Crie esse HÁBITO e consiga aprender MELHOR novas coisas

Aprenda a usas as pausas curtas e potencialize seus nos hábitos de aprendizagem!

Crie esse HÁBITO e consiga aprender MELHOR novas coisas
Crie esse HÁBITO e consiga aprender MELHOR novas coisas

Você sabia que aprender uma nova habilidade é uma ótima forma de fortalecer e enriquecer sua vida, assim como desafiar a si mesmo e manter a mente afiada? 

A verdade é que aperfeiçoar uma nova habilidade é quase sempre mais fácil falar do que fazer, não é mesmo? Infelizmente, várias pessoas acabam desistindo de um projeto ou novo hobby por pura frustração em algum momento. 

Por isso, se você tem se esforçado para dominar uma determinada atividade ou aprender coisas novas, os pesquisadores.do National Institutes of Health recomendam fazer algumas pausas curtas para recarregar a mente.

Te interessa?

Como as pausas curtas aumentam a capacidade de aprendizagem?

Um grupo de pesquisadores do Instituto Nacional de Distúrbios Neurológicos e Derrame (NINDS) conseguiu mapear o.fluxo da atividade neural dentro da mente enquanto uma pessoa estava aprendendo uma nova habilidade. 

Ao longo de toda a pesquisa, os cientistas descobriram que algumas determinadas pausas curtas durante a prática e o aprendizado.de uma habilidade podem ser muito úteis para a retenção e aprendizado. 

pausas-curtas

Por que isso acontece?

Durante uma pausa, os cérebros das pessoas que participaram da pesquisa mostraram exatamente os mesmos padrões de atividade de quando.eles estavam aprendendo e praticando um novo código.

Isso apenas muito mais rápida e continuamente de forma rápida. Por isso, quanto mais a mente de um voluntário na pesquisa repassou essa atividade neural, melhor eles acabaram tendo um desempenho.nas sessões de prática posteriores.

Cansado estudar ONLINE? 15 dicas para se RENOVAR e melhorar seu desempenho

Como esse hábito melhora a capacidade de aprendizado?

Os pesquisadores do estudo sobre as pausas curtas teorizam que fazer uma pausa dá ao cérebro algum tempo para repetir repetidamente as memórias.comprimidas relacionadas à habilidade que alguém está praticando. 

O fato é que o descanso fortalece e reforça a prática e as memórias aprendidas.

Além disso, os resultados apoiam a ideia de que as pausas desperta e desempenha um papel tão importante quanto a prática no aprendizado de uma nova habilidade. 

Quando damos pausas curtas no momento dos estudos, esse é o período em que nosso cérebro comprime e consolida memórias do que acabamos de praticar.

É algo praticamente indispensável!

A verdade é que compreender esse papel da reprodução neural pode não apenas ajudar a moldar como aprendemos novas habilidades.

Assim como também como ajudamos os pacientes a recuperar habilidades perdidas após lesão neurológica – como acidente vascular cerebral.

pausas-curtas

As pausas deixam o cérebro mais rápido

Os pesquisadores que realizaram a pesquisa usaram uma técnica de varredura altamente sensível chamada “magneto encefalografia”.

Essa técnica foi usada para registrar a atividade das ondas cerebrais entre trinta e três voluntários destros saudáveis ​.enquanto eles aprendiam a digitar um código de teste de cinco dígitos com a mão esquerda. 

Cada pessoa digitou um código tantas vezes quanto possível por dez segundos e então descansou por dez segundos – cada voluntário completou este exercício trinta e cinco vezes. 

Com isso, os participantes viram sua velocidade de digitação melhorar drasticamente desde o início, antes de nivelar por volta da décima primeira tentativa.

10 passos para desenvolver sua Leitura Dinâmica e aprender de verdade

É verdade que as pausas é ainda melhor que dormir?

Para comprovar essa teoria, a equipe do Dr. Cohen havia estabelecido anteriormente que a maioria dos “ganhos de aprendizagem” parecem.ocorrer dentro do cérebro durante curtas pausas, não enquanto a atividade real está acontecendo. 

Com isso, surpreendentemente, o estudo anterior concluiu que as melhoras de aprendizagem ocorridos durante uma pequena pausa foram maiores que aqueles obtidos após uma boa noite de sono.

A equipe do Dr. Cohen queria explorar os mecanismos por trás do fortalecimento da memória visto durante o repouso desperto. 

Além disso, as várias formas de memória parecem depender da repetição da atividade neural, então decidimos testar essa ideia para o aprendizado de habilidades procedimentais. Veja a seguir o que o doutor conseguiu descobrir.

pausas-curtas

Método Pomodoro: saiba como estudar e aprender de VERDADE!

O cérebro reúne as memórias de aprendizagem nas pausas

Para este estudo mais recente do Dr. Cohen, a equipe desenvolveu um programa que lhes permite se concentrar na atividade das ondas cerebrais associada à digitação de cada número individual do código de teste. 

Essa ferramenta desenvolvida revelou que os mesmos padrões de atividade cerebral vistos durante o aprendizado e a prática continuam.durante o repouso, mas em um ritmo cerca de vinte vezes mais rápido. 

Durante os primeiros onze ciclos, os cérebros das pessoas voluntárias da pesquisa repetiram esse padrão neural em média vinte e cinco vezes por período de descanso de dez segundos

Resultados e mais resultados!

A verdade é que durante toda a parte inicial no processo de aprendizagem de uma pessoa saudável, nós podemos observar que a repetição das pausas era reduzida no tempo.

Portanto, esses dados sugerem que, durante as pausas, o nosso cérebro reúne as memórias suficientes para desenvolver a aprendizagem de coisas novas.

É assim que a leitura reconfigura seu cérebro para mais inteligência e empatia

Onde acontece todo o processo de aprendizado?

A grande parte das nossas atividades cerebrais está localizada nas regiões sensório-motoras do cérebro, regiões essas responsáveis ​​por controlar os movimentos no nosso corpo. 

Levanto em conta essas informações, os pesquisadores das pesquisas mencionadas anteriormente também registraram alguma atividade no hipocampo e no córtex entorrinal.

A verdade que os pesquisadores ficaram um pouco surpresos com esses últimos resultados dos estudos.

pausas-curtas

Antes dos resultados dessas pesquisas, os pesquisadores pensavam que o hipocampo, assim como o córtex entorrinal poderiam não desempenhar o papel na memória procedural.

Resumindo, os resultados dos pesquisadores sugeriram que essas regiões vibram rapidamente com o córtex sensório-motor.ao aprender novas coisas e desenvolver novas habilidade no decorrer da vida.

Em uma visão geral, os resultados das pesquisas apoiam a ideia de que a manipulação da atividade de repetição durante o repouso desperto pode ser uma ferramenta poderosa.

Além disso, os pesquisadores depois dos resultados podem usar esses dados para.ajudar pessoas a aprender novas habilidades mais rapidamente e, possivelmente, facilitar a reabilitação do derrame.

Isso não é maravilhoso?

Por isso, se você quer aumentar o seu desempenho nos estudos ou alavancar.os processos em uma nova construção de hábitos, comece a priorizar as pausas durante o processo.

Você gostou de saber mais sobre como as pausas podem melhorar seu desempenho no aprendizado? Então não perca mais.tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares.

Aproveite essa oportunidade e compartilhe boas informação e ajudar quem precisa de auxílio no momento de aprender novas habilidades.

Veja mais ›
Fechar