15 motivos para viajar SOZINHO ao menos uma vez

Se você está pensando em viajar sozinho mas está em dúvida, para tudo e vem ver quais bons motivos para você fazer isso pelo menos uma vez na vida. Temos certeza que você não vai se arrepender.

15 motivos para viajar SOZINHO ao menos uma vez
15 motivos para viajar SOZINHO ao menos uma vez

Planejar uma viagem é algo maravilhoso, não é mesmo? Mas você já tentou organizar uma viagem para ir sozinho? Já podemos te adiantar que é uma experiência incrível e vamos te provar isso.

Imagine viajar para um lugar que sempre quis conhecer e poder fazer tudo o que quiser na hora que bem entender, sem ninguém te convencendo a fazer o que não quer.

Esse é um dos bons motivos para fazer uma viagem sozinho pelo menos uma vez na vida, e trouxemos vários outros para você poder refletir mais sobre.

Te interessa?

Há quem pense que viajar sozinho é algo solitário, programa de quem não tem amigo.

Mas estão enganados! Essa programação é para quem escolhe ter um tempo só para si e aproveitar nada mais que sua própria companhia. Acaba sendo uma trajetória única de autoconhecimento!

15 motivos para viajar SOZINHO ao menos uma vez
15 motivos para viajar SOZINHO ao menos uma vez

Agora, sem mais delongas, vamos dar uma olhada em alguns motivos que listamos para você? Temos certeza que você vai amar e já vai querer se organizar para embarcar nessa aventura.

Bons motivos para você viajar sozinho pelo menos uma vez na vida

1. É mais fácil controlar o orçamento

E para abrir nossa lista de bons motivos para essa aventura, um que é realmente é um grande diferencial, afinal uma pessoa gasta menos do que duas ou três. Mas a economia vai além da hospedagem, por exemplo.

Você acaba economizando nos passeios caros que possivelmente seus amigos iriam querer fazer e até mesmo na conta do restaurante. Tudo é mais simples, você acaba gastando bem menos e consegue manter todas as despesas sob controle.

2. Você faz o que quiser na hora que quiser

Autonomia! Isso que você ganha viajando sozinho. Escolhe a hora que acorda, os passeios que vai fazer naquele dia, os lugares que vai visitar e em qual restaurante vai querer tomar uma taça de vinho ao final do dia.

Você escolhe sempre seu próximo passo sem precisar da opinião de ninguém e sem precisar atender os desejos dos seus amigos que lhe acompanhariam nessa viagem.

Você pode até ditar o tempo de permanência de determinada cidade, afinal, é apenas o seu cronograma que deve ser atendido, o de mais ninguém.

15 dicas de roupas para viajar: monte looks confortáveis sem faltar nada

3. Você consegue planejar a viagem mais facilmente

Como você já sabe, organizar uma viagem é algo muito divertido, mas também pode ser estressante e trabalhoso. São inúmeros detalhes como passagem, hospedagem, passeios, decidir qual a melhor época do ano para ir.

E resolver tudo isso para uma viagem em grupo acaba sendo algo que dificulta ainda mais, a agenda de todo mundo tem que coincidir. Mas se você vai viajar sozinho, é um fato que facilita tudo consideravelmente.

Tudo fica mais simples. É um quarto para apenas uma pessoa, você toma as decisões de tudo e vai viajar na época que for melhor para você. Todo o planejamento que seria algo conturbado fica muito mais fácil.

4. Você aprende a tomar decisões

Nessa aventura, sua única companhia é você mesmo. Então, desde o momento da organização da viagem até o momento de aproveitá-la, todas as decisões partem único e exclusivamente de você.

Não existe ninguém opinando sobre as coisas para te fazer refletir, e por isso, você acaba aprender a decidir tudo por você. Consequentemente, começa a se conhecer mais sobre suas escolhas e preferências.

Como viajar com cachorro de avião? Regras e DICAS de precauções

5. Você consegue conhecer os lugares melhor e com mais calma

Como já te dissemos aqui,  você dita o horário de tudo e toda a programação da viagem. E uma consequência maravilhosa disso tudo é que, além de decidir os lugares que você vai visitar você também decide quanto tempo vai levar essa visita.

Se você vai conhecer vários pontos turísticos naquele dia ou apenas um. Com isso, você consegue conhecer melhor os lugares sem ninguém te apressando para sair dali e ir para outro lugar que talvez você nem queira ir.

6. Você aprende a confiar em si mesmo

A partir do momento que você aprende a tomar decisões sobre tudo e começa a se conhecer mais, como consequência, você aprende a confiar mais em si mesmo e nos seus instintos.

Você é sua única companhia nessa aventura e tudo depende de você, então a confiança aqui se torna algo crucial. É uma experiência de autoconhecimento sem igual.

7. Você pode conhecer pessoas novas

Não é que se você viajasse com seus amigos isso não aconteceria, mas como você está sozinho e decide o tempo que vai passar nos lugares, isso abre oportunidades para conhecer mais turistas e, quem sabe, até encontrar outros brasileiros nessa jornada.

8. Você aprende coisas novas

Isso mesmo, você acaba aprendendo novas coisas sobre tudo. Além de confiar mais em você e aprender a tomar decisões, você acaba aprendendo coisas do dia-a-dia em uma viagem como interpretar um mapa, por exemplo.

É aquele velho ditado “quem tem boca vai a Roma” e como você está sozinho precisa aprender a pedir informações para se locomover e aproveitar bastante essa aventura.

Quanto custa ir para Disney? 5 dicas para planejar e economizar

9. Você consegue praticar mais o idioma do país

É aquela velha história: se você vai  viajar para outro país e um dos seus objetivos é aprender um pouco mais do idioma, mas se você está com amigos que não têm a mesma visão, você vai acabar falando mais o português do que o idioma estrangeiro.

Mas se você vai viajar sozinho, toda a experiência com o idioma do país fica por sua conta e só vai depender da sua força de vontade de aprender cada vez mais.

Outros bons motivos para viajar sozinho

10. Você aprende que sua casa pode ser qualquer lugar;

O verdadeiro significado de espiríto livre. A ideia de que é possível viver em qualquer lugar pode começar por meio de uma viagem sozinho.

Você começa a perceber que o desenvolvimento de diversas habilidades, como, a questão do idioma, de confiar mais em si mesmo, faz você entender que não é necessário se firmar em um único lugar para o resto da vida.

11. Você se torna mais responsável

Isso é quase uma regra. Quando você está sozinho em algum lugar, principalmente se esse lugar for desconhecido, você acaba desenvolvendo mais responsabilidade sobre você mesmo.

Isso acontece para ter controle sobre todas as situações dessa viagem, já que não tem ninguém conhecido por perto para se responsabilizar por você.

12. Você fica mais presente

E como consequência de desenvolver mais responsabilidade, você acaba ficando mais presente e alerta diante de todas as situações da viagem.  Em um passeio para algum ponto turístico, por exemplo, você consegue curtir mais aquele momento porque não tem ninguem te apressando para ir para outro lugar.

13. Fazer novas amizades;

Se você está mais presente nos lugares, curtindo da forma que realmente gostaria, a probabilidade de conhecer novas pessoas é bem maior. Poder interagir com nativos do país ou até mesmo turistas de outros locais, pode criar laços que talvez, você agora, nem pense como é possível.

14. Conquistar mais confiança nas outras pessoas

Já falamos sobre a confiança em si mesmo que é desenvolvida. Mas você já parou para pensar que acaba construindo uma confiança em relação aos outros?

Afinal, você está sozinho em um lugar que está conhecendo pela primeira vez, o que lhe resta é confiar nas outras pessoas, turistas ou não, sobre as diversas coisas daquele lugar, como uma informação do melhor restaurante, por exemplo.

15. Você consegue praticar o autoconhecimento;

Esse é um dos pontos mais interessantes de toda essa aventura de viajar sozinho. Na ausência de outras pessoas, você passa a se conhecer melhor diante de várias situações diferentes que você pode viver nessa viagem.

Começa a entender como é o seu comportamento em várias ocasiões que não tinha passado antes e que estando sozinho é bem diferente do que se estivesse acompanhado.

Esses são só alguns motivos dos inúmeros que existem para te convencer de que é maravilhoso viajar sozinho e que, de forma alguma, significa ser algo solitário.

Nada melhor do que ter uma experiência para se conhecer melhor enquanto você conhece lugares incríveis e novas pessoas também.

Esperamos que essa listinha tenha te ajudado de alguma forma e que você possa refletir mais sobre tudo e organizar uma viagem sozinho. Boa viagem e se divirta bastante!

Veja mais ›
Fechar