Yoga para quem tem diabetes: benefícios e CONTROLE

Entenda como a Yoga pode ser seu aliado para controlar a diabetes!

Yoga para quem tem diabetes: benefícios e CONTROLE
Yoga para quem tem diabetes: benefícios e CONTROLE

A verdade é que a atividade física também é uma parte importante para se manter saudável e sem problemas com a diabetes. O exercício físico todos os dias é um dos melhores tipos de movimento físico para ter saúde.

A Yoga, por exemplo, pode ser uma boa escolha se você está procurando algo que seja mais suave para as articulações e não o deixe bufando de estresse e ansiedade.

A maioria dos tipos de Yoga não é aeróbica, o que ocorre quando o coração bate mais rápido e o corpo usa mais oxigênio. Essa atividade é ótima para quem sofre de diabetes. 

Te interessa?

Porém, se você fizer isso em uma velocidade alta o suficiente, você pode transformar a Yoga em um treino cardiovascular.

yoga-para-diabetes

Como a Yoga ajuda no combate contra a diabetes?

A verdade é que a Yoga também pode ser uma forma de treinamento de resistência, assim como de força. Essa atividade usa os pesos livres ou seu próprio peso corporal para ajudar a construir músculos. 

Esse tipo de exercício de resistência demonstrou regular melhor os níveis de glicose no sangue em pessoas com diabetes tipo 2, isso não é uma coisa maravilhosa? 

Além disso, a Yoga para o tratamento contra a diabetes tem o poder de ajudar as células a responder melhor à insulina e a converter a glicose em energia na corrente sanguínea.

30 razões para começar a praticar MINDFULNESS hoje!

Como começar a Yoga para tratar a diabetes?

Se você é uma pessoa nova no mundo dos exercícios e posturas de Yoga, faça uma aula para iniciantes com um profissional de Yoga bem qualificado no mercado. 

Caso a Yoga seja a sua escolha de tratamento para a diabetes, alguns hospitais ou centros médicos locais podem até oferecer aulas gratuitas para pessoas com diabetes.

Além disso, você também pode fazer Yoga em casa assistindo a vídeos ou tutoriais na internet gratuitos. Fique tranquilo porque a maioria dos tipos de ioga é segura. 

Porém, converse com um médico especializado se tiver alguma dúvida. A Yoga em ritmo acelerado, como a Yoga quente ou Bikram, pode não ser recomendada para algumas pessoas com diabetes.

yoga-para-diabetes

Posturas de Yoga para iniciantes

Primeiramente, é muito importante que você tome cuidado para entrar e sair das posturas lentamente da Yoga. 

Isso porque as mudanças repentinas podem fazer sua pressão arterial cair e deixá-lo tonto. As posturas de Yoga que você pode tentar incluem:

  • Saudação ao Sol;
  • Postura sentada como pose de sapo;
  • Postura de torção, como torção espinhal sentado.

Além disso, é fundamental evitar de primeira posturas invertidas, como posturas de cabeça, onde sua cabeça cai abaixo do coração  

Se não aplicado corretamente a Yoga para o tratamento da diabetes, isso pode aumentar a pressão nos olhos e causar danos. Inversões simples, como a dobra para a frente, podem ter o mesmo efeito.

20 alimentos PODEROSOS que ajudarão na limpeza dos rins

Quais os benefícios da Yoga para pessoas com diabetes?

O fato é que são várias as pessoas que praticam a Yoga há centenas de anos para tratamento de enfermidades. 

Muitas pesquisas mostram que a Yoga pode ajudar as pessoas a melhorarem suas qualidades de vida em geral, bem como ajudar a controlar os sintomas específicos do diabetes.

yoga-para-diabetes

A verdade é que a Yoga é uma atividade física e mental que ajuda muitas pessoas em determinadas área da vida e da saúde também. 

É muito importante as pessoas que sofrem com diabetes ter o hábito de praticar Yoga. Isso porque essa atividade física tem muitas propriedades medicinais, como:

  • Deixar a pessoa mais forte;
  • Melhorar o equilíbrio;
  • Diminuir as chances de queda quando mais velho;
  • Melhorar o controle dos níveis de açúcar no sangue;
  • Ser mais flexível e construir mais músculos no corpo;
  • Ter menor estresse e está mais atento as coisas;
  • Ser mais receptivo ao corpo e melhorar a função nervosa;
  • Abaixar a pressão arterial.

São essas e vários outros benefícios que você pode ter quando aplicado a Yoga a sua atividade física matinal. Aproveite essa oportunidade também para buscar mais conhecimento e saber de fato como prevenir a diabetes e ser uma pessoa mais saudável.

24 formas de PREVENIR o Alzheimer e conseguir combater a doença

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

6 posturas diferentes de Yoga para lidar com o diabetes

Se você sofre de diabetes e quer complementar o seu tratamento com Yoga, confira a seguir algumas posturas diferentes que irão ajudar você a lidar melhor com essa doença e ter uma vida mais saudável.

yoga-para-diabetes

1 – Kapal Bhati (Técnica de Respiração do Crânio Brilhante)

Esse tipo de técnica vai ajudar você a energizar melhor o seu sistema nervoso, assim como rejuvenescer as células cerebrais. 

Além disso, essa técnica de respiração é muito útil para pessoas que sofrem de diabetes, pois ela estimula os órgãos abdominais. 

SEM MISTÉRIOS! 16 Frutas que diabéticos podem comer: renove sua DIETA!

2 – Supta Matsyendrasana (Torção do Corpo Deitado)

A torção corporal deitada tem o poder de massagear os seus órgãos internos, assim como também melhorar a digestão.

Essa tipo de postura de Yoga também exerce pressão sobre os órgãos abdominais. Portanto, é uma postura muito útil para pessoas que sofrem de diabetes.

3 – Dhanurasana (Postura do Arco)

A verdade é esse tipo de postura de Yoga fortalece e regula o pâncreas, assim como é altamente recomendada para pessoas com diabetes.

Além disso, esta postura de Yoga também tem o poder de fortalecer os seus músculos abdominais e é um bom destruidor de estresse e fadiga do corpo e da mente.

yoga-para-diabetes

4 – Paschimottanasana (Curvado para a Frente Sentado)

Você sabia que essa postura de Yoga pode ajudar você a equilibrar o prana no corpo e também acalma a mente?

A flexão para a frente de duas pernas faz massagens e tonifica os órgãos abdominais e pélvicos, assim como pode ajudar as pessoas que sofrem de diabetes. 

Fazer exercício NESSE horário pode te fazer APRENDER mais!

5 – Ardhya Matsyendrasana (Sentado meia Torção da Coluna)

A meia torção medular sentada consegue massagear os seus órgãos abdominais, assim como também pode aumentar o suprimento de oxigênio para os pulmões e torna a coluna flexível. 

Sendo assim, essa postura de Yoga também pode ajudar a acalmar a mente e melhora o fluxo sanguíneo para a coluna.

6 – Shavasana (Pose do Cadáver)

Essa postura repouso da Yoga, postura do cadáver, tem o poder de levar o corpo da pessoa a um estado meditativo profundo, assim, permitindo que ele relaxe e rejuvenesça.

Você gostou de saber mais sobre Yoga para quem sofre com diabetes? Então não perca mais tempo e compartilhe essas informações com quem precisa de ajuda nessa área da saúde. Aproveite também para enviar essas informações para amigos e familiares.

Veja mais ›
Fechar