Se você trabalha no COMPUTADOR, precisa fazer ISSO com seus olhos

Saiba como cuidar dos seus olhos se você trabalha o dia inteiro na frente de um computador!

Se você trabalha no COMPUTADOR, precisa fazer ISSO com seus olhos
Se você trabalha no COMPUTADOR, precisa fazer ISSO com seus olhos

Se você é uma pessoa que trabalha em frente a uma tela de computador ou notebook o dia todo, você já notou que os seus olhos ficam cansados, secos ou com coceira? 

A verdade é que encarar uma tela de computador ou notebook por horas a fio pode prejudicar sua visão a curto e longo prazo. 

Com isso, você pode se preocupar em causar danos permanentes aos olhos ou pode estar se perguntando o que pode fazer para lidar com o desconforto de passar horas trabalho na frente da tela.

Você gostaria de saber mais sobre essa relação entre os seus olhos e sua tela de computador? Então continue lendo esse artigo. Aqui você aprenderá como as telas de computadores, smartphone e tablets afetam sua visão e sua saúde e o que você pode fazer a respeito.

Qual a relação das telas e os seus olhos?

Se o seu trabalho em casa ou na empresa envolve o uso pesado de tela de computador, tablet e celular, com certeza você já notou alguns problemas nos seus olhos. 

Em relação a esse problema no trabalho, você precisa entender que não está sozinho nessa. No mundo inteiro, pelo menos 50% das pessoas que trabalham em frente a um computador relatam problemas nos olhos – mas o número pode estar perto de 90%. 

cuidar-olhos-trabalho

Ao passar muito tempo trabalhando na frente de um dispositivo eletrônico, você pode notar sintomas como:

  • Visão Dupla;
  • Muitas dores de cabeça durante o trabalho;
  • Visão embaçada;
  • Olhos secos, com coceira ou vermelhos.

O fato é que nenhum desses sintomas listados é anteriormente divertido e, se forem graves o suficiente para uma pessoa, a qualidade do trabalho pode ser prejudicada

Por esse problema, muitos desses sintomas costumam ser chamados de Síndrome da Visão Computacional.  Veja mais a seguir sobre esse tipo de síndrome.

Exercício de Yoga para os Olhos: aprenda a técnica que mudará sua VIDA!

O que é Síndrome da Visão Computacional?

Assim como você conhece outras síndromes, como a síndrome do túnel do carpo, a condição é causada pelo uso repetitivo. 

Nesse cenário de trabalho com computadores, os seus olhos trabalham muito para continuar lendo na tela de um dispositivo eletrônico e ficam cansados.

O fato é que apenas ler uma página por um longo tempo no seu trabalho pode ser difícil para seus olhos. Isso porque os seus olhos com todo o movimento e o foco de close-up que a tarefa exige, e os computadores tornam o problema ainda pior. 

cuidar-olhos-trabalho

Além disso, o brilho da tela, as oscilações e o contraste da tela de um computador exigem ainda mais da sua visão. Ao usar um dispositivo eletrônico conectado a internet com tela, muitas pessoas se esquecem de piscar os olhos. 

Pare de QUERER ser produtivo e se TORNE eficiente!

Vamos para um tipo de exercício?

Para fortalecer o argumento, normalmente nós piscamos cerca de 15 a 20 vezes por minuto, porém, ao ler uma tela de computador, geralmente piscamos apenas a metade dessa quantidade.

Todo esse olhar para o computador no trabalho, em casa ou na empresa, pode secar seus olhos, o que contribui para a irritação. No entanto, pode ficar tranquilo em relação a isso, pois provavelmente você não está causando danos permanentes aos olhos. 

Por outro lado, a Síndrome da Visão Computacional possa ser desagradável para qualquer pessoa que passa muito tempo na frente de uma tela trabalhando.

Se você tirar algum tempo do computador, seus olhos terão o descanso de que precisam e começarão a se sentir melhores novamente.

cuidar-olhos-trabalho

Como aliviar a fadiga dos olhos no trabalho?

No novo cenário durante a pandemia do novo coronavírus, muitas pessoas estão olhando para a tela de um computador, smartphones ou outro dispositivo digital tanto para lazer quanto para trabalho. 

O problema é que essa grande exposição as telas de dispositivos eletrônicos estão causando um grande problema generalizado chamado fadiga ocular digital. Os sintomas dessa fadiga ocular digital incluem:

  • Visão embaçada e olhos vermelhos;
  • Estremecimento dos olhos e dor no pescoço e ombro;
  • Fadiga e desconforto ocular e olhos secos;
  • Dores de cabeça.

Agora que você já sabe o quanto é prejudicial para a saúde dos seus olhos passar muito tempo na frente de uma tela de computador, veja a seguir alguns hábitos oculares saudáveis que você pode fazer para lidar com essa fadiga dos olhos no trabalho.

Esses 15 exercícios são ESSENCIAIS para quem trabalha sentado

4 hábitos saudáveis para cuidar dos olhos no trabalho

Se os seus olhos estão lutando pela fadiga de ficar o dia inteiro trabalhando na frente do computador, você precisará fazer algumas alterações nos seus hábitos. 

O fato é que a mudança mais óbvia para ter uma saúde dos olhos é reduzir o uso da tela, especialmente uma ou duas horas antes de deitar. 

cuidar-olhos-trabalho

No entanto, se você trabalha em frente a um computador o dia inteiro, não poderá simplesmente encerrar o emprego. Experimente as soluções abaixo e tenha um bom rendimento nas suas tarefas diárias.

1 – Mantenha distância das telas

Se o seu computador, notebook ou smartphone de trabalho estiver muito perto do seu rosto, seus olhos terão que se esforçar para manter o foco. No entanto, você também não quer que sua tela fique muito longe, não é mesmo?

Mesmo assim, tente fazer pequenas pausas quando estiver trabalhando, tenha um pouco de distância dessas telas quando for descansar.

5 benefícios radiantes de fazer home office com o seu pet por perto

2 – Reduza o brilho das telas

A luminosidade extra na tela dos computadores faz os seus olhos trabalharem mais enquanto tentam ler um texto ou documento no trabalho. 

Para que o brilho desses equipamentos não prejudiquem a sua visão, reduza o brilho das telas dos computadores, televisão, notebook e smartphone.

cuidar-olhos-trabalho

3 – Aprenda a personalizar as configurações de cores do seu equipamento

Você pode até pensar que a tela do computador está muito clara ou muito escura para seu conforto, ou talvez tenha que trabalhar para ler uma fonte minúscula. 

Para criar bons hábitos no trabalho, apenas brinque com suas configurações, a verdade é que com um pouco de experimentação, você pode encontrar uma opção mais confortável.

4 – Respeite suas pausas no trabalho

Na empresa em que trabalha, uma pessoa não pode ficar longe do computador, mas seus olhos ainda precisam de um tempo livre. 

Se esse for o seu caso, use a regra 20-20-20, você conhece? Essa regra consiste em cada 20 minutos, desviar o olhar do computador para um objeto a cerca de 6 metros de distância. 

Você gostou de saber mais sobre como o excesso de tela de computador pode prejudicar os seus olhos? Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares. Aproveite essa oportunidade para cuidar melhor os seus olhos no trabalho e em casa.