Essa pode ser a característica MAIS PROCURADA pelas empresas

Conheças as habilidades do futuro e como você pode se destacar no mercado de trabalho!

ATENÇÃO! Essa pode ser a característica MAIS PROCURADA pelas empresas
ATENÇÃO! Essa pode ser a característica MAIS PROCURADA pelas empresas

Na atual onda crescente de flexibilidade no mercado de trabalho e nas empresas, nada dura para sempre. A verdade é que as expectativas e talentos buscados pelas empresas estão em constante evolução. As técnicas de contratação estão em linha com os avanços tecnológicos e os novos mercados emergentes.

Estamos vivendo em um mundo cada vez mais influenciado pela automação, processos, Inteligência Artificial e Big Data. 

O fato é que as empresas esperam melhoria contínua e valor agregado real de seus futuros funcionários para se destacar da multidão e se manter competitivas no mercado.

Em 2029, espera-se que a ocupação de crescimento nas empresas seja mais rápido de técnico em serviços de turbinas eólicas. A terceira ocupação que mais cresce é o instalador solar voltaico. Você já imaginou que isso aconteceria um dia?

Além das vagas de empregos relacionados à energia limpa, a saúde é uma área de rápido crescimento ocupacional. Seis em cada dez vagas de empregos de crescimento mais rápido estão relacionadas à saúde. 

caracteríscas-emprego

A verdade é que muitos dos empregos mais bem pagos são cargos que exigem uma quantidade significativa de educação, treinamento profissional e habilidades avançadas.

Então, quais habilidades profissionais irão melhorar suas oportunidades de sucesso nessas áreas e nas entrevistas de emprego nas empresas?

Foi pensando nisso que selecionamos uma lista de habilidades que as empresas buscam em seus futuros colaboradores. Veja a seguir! 

Se a pandemia acabou com seu relacionamento, você pode ter ESSE problema

Quais são as caraterísticas mais procuradas pelas empresas?

Na hora de procurar um novo emprego, você já parou para pensar em quais as habilidades que as empresas querem para contratar alguém? Confira a seguir algumas das habilidades mais requisitadas pelas empresas para contratar um bom profissional.

1 – Ambiguidade de gerenciamento

Gerenciar a ambiguidade é uma habilidade particularmente importante em ambientes complexos e em rápida mudança, como o setor de varejo. Por isso, muitas empresas buscam profissionais que tenham essa habilidade de gerenciar independente da situação.

2 – Capacidade de se recobrar facilmente

Atualmente, as empresas procuram resiliência em seus futuros colaboradores, isso porque essa habilidade permite que as pessoas lidem com mudanças, problemas e estresse. 

Para ser um profissional bem requisitado pelas empresas, descubra como desenvolver sua resiliência e como as empresas a avaliam durante o processo de recrutamento.

caracteríscas-emprego

3 – Ter habilidades analíticas

As habilidades analíticas permitem que uma pessoa trabalhe com diferentes tipos de informação e dados oferecidos pelas empresas, assim como observar padrões e tendências e tire conclusões significativas. 

Esse é o grande SEGREDO de ser produtivo no home office

4 – Habilidade para empreender e empresarias

Esse tipo de característica de um bom profissional é fundamental para uma pessoa identificar lacunas no mercado. Esses tipos de profissionais sugerem maneiras de melhorar processos ou ter novas ideias com sinais de uma abordagem empreendedora. 

Para isso, um profissional qualificado não precisa abrir seu próprio negócio para usar suas habilidades empresariais; muitas pessoas procuram recrutas de pós-graduação com essas qualidades.

5 – Habilidades em Tecnologia da Informação

A melhor forma de demonstrar as habilidades de Tecnologia da Informação para as empresas é mostrar que você tem sido capaz de usá-las para alcançar algo.

Você pode demonstrar isso com exemplos de seus estudos, atividades extracurriculares realizadas na faculdade ou experiência de trabalho.

6 – Visão de negócios

Essa característica de um bom profissional se trata de saber como funciona uma empresa ou indústria e o que faz uma empresa funcionar. 

Com isso, essa habilidade mostra que você compreende o que a organização deseja alcançar através de seus produtos e serviços e como ela compete em seu mercado.

caracteríscas-emprego

7 – Comunicação

Por incrível que parece a falta dessa habilidade deixa muitas pessoas em emprego – isso cobre a comunicação verbal, escrita e a escuta. Saber se comunicar é saber sobre ser claro, conciso e focado; ser capaz de personalizar sua mensagem para o público e ouvir as opiniões dos outros.

8 – Trabalhar em equipe

Para ser um bom profissional, você precisará provar que trabalha em equipe, mas também tem que ter a capacidade de gerenciar e delegar a outras pessoas e assumir responsabilidades. 

Essa característica trata-se de construir relações de trabalho positivas que ajudem a todos a atingir metas e objetivos de negócios.

Essa técnica é INFALÍVEL para não esquecer o que estudou

9 – Ter técnica de persuasão e negociação 

A habilidade de ter técnica de persuasão e negociação trata-se de ser capaz de definir o que você deseja alcançar e como. Assim como ser capaz de entender de onde a outra pessoa está vindo para você poder obter o que deseja ou precisa e se sentir positivo sobre isso.

10 – Habilidade de resolver problemas

Uma pessoa precisa demonstrar para as empresas a capacidade de adotar uma abordagem lógica e analítica para resolver e resolver problemas. Assim como também é bom mostrar que ela pode abordar os problemas de diferentes ângulos.

11 – Habilidade de liderar

Uma pessoa que quer destaque no mercado de trabalho pode não ser um gerente de imediato, mas os graduados precisam mostrar potencial para motivar equipes e outros colegas que podem trabalhar para eles. 

caracteríscas-emprego

Para essa habilidade trata-se de atribuir e delegar bem as tarefas para as outras pessoas, estabelecendo prazos e liderando pelo bom exemplo.

12 – Organização e Disciplina

Essa característica mostra para as empresas que você pode priorizar, trabalhar de forma eficiente e produtiva e gerenciar bem o seu tempo e a da empresa também. 

É bom ser uma pessoa organizada e disciplinada, pois ela se torna capaz de mostrar as empresas como você decide o que é importante enfocar e fazer, e como você faz para cumprir os prazos.

Cansado estudar ONLINE? 15 dicas para se RENOVAR e melhorar seu desempenho

13 – Ter perseverança e motivação

A verdade é que as empresas querem que as pessoas se mexam um pouco mais. A vida profissional apresenta muitos desafios e você precisa mostrar aos empregadores que você é o tipo de pessoa que encontrará uma saída, mesmo quando as coisas ficarem difíceis – e permanecerá alegre.

14 – Ter capacidade de trabalhar sob pressão

Essa habilidade é ainda mais procurar pelas empresas, pois essa característica trata-se de manter a calma em uma crise e não ficar muito sobrecarregado ou estressado.

15 – Ter confiança no que faz

No local de trabalho, um bom profissional precisa encontrar o equilíbrio entre ter confiança em si mesmo. Porém, não ser arrogante, mas também ter confiança em seus colegas e na empresa para a qual trabalha.

Você gostou de saber quais as habilidades mais procuradas pelas empresas? Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares. Aproveite!