Cuidado! Você pode estar sendo vítima de CHANTAGEM EMOCIONAL e não sabe!

Aprenda como lidar com as chantagens emocionais de pessoas manipuladoras!

Cuidado! Você pode estar sendo vítima de CHANTAGEM EMOCIONAL e não sabe!
Cuidado! Você pode estar sendo vítima de CHANTAGEM EMOCIONAL e não sabe!

É comum atualmente nos depararmos com situações e pessoas que sofrem ou sofrendo de chantagem emocional de algum tipo, seja em casa ou no trabalho.

Por isso, é fundamental que as pessoas saibam identificar esse tipo de abordagem de pessoas aproveitadoras para que elas não sejam mais uma vítima.

O real significado do termo “chantagem emocional” foi popularizado no final dos anos 90 pela psicoterapeuta Susan Forward.

Esse tipo de chantagem é mais comum do que muitas pessoas pensavam, pois pode existir em um relacionamento amoroso entre duas pessoas ou qualquer relacionamento em que as pessoas tenham laços.

Além disso, nem sempre a chantagem emocional é um sinal de que um relacionamento entre pessoas está condenado.

chantagem-emocional

Porém, isso pode ser um indicativo de que esse relacionamento esteja indo por caminho errado, sendo assim muito perigoso se prosseguido.

O que é uma Chantagem Emocional?

Para que você entenda melhor o que significa na vida real o que uma chantagem emocional, vamos apresentar um exemplo bem simples de ser assimilado.

Vamos supor que um homem e uma mulher estejam em um relacionamento romântico a muito tempo…

Os dois compartilham a criação de um lindo cachorro, mas que tecnicamente esse animal pertence ao homem. Pois ele o adotou meses antes de se conhecerem.

O homem ama o cão, mas durante uma discussão do casal, o homem com palavras acaloradas diz: “Se você for embora, nunca mais você verá o cão”.

Isso que o homem fez é um exemplo claro de chantagem emocional para cima de sua parceira. 

chantagem-emocional

Resumindo, uma chantagem emocional acontece quando uma pessoa próxima de nós e usa o que sabe sobre nossas vidas contra nós mesmos como um meio de manipulação ou até mesmo dano.

Nesse caso, a pessoa manipuladora que usa da chantagem emocional para por medo, culpa ou obrigação para conseguir o que quer.

Como saber que estou sendo chantageado?

Como outros tipos de chantagens que as pessoas manipuladores gostam de usar, a chantagem emocional envolve uma pessoa tentando conseguir o que deseja de outra pessoa.

Com isso, em vez desses tipos de pessoas guardarem segredos sobre quem quer manipular, elas manipulam com suas emoções e sentimentos.

De acordo com a  psicoterapeuta Susan Forward, esse tipo chantagem cresce por meio de seis estágios específicos, são eles:

1 – Reivindicar direitos

A primeira investida de uma pessoa que gosta de usar chantagear envolve uma demanda.

Uma pessoa que gosta de usar demandas para chantagear alguém emocionalmente faz exigências, como por exemplo, não deixar você sair com uma determinada pessoa.

chantagem-emocional

2 – A teimosia

Se você não fizer não fizer o que a pessoa que chantageia, ela provavelmente recuará. 

Por isso, não tenha medo de negar que uma pessoa chantagista tenha o direito de dirigir o seu carro, por exemplo.

3 – Coação

Mesmo tendo um relacionamento, muitas pessoas ainda afirmam ter a necessidade e o desejo em relacionamentos desse tipo.

Depois que você aprende a expressar resistência em relação às chantagens, a pessoa manipuladora geralmente responde abandonando o que quer ou acaba fazendo um esforço para buscar outra solução de manipulação.

Uma pessoa manipuladora irá pressionar você a atender as demandas que necessita, talvez até com várias abordagens diferentes, como:

  • Forçar uma coisa até que ela parece boa;
  • Criando novas maneiras de resistência;
  • Criticando ou humilhando você.

São essas e várias outras coisas que uma pessoa manipuladora pode fazer com você até conseguir o que quer, por isso, tome cuidado!

4 – As ameaças

As pessoas que gostam de usar da chantagem para manipular as pessoas amam ameaçar, essas abordagens de assustar você podem ser diretas ou indiretas.

chantagem-emocional

Além disso, uma pessoa chantagista gosta de mascarar uma ameaça como se ela fosse uma promessa positiva.

Como dizer que uma determinada coisa que você não gosta é bom para o relacionamento dos dois, entendeu?

Enquanto essas pessoas manipuladoras não indicam claramente os seus objetivos, elas continuam resistindo até conseguir o que quer.

5 – As semelhanças

Por não quererem que as pessoas manipuladoras cumpram com as suas ameaças, muitas pessoas acabam desistindo e cedendo à manipulação.

Para que você não caia nessa tão fácil, pergunte-se: “o desejo dessa pessoa justifica minha vontade de não querer?”.

A conformidade pode ser um grande processo, pois pessoas manipuladoras desgastam você ao longo do tempo com muitas ameaças e pressões.

Por isso, quando você acaba cedendo a essas pessoas, a turbulência em sua vida dá lugar à paz.

6 – Recorrência

Se você costuma demonstrar a pessoas manipuladoras o que faz você sofrer, elas usam isso como jogo em situações futuras.

chantagem-emocional

Com o passar do tempo, esse processo de chantagem emocional mostra que é bem mais fácil obedecer do que tentar enfrentar as pressões e ameaças.

Você pode até vir a aceitar no futuro que o amor desse tipo de pessoa é condicional, mas algo que pessoas manipuladoras gostam de fazer é ameaçar até conseguir o que quer.

Como posso identificar uma chantagem emocional?

As pessoas que gostam de usar a chantagem emocional e a culpa para manipular e controlar as pessoas geralmente trabalham em pequenos ciclos.

Em certos momentos de nossas vidas onde tudo está indo bem, é nesses momentos que deixamos a guarda baixa.

É nessa hora que você deve ficar atento a pessoas que gostam de tirar proveito. 

Pensando nisso, listamos a seguir 6 sinais de alerta de que uma pessoa está chantageando você emocionalmente, confira:

1 – Decidindo coisas por você

As pessoas que usam de chantagem para conseguir alguma coisa manipulam suas decisões e escolhas. Como elas fazem isso? Simples, elas reagem negativamente às escolhas que você faz.

chantagem-emocional

2 – O uso da intimidação

Essa é uma clássica das pessoas manipuladoras, pois elas intimidam você até que faça o que elas querem.

3 – Terceirização da culpa

Quer saber quando está sendo manipulado emocionalmente? A pessoa vai culpar você por algo que não fez, então você se sente no direito de tentar reconquistar o afeto da pessoa porque falhou.

4 – Acusações

A pessoa que usa da chantagem emocional para arrancar alguma coisa de você vai acusá-lo de fazer qualquer coisa que não faz pelos mesmos motivos.

5 – O drama digno do Oscar

Essa pessoa vai fazer um drama em público até que você concorde em fazer o que ela quer para torná-la feliz.

chantagem-emocional

6 – As ameaças 

Essa é uma das piores “armas” de pessoas chantagistas, elas ameaçam prejudicar seu trabalho, relacionamento e até mesmo a reputação para conseguir o que quer.

Você gostou de saber mais sobre as pessoas chantagistas? Que tal compartilhar com os seus amigos e familiares? Só assim eles também aprendem a lidar com pessoas desse tipo. Aproveite!

publicidade