alimentos que podem ajudar você a eliminar os gases, como também alguns alimentos que podem provocar esses gases indesejáveis. Aproveite!

Chás permitidos na gravidez: grávidas anote a lista e fiquem ALERTAS!

9 alimentos para eliminar os gases

É muito importante que você entenda que durante a digestão, as bactérias do intestino fermentam o que nós comemos e por consequência são liberados os gases.

Não se preocupe, pois isso é um processo natural do nosso organismo. Porém, como alguns alimentos fermentam mais do que outros, é fundamental prestar atenção no que vai comer pois isso pode diminuir certos momentos inconvenientes.

Quais alimentos diminuem os gases?

Confira a seguir a lista de alimentos que você pode comer sem se preocupar com gases. Além desses alimentos serem nutritivos, eles diminuem os gases indesejáveis.

1 – Frutas laxativas

Esses tipos de frutas podem ajudar no bem-estar do trato intestinal, como também ajuda na diminuição da prisão de ventre e eliminação das fezes de modo adequado.

alimentos-eliminar-gases

Essas frutas fazem com que as fezes não fiquem paradas no nosso organismo aumentando a produção de gases.

2 – Camomila

O chá de camomila pode ser utilizado na hora do almoço e jantar, pois ele ajuda na digestão e não apresenta grandes reações.

3 – Alecrim e Hortelã

Essas opções de ervas podem auxiliar no processo de digestão, assim, controlando a produção de ácido do nosso estômago, como também diminuindo cólicas intestinais, gases e azia. São ótimos para consumir antes das refeições.

10 alimentos crus que aumentam a imunidade e te deixam mais bonito

4 – Berinjela

Esse tipo de vegetal tem baixo teor de carboidratos fermentáveis, o que ajuda o nosso organismo a produzir menos gases.

Além disso, se você procura outras opções que podem fazer o mesmo efeito da berinjela, é recomendado:

  • Chuchu;
  • Tomate;
  • Abobrinha;
  • Cenoura.
alimentos-eliminar-gases

5 – Kiwi e Kefir

O kiwi, além do pequeno teor de fibras, possui baixo teor de carboidratos. Consumindo esse tipo de fruta, você ganha alta carga de antioxidantes que combatem o envelhecimento precoce das células.

Já o kefir é um alimento probiótico, ou seja, ele traz microorganismo que irão aumentar o número de bactérias “boas” no nosso intestino, assim melhorando a absorção de nutrientes.

12 chás anti-inflamatórios que são poderosos CICATRIZANTES

6 – Abacaxi

É vantajoso consumir o abacaxi após as refeições, pois ele contém uma enzima chamada bromelina, que auxilia na digestão das proteínas da carne.

7 – Gengibre e Salsa

O gengibre pode ser consumido em forma de chá, adicionando nas refeições ou ralado, a preferência é sua. Ele alivia a produção de gases intestinais e estomacais.

Já a sala é um tipo de erva muito usada como tempero, ela consegue controlar os gases intestinais de forma bastante eficaz. Além disso, ela pode ser consumida seca ou fresca, sendo colocada em diversas preparações.

alimentos-eliminar-gases

8 – Alho

O alho é um tipo de alimento que auxilia no processo de digestão, e com isso diminui a formação de gases no organismo. Para que esse efeito aconteça, é importante você esmagar o alho e utilizá-lo como tempero em comidas ou em chás.

20 benefícios do ALHO que você com certeza não conhecia AINDA!

9 – Erva doce

Outro tipo de erva que você pode incluir nas suas refeições diárias, pois a erva doce contribui e muito para o funcionamento da digestão.

Além disso, serve tanto para evitar a formação de fases como para aliviar os sintomas. Por isso, é fundamental beber o chá antes das refeições ou se você estiver sentindo dores e inchaços, beba após a alimentação.

Quais alimentos causam gases?

São vários, e alguns desses tipos de alimentos já fazem parte do cardápio diário de nós brasileiros, como também alguns grupos de comidas com alto teor de açúcar e carboidratos.

alimentos-eliminar-gases

Isso significa que quando esses alimentos chegam ao sistema digestivo, eles levam mais tempo para serem completamente digeridos.

Com isso, é aumentado a quantidade de gases pelas bactérias responsáveis pela fermentação.

Veja a seguir alguns desses alimentos que podem aumentar a quantidade de gases no seu organismo, assim provocando momentos desagradáveis, confira:

  • Batata doce;
  • Uvas passas;
  • Ameixas secas;
  • Lentilhas;
  • Cebola;
  • Maçã;
  • Leite e derivados;
  • Alimentos gordurosos;
  • Açúcar;
  • Feijão;
  • Grão de bico;
  • Repolho;
  • Brócolis;
  • Couve-flor;
  • Couve.

É importante lembrar que alguns alimentos são ricos em fibras, como a granola e os cereais integrais, que também podem causar o desconforto dos gases.

Pois, as fibras levam mais tempo para serem metabolizadas e digeridas pelas bactérias da flora intestinal, o que acaba aumentando a produção de gases intestinais.

alimentos-eliminar-gases

Como eu posso aliviar os gases?

Primeiramente, você deve entender que os gases não precisam ser motivo de preocupação, a não ser, claro, que eles comecem a comprometer a sua vida social.

Por isso, ao notar a recorrência do desconforto, a primeira coisa que você deve fazer é tentar listar os hábitos e alimentação que estão causando o acúmulo de gases no seu organismo.

Em paralelo a isso, também é possível contar com uma ajuda extra, assim não será preciso cortar da dieta alguns alimentos que você gosta muito.

Em relação a tudo isso, você tem que entender que para ter uma vida saudável, um corpo saudável, assim como todo o organismo, você precisa tomar cuidado com o que come. A dieta vem em primeiro lugar quando a questão é os excessos de gases.

Siga os seguintes passos

Comece a partir de hoje regrar sua alimentação, preste atenção nos ingredientes, como o alimento foi cozido e preparado, com todos esses cuidados você vai começar a perceber o seu estômago trabalhar de outra forma, mais saudável.

Listamos esses alimentos que podem aliviar os sintomas da má digestão já para você ter um norte de por onde começar a tratar melhor o seu sistema digestivo.

Por isso, comece hoje a cuidar do seu corpo, sua saúde agradece! Cuidado com o que põe na boca na hora de comer, pois isso trará consequências no futuro.

Veja mais ›
Fechar