Medo de sentir MEDO: um problema que pode DESTRUIR sua vida

Aprenda como enfrentar os sentimentos de medo e ter uma vida de sucesso!

Medo de sentir MEDO: um problema que pode DESTRUIR sua vida
Medo de sentir MEDO: um problema que pode DESTRUIR sua vida

Você sabia que é da natureza do ser humano evitar sentimentos e emoções que nos assustam? Qual é a pessoa que quer entrar diretamente no que promete ser uma experiência dolorosa de medo, não é mesmo? 

Evitando continuamente olhar para o maior medo dentro de você, você se torna refém do monstro que você mesmo está mantendo.

Normalmente, esse tipo de medo envolve se esconder de qualquer potencial estressor que possa causar transtornos e se envolver em distrações infinitas. 

Te interessa?

Infelizmente, você também pode estar se escondendo de desafios potenciais que podem levar ao crescimento e à alegria. 

Você não pode esconder o medo

É muito importante você entender o quanto você não pode se esconder para sempre do seu próprio medo. O dia essa sua fobia vai atacar, apesar de os seus melhores esforços para suprimir ela dentro de você.

Se isso não for bem tratado, é muito provável que aconteça no momento em que você mais precisa de equilíbrio emocional para lidar.

medo-sentir-medo

A boa notícia disso tudo é que você pode enfrentar os seus medos em vez de enfiar eles em um compartimento distante de seu cérebro.

Os seus medos começam a perder a capacidade de governar você e de ditar suas decisões na vida. Portanto, comece a enfrentar os seus medos e tenha total controle das suas emoções e sentimentos.

Ansiedade Social: você pode ter essa fobia e NÃO SABE

O que faz você sentir medo de sentir medo?

A verdade é que são muitas das coisas que dão medo nas pessoas. Ter fobia de algumas coisas, como, por exemplo, incêndios ou palhaços, pode mantê-lo seguro nas pessoas. 

O medo de fracassar na vida pode fazer com que uma pessoa tente se sair bem para não falhar em um determinado projeto. Porém, também pode impedir que uma pessoa de se sair bem se o sentimento for muito forte.

Por isso é fundamental as pessoas que sentem medo de sentir medo e travar em uma determinada oportunidade de vida busque quais são os motivos das fobias.

O que você tem medo e como você age quando tem esse determinado medo de algo pode variar de pessoa para pessoa. Portanto, saber o que deixa você com muito medo e pode ser o primeiro passo para resolver os problemas do medo.

medo-sentir-medo

Não esconda os seus sentimentos e emoções

Antigamente os nossos ancestrais precisavam das respostas rápidas que o medo causa, pois eles costumavam estar em situações de perigo físico constantemente.

No entanto, nós não enfrentamos mais as mesmas ameaças na vida moderna. Em comparação aos nossos ancestrais, vivemos uma vida pacífica e fácil de recursos para sobreviver.

A nossa mente e nosso corpo ainda funcionam da mesma forma que nossos ancestrais. Nós temos as mesmas reações às nossas preocupações modernas com:

  • Contas;
  • Viagens;
  • Situações sociais. 

Você precisa seguir ESSE PADRÃO de beleza para se encaixar!

Porém, nós não podemos fugir ou atacar fisicamente esses problemas

Já imaginou como seria nossas vidas se todas as pessoas decidissem esconder os sentimentos e emoções.

Os nossos sentimentos físicos de medo podem ser assustadores em si mesmos. Isso porque se você os está experimentando e não sabe o real motivo, ou se eles parecem desproporcionais à situação. 

Em vez de alertá-lo sobre um perigo e prepará-lo para reagir-lhe, o seu medo, estresse ou ansiedade podem interferir em qualquer ameaça percebida – podendo ser imaginária ou menor.

medo-sentir-medo

Por que o meu medo não vai embora?

O medo de uma pessoa pode ser um sentimento único quando ela se depara com algo desconhecido na vida. Assim como também pode ser um problema diário e duradouro, mesmo que essa pessoa não saiba o real motivo.

São várias as pessoas que sentem uma sensação constante de ansiedade ou estresse o tempo todo, sem qualquer gatilho específico.

Existem muitos gatilhos para a fobia  na vida cotidiana, e essas pessoas nem sempre consegue descobrir exatamente por que estão assustadas ou a probabilidade de serem feridas. 

Mesmo que uma pessoa consiga enxergar como um medo é desproporcional, a parte emocional do cérebro dela vai continuar enviando sinais de perigo ao corpo.

NOMOFOBIA: o problema que o CELULAR vem trazendo e destruindo gerações

Como parar de ter medo de sentir medo?

Seja o que for que o assuste e ponha você como a pessoa mais medrosa do mundo, a seguir estão 10 formas de ajudar você a lidar com seus medos e ansiedades do dia a dia.

É importante você entender que essas dicas são para pessoas que estão lidando com os medos do dia a dia, por isso, se você se encaixa nessa categoria, comece hoje mesmo a botar em prática essas dicas.

medo-sentir-medo

1 – Tire um tempo para você

É impossível pensar claramente quando você está inundado de medo ou ansiedade. A primeira coisa a fazer é reservar um tempo para você poder se acalmar fisicamente e mentalmente.

2 – Respira quando estiver com medo

Se você começar a ter batimentos cardíacos mais rápidos ou palmas das mãos suando por causa do medo, o melhor é não lutar contra isso e se acalmar através da respiração.

3 – Encare os seus medos de frente

Evitar os medos só os torna mais assustadores ao longo do tempo. Qualquer que seja o seu medo, se você o enfrentar, ele deve começar a desaparecer. Acredite!

CUIDADO! Esse hábito pode estar DESTRUINDO sua memória

4 – Aprenda a imaginar o pior cenário

É muito importante que você tente imaginar a pior coisa que pode acontecer com você. Talvez seja entrar em pânico e ter um ataque cardíaco o seu pior cenário. Sabendo disso, você já saberá o que fazer quando bater a crise.

5 – Enxergue as evidências e entenda a situação

Às vezes ajuda desafiar pensamentos amedrontadores para enfrentar os próprios medos. Se você está com medo de ficar preso em um elevador e sufocar, pergunte-se se você já ouviu isso acontecendo com alguém.

medo-sentir-medo

6 – Não tente ser uma pessoa perfeita

A verdade é que a vida é cheia de tensões, mas muitos de nós sentimos que nossas vidas devem ser perfeitas. Os dias ruins e contratempos sempre acontecerão, e é importante lembrar que a vida é uma bagunça.

7 – Quando estiver com medo, visualiza um lugar bonito e feliz

É fundamental para o seu enfrentamento do medo você reservar um momento para fechar os olhos e imaginar um lugar seguro e tranquilo.

8 – Fale sobre os seus medos com outras pessoas

Compartilhar os medos pode tirar de você  muito de seu medo. Se você puder, fale com um parceiro, amigo ou membro da família sobre o que você está sentindo.

VENTOSATERAPIA: esse tratamento pode ACABAR com suas dores

9 – Faça o simples que dá certo

Muitas pessoas recorrem ao álcool ou às drogas para tratar a ansiedade por conta própria, mas isso só vai piorar as coisas. Comece pelo simples que tudo vai dar certo.

10 – Tenha um mecanismo de recompensas

Finalmente, dê a si mesmo uma recompensa quando conseguir enfrentar um medo. Quando você fez aquela ligação que temia, por exemplo, reforce seu sucesso presenteando-se com uma massagem, uma caminhada pelo campo, uma refeição fora ou um livro.

Você gostou de saber mais sobre como parar de ter medo de sentir medo? Gostou de saber que esse hábito ruim pode destruir a sua vida?

Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares. Aproveite essa oportunidade para ajudar pessoas que sofrem com o próprio medo.

Veja mais ›
Fechar